Subjetividades no discurso das identidades na educação superior: uma abordagem para além do pensamento abissal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.11670

Palavras-chave:

discurso, identidades de gênero, sociologia das ausências

Resumo

Essse artigo tem como objetivo analisar efeitos de sentidos promovidos no discurso de acadêmicos transexuais cotistas no contexto da educação superior considerando como ponto de partida a fluidez das suas identidades de gênero. A fundamentação teórica está alojada no campo da Linguística Aplicada (LA), sobretudo no que concerne à interface entre estudos enunciativos e da sociologia das ausências. A metodologia se caracteriza como um estudo de caso com abordagem qualitativa, considerando que foram entrevistados duas pessoas transexuais que ingressaram no ensino superior por intermédio de cotas para alunos transexuais. A investigação revela projeções discursivas construídas a partir de subjetividades no que se refere à periferização da pessoa trans a partir da sua identidade de gênero no âmnbito acadêmico.

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Biografia do Autor

Thiago Luiz Sartori, Universidade Anhanguera de São Paulo – Brasil

Doutorando em Mudança Social e Participação Política pela Universidade de São Paulo (USP). Docente da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN). Contribuição de autoria: coleta e análise dos dados, escrita do artigo.

Bruno Gomes Pereira, Universidade Anhanguera de São Paulo – Brasil

Doutor em Ensino de Língua e Literatura (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN) e do Centro Universitário Anhanguera Pitágoras Ampli (UniA), Santo André (SP). Bolsista Produtividade da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (FUNADESP). Contribuição de autoria: coleta e análise dos dados, escrita do artigo.

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Publicado

2023-01-25

Como Citar

SARTORI, T. L.; PEREIRA, B. G. Subjetividades no discurso das identidades na educação superior: uma abordagem para além do pensamento abissal. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e11670, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.11670. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/11670. Acesso em: 23 abr. 2024.