Avaliação do programa de pedagogia geral no primeiro ano do curso de ensino primário do instituto superior de ciências da educação de Cabinda, Angola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13528

Palavras-chave:

avaliação de programa, modelo, pedagogia geral

Resumo

Este artigo refere-se sobre avaliação do Programa de Pedagogia Geral no I Ano do Curso de Ensino Primário do Instituto Superior de Ciências da Educacao de Cabinda. A situação problemática identificada ao longo da pesquisa orginou ao seguinte problema de investigação: Como avaliar o Programa de Pedagogia Geral no I Ano do Curso de Ensino Primário do ISCED de Cabinda? Com a finalidade de contribuir na resolução deste problema, formulou-se o seguinte objetivo Geral: propor um modelo de avaliação do Programa de Pedagogia Geral no I ano do Curso supracitado, que contribua na sua melhoria. Os métodos usados nesta pesquisa foram: de nível teórico, empírico e matemático. A técnica utilizada como instrumento da recolha de dados foi o questionário; este, permitiu-nos identificar e analisar os seguintes aspetos: atualização e avaliação de Programa de Pedagogia Geral; utilização de um modelo para sua avaliação; metodologia utilizada na elaboração dos programas curriculares. Entretanto, o ISCED de Cabinda-Angola precisa assumir um modelo de avaliação do programa dessa disciplina, a fim de contribuir na melhoria da disciplina de Pedagogia Geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos João Púcuta Púcuta, Instituto Superior de Ciências da Educação - Angola

Doutor em Ciências Pedagógicas pela Universidade de Ciências Pedagógicas Enrique José Varona, Cidade de Havana (2016). É professor Auxiliar, efetivo a tempo integral no Instituto Superior de Ciências da Educação em Cabinda. Contribuição da autoria: coleta e análise dos dados, escrita do artigo

Bonifácio dos Santos Luemba, Instituto Superior de Ciências da Educação - Angola

Mestre em Metodologias de Ensino, integrado pelo Instituto Superior de Ciências da Educação. É funcionário efetivo no Instituto Superior de Ciências da Educação em Cabinda. Contribuição da autoria: coleta e análise dos dados, escrita do artigo.

Referências

CAMBI, F. (1999). História da pedagogia. . São Paulo: Fundação Editora da UNEP (FEU).

CRONBACH, L. J. (1982). Designing Evaluation of Educational and social programs. San Francisco: Jossey-Bass.

FERNÁNDEZ-BALLESTEROS, R. (2001). Evaluación de programas. Una guía práctica en ámbitos sociales, educativos y de salud (2ª ed.). Madrid: Editorial Síntesis, S. A.

GATTI, B. A. (2004). Estudos quantitativos em educação. São Paulo: Educação e Pesquisa.

GUBA, E. G. (1981). Effective evaluatio. . San Francisco: Jossey-Bass.

JUSTI, R. (2006). La enseñanza de ciencias basada en la elaboración de modelos. Enseñanza de las Ciências.

MATEO, J. (2000). La evaluación educativa, su práctica y otras metáforas. Barcelona: ICE- Horsori.

MORGAN, M. S. (1999). MORRISON, M. Model as Mediators: perspectives on natural and social science. . Cambridge : Cambridge University Press, New York.

NEVO, D. (1997). Evaluación basada en el centro. Un diálogo para la mejora educativa. Bilbao: Ediciones Mensajero.

SCRIVEN, M. (1978). Perspetivas e procedimentos de avaliação. In M. S. Stufflebeam, Avaliação educacional II: perspetivas, procedimentos, alternativas (pp. pp. 11-101). Petrópolis: Vozes.

STAKE, R. (1973). Evaluation design, instrumentation, data collection, and analyses of data. In B. R. WORTHEN, SANDERS, James R. (ed.) Educational evaluation: theory and practice. Worthington: Ohio: Charles A. Jones.

As leis

ANGOLA. Decreto Executivo 90/09, de 15 de Dezembro. Diário da República. I Série - n.º 87 - estabelece as normas gerais reguladoras do subsistema do ensino superior.

Lei de Bases do Sistema de Educação 13/01. Diário da República de Luanda 31 de Dezembro de 2001.

Downloads

Publicado

2023-09-07

Como Citar

PÚCUTA, M. J. P.; LUEMBA, B. dos S. Avaliação do programa de pedagogia geral no primeiro ano do curso de ensino primário do instituto superior de ciências da educação de Cabinda, Angola. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e13528, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.13528. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13528. Acesso em: 21 nov. 2024.