Práticas de leitura e escrita no processo de alfabetização e letramento na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.11957

Palavras-chave:

alfabetização e letramento, escrita, leitura

Resumo

O presente artigo aborda as possibilidades de trabalho com a leitura e escrita na educação infantil de maneira significativa, no processo de alfabetização e letramento. Assim, na busca de alcançar êxito, os debates giram em torno dos tempos e espaços em que se deve iniciar o ensino da leitura e da escrita. Aliado a isso mudam-se as perspectivas em relação às crianças pequenas, sendo consideradas como seres capazes de construir suas aprendizagens, através das interações com o meio, com seus pares e com os adultos. Nesse interim, considera-se relevante a discussão sobre a formação docente inicial e continuada em prol da práxis pedagógica na educação infantil. Trata-se de uma de uma pesquisa de abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e de caráter documental. Os resultados demonstram que é possível ocorrer a alfabetização e o letramento de forma cidadã a partir da participação significativa, como momentos de leitura, contar e recontar histórias, fazer desenhos, ultrapassando práticas mecanizadas. Além disso, os docentes devidamente formados terão condições de orientar os estudantes no desenvolvimento educacional.

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Biografia do Autor

Deisy Léia Silveira dos Santos Nogueira, Secretaria de Educação de Guanambi - Brasil

Especialista em Alfabetização e Letramento pela UFBA, em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela UniFG e em Gestão Educacional pela FGV. Graduada em Pedagogia pela UNEB. Professora efetiva do município de Guanambi/BA. Contribuição de autoria: autora.

Erivan Coqueiro Sousa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Mestre em Educação pela UESB. Tutor virtual no curso de pedagogia da UESB. Professor na Prefeitura de Brumado-BA. Membro do Grupo de Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT). Contribuição de autoria: autor. 

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Publicado

2023-01-25

Como Citar

NOGUEIRA, D. L. S. dos S.; SOUSA, E. C. Práticas de leitura e escrita no processo de alfabetização e letramento na educação infantil. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e11957, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.11957. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/11957. Acesso em: 28 mar. 2024.