O CALEIDOSCÓPIO PARA UMA FORMAÇÃO DOCENTE LUDO-SENSÍVEL DO PEDAGOGO: É POSSÍVEL!
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.11030Keywords:
Formação docente, Pedagogo, LudicidadeAbstract
Este texto traz uma reflexão sobre a formação do pedagogo cunhada pela égide da educação do sensível constituída pelo saber ludo-sensível. O artigo revela parte de uma pesquisa concluída, com o objetivo de compreender a visão de seis professoras do Curso de Pedagogia, pertencente a uma universidade pública da Bahia, acerca da ludicidade e do saber ludo-sensível, descrevendo-o e refletindo sobre as possíveis manifestações na sua prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com opção na fenomenologia, adotando-se como método a abordagem (auto) biográfica, por meio de narrativas orais e escritas, coletadas no Ateliê Biográfico de Projetos (DELORY–MOMBERGER, 2012). Como principais resultados pode-se constatar que: a) a transformação da concepção e a visão sobre a prática pedagógica erigido pelo viés da ludicidade e do saber ludo-sensível, impactados pela experiência das narrativas (auto) biográficas no Ateliê Biográfico de Projetos; b) a compreensão do saber ludo-sensível como um saber docente potente e importante para uma prática pedagógica pautada na dimensão intuitiva, imaginária, analógica, artística de ser e viver com sentido.
Downloads
References
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
D’ÁVILA, C. Eclipse do lúdico. In: D’ÁVILA, M.C. (org.). Educação e ludicidade. Ensaios 04. Salvador: UFBA/FAED/GEPEL, 2007, p.89.
D’ÁVILA, C. M. Educação como processo de iniciação: por uma didática raciovitalista no contexto da pós-modernidade – entrevista com o sociólogo Michel Maffesoli. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 54, p. 1401-1417, jul./set. 2017.
DELORY-MOMBERGER, C. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Tradução de Maria da Conceição Passegi, João Gomes da Silva Neto e Luis Passegi. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.
DELORY-MOMBERGER, C. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, maio/ago. 2012, p. 359-371.
DUARTE JÚNIOR, J. F. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Curitiba: Criar Edições, 2006.
FERRAZ, R. C. S. N.; FERREIRA. L. G. O ato de ensinar como estado de ludicidade. In: ANDRADE, D. M. M.; ABREU, R. (Org.). Formação de professores e ludicidade: sobre sonhos possíveis. Curitiba: CRV, 2019. p. 77-86.
FERREIRA, L. G. Os Ateliês Biográficos de Projeto e os processos formativos de professores: diálogos, (auto) biografia e ludicidade. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, Vitória da Conquista Ano IX n. 15 p.99-110 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/2458. Acesso em: 13 out. 2016.
FERREIRA, Lúcia Gracia. Formação de professores e ludicidade: reflexões contemporâneas num contexto de mudanças. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 1, n. 2, p. 410-431. 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7901https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7449. Acesso em: 13 jan. 2021.
GUIMARÃES, R. S.; FERREIRA, L. G. Formação lúdica: processos de construção da docência. In: CASTRO, J. T.; GALVÃO FILHO, T.; LUNA, A.V. A.; GALVÃO, N. C. S. S. Educação Científica, Inclusão e Diversidade. Cruz das Almas, BA: EDUFRB, 2020. p. 171-182.
HOUAISS, A. Dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.
HUIZINGA, J. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva: 2008.
JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
LEMOS, E. de S. Saberes ludo-sensível e saberes prático-poiéticos. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 6, p. 1-20, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/9778. Acesso em: 20 jan. 2022.
LIMA, L. R. L. O espaço do saber ludo-sensível na prática pedagógica de estagiárias de educação infantil. 2014. 172p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.
LUCKESI, C. C. Ludicidade e formação do educador. Revista Entreideias, Salvador, v. 3, n. 2, jul./dez. 2014.
LUCKESI, C. C. Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir da experiência interna. 2005. Disponível em: www.luckesi.com.br. Acesso em: 02 abr. 2020.
LUCKESI, C. C. O educador: qual o seu papel na contemporaneidade? In: D’ÁVILA (org.). Ser professor na contemporaneidade. Curitiba: CRV, 2009. p. 41-52.
LUCKESI, C. C. Brincar: o que é brincar?, 2007. Disponível em: www.luckesi.com.br. Acesso em: 12 maio 2020.
MAFFESOLI, M. Elogio da razão do sensível. Tradução de Albert Christophe Migueis Stuckenbruck. Petrópolis: Vozes, 1998.
OLIVEIRA, D. A. A educação básica na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: breve balanço sobre a organização escolar e o trabalho docente. In: SOUZA, J. V. A. de. Formação de professores para a educação básica: dez anos da LDB. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
PORTO, B. de S.; PINTO, G. A. de T. A liberdade não tira férias: brincar livre, ludicidade e educação infantil. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 2, n. 6, p. 1-23. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/10109. Acesso em: 13 mar. 2022.
SEIXAS, M. L. C. A Práxis nossa de cada dia: significados da experiência refletida e da reflexão experienciada. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2006.
SILVA, M. A. A.; FERREIRA, L. G.; SILVA, J. G. Ludicidade e/ou lúdico no ensino de química: uma investigação nos trabalhos apresentados no ENEQ. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n.4, p. 39-57, 2020. Disponível em: encurtador.com.br/dizHK. Acesso em: 12 out. 2020.
SOUZA, E. C. O conhecimento de si: narrativas do itinerário escolar e formação de professores. 2004. 414 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.