Vivência e ludicidade: dialogando com a formação docente?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v1.11806

Palavras-chave:

ludicidade, educação, subjetividade

Resumo

O estudo trata de uma discussão teórica dos conceitos de Vivência e Ludicidade a partir da compreensão do ato de ensinar como atividade lúdica. Objetivou analisar o conceito de ludicidade estabelecido por Cipriano Luckesi como um estado de vivência proposto por Lev S. Vigotski, a partir da perspectiva histórico-cultural. A pesquisa de cunho bibliográfico foi realizada, a partir da seleção de textos que permitiram um estudo conceitual de vivência e sua proximidade com o conceito de ludicidade. Como fontes da pesquisa foram utilizadas obras dos respectivos autores, com indicativo dos conceitos abordados. A definição proposta por Luckesi como uma experiência subjetiva dialoga com o termo vivência adotado por Vigotski. O ato de ensinar pode ser uma configuração desse estado: se a vivência é uma relação interna do sujeito com o momento da realidade, no caso o ato de ensinar, então a ludicidade manifesta-se exteriormente pelo prazer no que se faz. A condição subjetiva do sujeito no espaço/tempo escolar e as manifestações oriundas do ato de ensinar podem ser compreendidas como uma atividade lúdica: uma experiência plena interna que o próprio professor – sujeito da ação – pode torná-la uma experiência lúdica para si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (CEPEP/CNPq/UESB).

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e da UESB. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (CEPEP/ CNPq/UESB) e Docência, Currículo e Formação (CEPEP/ CNPq/UFRB). 

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Resolução CNE/CP nº 2, de 1 de julho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União: Brasília, DF, seção 1, n. 124, p. 08-12, 2 jul. 2015.

CRUZ, Lorames Bispo dos Santos; SILVA, Maria A. Alves da; SILVA, Mônica Gomes Albergaria A. A Ludicidade se faz presente: caminhos teórico-práticos que conduzem o fazer da ação humana. In: ANDRADE, Dídima Maria de Mello; ABREU, Roberta (Org.) Formação de professores e ludicidade: sobre sonhos possíveis. Curitiba: CRV, 2019. p. 117-134.

FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento; FERREIRA. Lúcia Gracia. O ato de ensinar como estado de ludicidade. In: ANDRADE, Dídima Maria de Mello; ABREU, Roberta (Org.). Formação de professores e ludicidade: sobre sonhos possíveis. Curitiba: CRV, 2019. p. 77-86.

FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento; FERREIRA, Lúcia Gracia. Vivência e ludicidade: diálogos possíveis numa perspectiva histórico-cultural. In: IX Encontro Nacional e II Encontro Internacional de Educação e Ludicidade (ENELUD), 9, 2021, Salvador-BA. Anais [...]. v. 9, Salvador-BA, UFBA, 2021, p. 448-452.

FERRAZ, Roselane Duarte; FERREIRA. Lúcia Gracia. Práticas exitosas no ensino superior: um diálogo com a ludicidade. In: IX Encontro Nacional e II Encontro Internacional de Educação e Ludicidade (ENELUD), 9, 2021, Salvador-BA. Anais [...]. v. 9, Salvador-BA, UFBA, 2021, p. 372-377.

FERREIRA. Lúcia Gracia. Formação de professores e ludicidade: reflexões contemporâneas num contexto de mudanças. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 1, n. 2, 410-431. 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7901. Acesso em: 13 jan. 2021.

FERREIRA, Lúcia Gracia. Os Ateliês Biográficos de Projeto e os processos formativos de professores: diálogos, (auto) biografia e ludicidade. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, Vitória da Conquista Ano IX n. 15 p.99-110 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/2458. Acesso em: 13 out. 2016.

GUIMARÃES, Rafaela Sousa; FERREIRA, Lúcia Gracia. Formação lúdica: processos de construção da docência. In: CASTRO, Jacira Teixeira; GALVÃO FILHO, Teófilo; LUNA, Ana Virginia de Almeida; GALVÃO, Nelma de Cássia Silva Sandes. Educação Científica, Inclusão e Diversidade. Cruz das Almas, BA: EDUFRB, 2020. p. 171-182.

GUIMARÃES, Rafaela Sousa; FERREIRA, Lúcia Gracia. Concepções de ludicidade: o que as professoras apresentam sobre o tema? Revista Tempos e Espaços em Educação. v. 15, n. 35, e17446, 2022. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/17446. Acesso em: 13 jul. 2022.

