O CALEIDOSCÓPIO PARA UMA FORMAÇÃO DOCENTE LUDO-SENSÍVEL DO PEDAGOGO: É POSSÍVEL!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.11030

Palavras-chave:

Formação docente, Pedagogo, Ludicidade

Resumo

Este texto traz uma reflexão sobre a formação do pedagogo cunhada pela égide da educação do sensível constituída pelo saber ludo-sensível. O artigo revela parte de uma pesquisa concluída, com o objetivo de compreender a visão de seis professoras do Curso de Pedagogia, pertencente a uma universidade pública da Bahia, acerca da ludicidade e do saber ludo-sensível, descrevendo-o e refletindo sobre as possíveis manifestações na sua prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com opção na fenomenologia, adotando-se como método a abordagem (auto) biográfica, por meio de narrativas orais e escritas, coletadas no Ateliê Biográfico de Projetos (DELORY–MOMBERGER, 2012).  Como principais resultados pode-se constatar que: a) a transformação da concepção e a visão sobre a prática pedagógica erigido pelo viés da ludicidade e do saber ludo-sensível, impactados pela experiência das narrativas (auto) biográficas no Ateliê Biográfico de Projetos; b) a compreensão do saber ludo-sensível como um saber docente potente e importante para uma prática pedagógica pautada na dimensão intuitiva, imaginária, analógica, artística de ser e viver com sentido.  

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Biografia do Autor

Conceição Maria Alves Sobral, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié.

Bernadete de Souza Porto, Universidade Federal do Ceará

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará; Doutora em Educação (UFC), com Pós-doutorado em Educação (UFPE). Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática e Formação Docente.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Sobral, C. M. A. ., & Porto, B. de S. . (2022). O CALEIDOSCÓPIO PARA UMA FORMAÇÃO DOCENTE LUDO-SENSÍVEL DO PEDAGOGO: É POSSÍVEL!. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(8), 1-19. https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.11030

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Artigos