Discussões em torno do fenômeno educacional: debates contemporâneos, políticas e práticas
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14252Palavras-chave:
Educação pública, Prática educacional, Políticas públicasResumo
Resenha da obra "Diálogos contemporâneos em educação: políticas e práticas", publicada pela Pedro & João Editores em 2021. Trata-se de um coletânea de artigos organizada por pesquisadores baianos, reunindo produções colaborativas para pensar a educação brasileira em seus múltiplos aspectos e contextos.
Downloads
Referências
FERREIRA, L. G. “Eu me chamo ...”: identificando contextos formativos e histórias nos nomes de professores rurais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023124, 2023. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16478. Acesso em: Acesso em: 12. dez. 2023.
FERREIRA, L. G. Formação de professores e ludicidade: reflexões contemporâneas num contexto de mudanças. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, Itapetinga, v. 1, n. 2, p. 410-431, out./dez., 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7901. Acesso em: 13 jan. 2021.
FERREIRA, L. G. Memórias e a formação para a docência: trajetórias de escolarização de professores rurais iniciantes. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, Itapetinga, v. 1, n. 1, p. 57-71, jul./set., 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7449. Acesso em: 13 out. 2020.
GOMES, F. S.; DE OLIVEIRA, T. M.; SANTOS, F. V. PROFISSÃO DOCENTE: desafios, perspectivas e debates contemporâneos. Revista Exitus, v. 11, p. e020126-e020126, 2021. Acesso em: 23. jun. 2023.
LACERDA, S. F.; VIANA SANTOS, F.; MANGABEIRA, T. C. L. Diálogos inclusivos: desafios, currículos e políticas. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, v. 10, p. 1–7, 2023. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6006. Acesso em: 23. jun. 2023.
OLIVEIRA, T. M. de; SANTOS, F. V. “Caminhando contra o vento, sem lenço e sem documento”: educação básica em tempos de pandemia. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 4, n. 11, p. 99–106, 2020. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/41. Acesso em: 23 jun. 2023.
PEREIRA, H. P.; SANTOS, F. V.; MANENTI, M. A. Saúde mental de docentes em tempos de pandemia: os impactos das atividades remotas. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 3, n. 9, p. 26–32, 2020. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/74. Acesso em: 23 jun. 2023.
SANTOS, F.V.; SANTOS, F. V.; SEREJO, J. A. O. (Org.). Diálogos contemporâneos em educação: políticas e práticas. São Carlos: Pedro e João Editores, 2021.
SANTOS, F. V.; SENA, P. S. G. S.; OLIVEIRA, T. M. de. Temas contemporâneos em docência universitária e formação docente. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, n. 26, p. 280-284, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/10048. Acesso em: 23. jun. 2023.
SANTOS, F. V.; SEREJO, J. A. de O.; MOREIRA, J. da S. Apresentação: Práticas curriculares, didáticas e inovações no contexto da educação básica e do ensino superior. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 1–7, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5375. Acesso em: 22 jun. 2023.
SANTOS, F. V.; DE OLIVEIRA SEREJO, J. A.; MANENTI, M. A. Educação, currículo e pandemia: o fracasso das competências socioemocionais da BNCC. Ensino em Perspectivas, v. 3, n. 1, p. 1-5, 2022. Acesso em: 23. jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.