Estágio e formação docente em educação física escolar no ensino remoto emergencial
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12098Palavras-chave:
educação física escolar, estágio curricular supervisionado, ensino remotoResumo
O estudo teve como objetivo analisar o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) realizado de forma remota na formação de professores de Educação Física da Universidade Estadual do Ceará, identificando suas potencialidades, desafios e os aspectos didático-pedagógicos apresentados pelos estudantes. O estudo caracteriza-se como qualitativo, descritivo e documental, utilizando-se da análise de conteúdo em 27 relatórios finais. As evidências apontam que os estagiários compreendem que o período de ECS é fundamental para sua formação docente e que influencia no seu futuro profissional, inclusive no acesso ao mercado de trabalho. Entre as potencialidades encontradas, encontram-se o contato com diversas ferramentas digitais e sua utilização para consecução dos objetivos educacionais. Por outro lado, entre os desafios, destacam-se o pouco tempo de permanência em campo do discente devido ao desencontro do calendário acadêmico e civil, bem como a dificuldade de alguns alunos em manusear as ferramentas digitais. Percebe-se que o Ensino remoto emergencial foi um fator provocador para os estagiários, proporcionando desafios e aprendizagens.
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