GUIMARÃES, Rafaela Sousa; FERREIRA, Lúcia Gracia. Práticas Pedagógicas e Ludicidade: uma conexão com a sala de aula. Revista Exitus, Santarém/PA, v. 12, n. 1, p. 01 - 25, 2022. Disponível: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1860. Acesso em: 20 out. 2022.

GUIMARÃES, Rafaela Sousa; FERREIRA, Lúcia Gracia. Formação potencialmente lúdica: um diálogo possível com a educação. Revista de Estudos Universitários, Sorocaba, SP, v. 48, e022018, p. 1-29, 2022.

GUIMARÃES, Rafaela Sousa. Formação lúdica, para que? as concepções de ludicidade de professoras e o processo de construção da docência. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Científica, Inclusão e Diversidade). Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Feira de Santana-BA. 2021.

LUCKESI, Carlos Cipriano. Desenvolvimento dos estados de consciência e ludicidade. Interfaces da Educação, Cadernos de Pesquisa – Núcleo de Filosofia e História da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, UFBA, vol. 2, no. 1, 1998.

LUCKESI, Carlos Cipriano. Educação, ludicidade e prevenção das neuroses futuras: uma proposta pedagógica a partir da Biossíntese, Educação e Ludicidade, Coletânea Ludopedagogia Ensaios 01, FACED/UFBA, 2000.

LUCKESI, Carlos Cipriano. Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir da experiência interna. 25 nov. 2005.

LUCKESI, Carlos Cipriano. Ludicidade e atividades lúdicas na prática educativa: compreensoes conceituais e proposições. São Paulo: Cortez, 2022.

MINEIRO, Márcia. O essencial é invisível aos olhos: a concepção dos estudantes sobre a mediação didática lúdica na educação superior. 2021. Tese. (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021.

MINEIRO, Márcia. Ludicidade no Ensino Superior: representações Sociais Discentes. In: FERREIRA, Lúcia Gracia; SANTOS, Fábio Viana; FERRAZ, Roselane Duarte; SILVA, Mara A. Alves da (Orgs.). Ensino, diversidade e formação docente. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. p. 183-202.

MINEIRO, Márcia; MOREIRA, Mônica Souza. Mapas Mentais e ludicidade na sala de aula universitária: criatividade, razão e sensibilidade no caminho da aprendizagem. In: FERREIRA, Lucia Gracia; MINEIRO, Márcia; SILVA, Mara A. Alves de. Docência universitária e formação docente: perspectivas, movimentos e inovação pedagógica. 2020, p. 109-127.

MINEIRO, M.; D’ÁVILA, C. M. Ludicidade: compreensões conceituais de pós-graduandos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e208494, 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/164076/157529. Acesso em: 12 de ago. 2020.

PEREIRA, Anderson Silva. Concepções de ludicidade presentes na formação inicial de graduandos em Pedagogia: perspectivando práticas formativas. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade Federal da Bahia, Salvador-BA, 2020.

SILVA, Mara Aparecida Alves da; FERREIRA, Lúcia Gracia; SILVA, José Gilberto da. Ludicidade e/ou lúdico no ensino de química: uma investigação nos trabalhos apresentados no ENEQ. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n.4, p. 39-57, 2020. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2505. Acesso em: 12 out. 2020.

SILVA, Saionara Souza; FERREIRA, Lúcia Gracia. Currículo e diversidade: um olhar crítico sobre aformação em pedagogia. Revista Humanidades e Inovação, v. 7, n. 7.7, p. 476-491,2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2312. Acessoem: 07 maio 2021.

TOASSA, Gisele; SOUZA, Marilene Proença Rebello. As vivências: Questões de tradução, sentidos e fontes epistemológicas no legado de Vigotski. Psicologia USP, São Paulo, v. 21, n. 4, p. 757-779. 2010.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Concrete Human Psychology. Soviet Psychology. XXII, v. 2, p. 53-77. 1989.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Obras Escogidas III. Madrid, Centro de Publicaciones del MEC y Visor Distribuiciones. 1995.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Obras Escogidas IV. Madrid, Centro de Publicaciones del MEC y Visor Distribuiciones, 1996.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Manuscrito de 1929. Educação e Sociedade, n. 71, p. 21-44. 2000.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Quarta aula: A questão do meio na pedologia. (M. P. Vinha, trad.). Psicologia USP, v. 21, n. 4, p. 681-701 (Trabalho original publicado em 1935), 2010.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

FERRAZ, R. de C. S. N.; FERREIRA, L. G. Vivência e ludicidade: dialogando com a formação docente?. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 1, p. e11806, 2022. DOI: 10.22481/redupa.v1.11806. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/11806. Acesso em: 22 nov. 2024.