Vivência e ludicidade: dialogando com a formação docente?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v1.11806

Palavras-chave:

ludicidade, educação, subjetividade

Resumo

O estudo trata de uma discussão teórica dos conceitos de Vivência e Ludicidade a partir da compreensão do ato de ensinar como atividade lúdica. Objetivou analisar o conceito de ludicidade estabelecido por Cipriano Luckesi como um estado de vivência proposto por Lev S. Vigotski, a partir da perspectiva histórico-cultural. A pesquisa de cunho bibliográfico foi realizada, a partir da seleção de textos que permitiram um estudo conceitual de vivência e sua proximidade com o conceito de ludicidade. Como fontes da pesquisa foram utilizadas obras dos respectivos autores, com indicativo dos conceitos abordados. A definição proposta por Luckesi como uma experiência subjetiva dialoga com o termo vivência adotado por Vigotski. O ato de ensinar pode ser uma configuração desse estado: se a vivência é uma relação interna do sujeito com o momento da realidade, no caso o ato de ensinar, então a ludicidade manifesta-se exteriormente pelo prazer no que se faz. A condição subjetiva do sujeito no espaço/tempo escolar e as manifestações oriundas do ato de ensinar podem ser compreendidas como uma atividade lúdica: uma experiência plena interna que o próprio professor – sujeito da ação – pode torná-la uma experiência lúdica para si.

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (CEPEP/CNPq/UESB).

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e da UESB. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (CEPEP/ CNPq/UESB) e Docência, Currículo e Formação (CEPEP/ CNPq/UFRB). 

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

FERRAZ, R. de C. S. N.; FERREIRA, L. G. Vivência e ludicidade: dialogando com a formação docente?. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 1, p. e11806, 2022. DOI: 10.22481/redupa.v1.11806. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/11806. Acesso em: 11 out. 2024.