30 pontos da educação nova de Adolphe Ferrière nas pesquisas nacionais: um estado do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12159

Palavras-chave:

30 pontos, educação nova, escola nova

Resumo

Este artigo tem como objetivo mapear pesquisas brasileiras que citam os 30 pontos da Educação Nova. Para isso, foi realizado um mapeamento de pesquisas que citam esses pontos, por meio de um Estado do Conhecimento. Como resultado, podemos sintetizar as visões dos autores dos estudos mapeados da seguinte forma: os 30 pontos da Educação Nova foram escritos e fazem parte do legado do educador suíço Adolphe Ferrière, considerado um dos principais ideólogos do Movimento Escola Nova. Esses pontos foram publicados pela primeira vez em 1915, no prefácio do livro de Faria Vasconcelos: “Une école nouvelle en Belgique”. Ao final, esperamos que esse mapeamento possa motivar novas pesquisas a respeito dos 30 pontos da Educação Nova, visto a sua importância para o movimento Escola Nova, cujos princípios ainda fazem parte de uma ideação de educação escolar longe de ser concretizada.

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Biografia do Autor

Ari Teixeira Almeida Neto, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – Brasil

Mestre em Educação pela UFSCar, campus Sorocaba. Professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Itapetininga, São Paulo. Contribuição de autoria: coleta e análise dos dados, escrita do artigo.

Ivan Fortunato, Instituto Federal de São Paulo – Brasil

Doutor em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (FFLCH/USP, 2022), Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (IB/UNESP, 2018) e Doutor em Geografia (IGCE/UNESP, 2014). Professor em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga. Contribuição de autoria: análise dos dados, escrita do artigo.

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Publicado

2023-03-01

Como Citar

ALMEIDA NETO, A. T.; FORTUNATO, I. 30 pontos da educação nova de Adolphe Ferrière nas pesquisas nacionais: um estado do conhecimento. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e12159, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.12159. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/12159. Acesso em: 19 abr. 2024.