Práticas de leitura e escrita no processo de alfabetização e letramento na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v2.11957Palavras-chave:
alfabetização e letramento, escrita, leituraResumo
O presente artigo aborda as possibilidades de trabalho com a leitura e escrita na educação infantil de maneira significativa, no processo de alfabetização e letramento. Assim, na busca de alcançar êxito, os debates giram em torno dos tempos e espaços em que se deve iniciar o ensino da leitura e da escrita. Aliado a isso mudam-se as perspectivas em relação às crianças pequenas, sendo consideradas como seres capazes de construir suas aprendizagens, através das interações com o meio, com seus pares e com os adultos. Nesse interim, considera-se relevante a discussão sobre a formação docente inicial e continuada em prol da práxis pedagógica na educação infantil. Trata-se de uma de uma pesquisa de abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e de caráter documental. Os resultados demonstram que é possível ocorrer a alfabetização e o letramento de forma cidadã a partir da participação significativa, como momentos de leitura, contar e recontar histórias, fazer desenhos, ultrapassando práticas mecanizadas. Além disso, os docentes devidamente formados terão condições de orientar os estudantes no desenvolvimento educacional.
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