Avaliação do programa de pedagogia geral no primeiro ano do curso de ensino primário do instituto superior de ciências da educação de Cabinda, Angola
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13528Palavras-chave:
avaliação de programa, modelo, pedagogia geralResumo
Este artigo refere-se sobre avaliação do Programa de Pedagogia Geral no I Ano do Curso de Ensino Primário do Instituto Superior de Ciências da Educacao de Cabinda. A situação problemática identificada ao longo da pesquisa orginou ao seguinte problema de investigação: Como avaliar o Programa de Pedagogia Geral no I Ano do Curso de Ensino Primário do ISCED de Cabinda? Com a finalidade de contribuir na resolução deste problema, formulou-se o seguinte objetivo Geral: propor um modelo de avaliação do Programa de Pedagogia Geral no I ano do Curso supracitado, que contribua na sua melhoria. Os métodos usados nesta pesquisa foram: de nível teórico, empírico e matemático. A técnica utilizada como instrumento da recolha de dados foi o questionário; este, permitiu-nos identificar e analisar os seguintes aspetos: atualização e avaliação de Programa de Pedagogia Geral; utilização de um modelo para sua avaliação; metodologia utilizada na elaboração dos programas curriculares. Entretanto, o ISCED de Cabinda-Angola precisa assumir um modelo de avaliação do programa dessa disciplina, a fim de contribuir na melhoria da disciplina de Pedagogia Geral.
Downloads
Referências
CAMBI, F. (1999). História da pedagogia. . São Paulo: Fundação Editora da UNEP (FEU).
CRONBACH, L. J. (1982). Designing Evaluation of Educational and social programs. San Francisco: Jossey-Bass.
FERNÁNDEZ-BALLESTEROS, R. (2001). Evaluación de programas. Una guía práctica en ámbitos sociales, educativos y de salud (2ª ed.). Madrid: Editorial Síntesis, S. A.
GATTI, B. A. (2004). Estudos quantitativos em educação. São Paulo: Educação e Pesquisa.
GUBA, E. G. (1981). Effective evaluatio. . San Francisco: Jossey-Bass.
JUSTI, R. (2006). La enseñanza de ciencias basada en la elaboración de modelos. Enseñanza de las Ciências.
MATEO, J. (2000). La evaluación educativa, su práctica y otras metáforas. Barcelona: ICE- Horsori.
MORGAN, M. S. (1999). MORRISON, M. Model as Mediators: perspectives on natural and social science. . Cambridge : Cambridge University Press, New York.
NEVO, D. (1997). Evaluación basada en el centro. Un diálogo para la mejora educativa. Bilbao: Ediciones Mensajero.
SCRIVEN, M. (1978). Perspetivas e procedimentos de avaliação. In M. S. Stufflebeam, Avaliação educacional II: perspetivas, procedimentos, alternativas (pp. pp. 11-101). Petrópolis: Vozes.
STAKE, R. (1973). Evaluation design, instrumentation, data collection, and analyses of data. In B. R. WORTHEN, SANDERS, James R. (ed.) Educational evaluation: theory and practice. Worthington: Ohio: Charles A. Jones.
As leis
ANGOLA. Decreto Executivo 90/09, de 15 de Dezembro. Diário da República. I Série - n.º 87 - estabelece as normas gerais reguladoras do subsistema do ensino superior.
Lei de Bases do Sistema de Educação 13/01. Diário da República de Luanda 31 de Dezembro de 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marcos João Púcuta Púcuta, Bonifácio dos Santos Luemba
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.