O CALEIDOSCÓPIO PARA UMA FORMAÇÃO DOCENTE LUDO-SENSÍVEL DO PEDAGOGO: É POSSÍVEL!
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.11030Palavras-chave:
Formação docente, Pedagogo, LudicidadeResumo
Este texto traz uma reflexão sobre a formação do pedagogo cunhada pela égide da educação do sensível constituída pelo saber ludo-sensível. O artigo revela parte de uma pesquisa concluída, com o objetivo de compreender a visão de seis professoras do Curso de Pedagogia, pertencente a uma universidade pública da Bahia, acerca da ludicidade e do saber ludo-sensível, descrevendo-o e refletindo sobre as possíveis manifestações na sua prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com opção na fenomenologia, adotando-se como método a abordagem (auto) biográfica, por meio de narrativas orais e escritas, coletadas no Ateliê Biográfico de Projetos (DELORY–MOMBERGER, 2012). Como principais resultados pode-se constatar que: a) a transformação da concepção e a visão sobre a prática pedagógica erigido pelo viés da ludicidade e do saber ludo-sensível, impactados pela experiência das narrativas (auto) biográficas no Ateliê Biográfico de Projetos; b) a compreensão do saber ludo-sensível como um saber docente potente e importante para uma prática pedagógica pautada na dimensão intuitiva, imaginária, analógica, artística de ser e viver com sentido.
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