Discussões em torno do fenômeno educacional: debates contemporâneos, políticas e práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14252

Palavras-chave:

Educação pública, Prática educacional, Políticas públicas

Resumo

Resenha da obra "Diálogos contemporâneos em educação: políticas e práticas", publicada pela Pedro & João Editores em 2021. Trata-se de um coletânea de artigos organizada por pesquisadores baianos, reunindo produções  colaborativas para pensar a educação brasileira em seus múltiplos aspectos e contextos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Aguiar Manenti, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Educação (PPGED/UESB). Bacharela em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia, no Instituto Multidisciplinar em Saúde (UFBA/IMS/CAT). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Curriculares e Educativas (GEPPCE/CNPq).

Hortência Pessoa Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Educação (PPGED/UESB). Bacharela e Licenciada em Psicologia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Integrante do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Psicologia (NUPEP/UESB). Psicóloga Clínica e Escolar.

Referências

FERREIRA, L. G. “Eu me chamo ...”: identificando contextos formativos e histórias nos nomes de professores rurais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023124, 2023. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16478. Acesso em: Acesso em: 12. dez. 2023.

FERREIRA, L. G. Formação de professores e ludicidade: reflexões contemporâneas num contexto de mudanças. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, Itapetinga, v. 1, n. 2, p. 410-431, out./dez., 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7901. Acesso em: 13 jan. 2021.

FERREIRA, L. G. Memórias e a formação para a docência: trajetórias de escolarização de professores rurais iniciantes. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, Itapetinga, v. 1, n. 1, p. 57-71, jul./set., 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7449. Acesso em: 13 out. 2020.

GOMES, F. S.; DE OLIVEIRA, T. M.; SANTOS, F. V. PROFISSÃO DOCENTE: desafios, perspectivas e debates contemporâneos. Revista Exitus, v. 11, p. e020126-e020126, 2021. Acesso em: 23. jun. 2023.

LACERDA, S. F.; VIANA SANTOS, F.; MANGABEIRA, T. C. L. Diálogos inclusivos: desafios, currículos e políticas. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, v. 10, p. 1–7, 2023. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6006. Acesso em: 23. jun. 2023.

OLIVEIRA, T. M. de; SANTOS, F. V. “Caminhando contra o vento, sem lenço e sem documento”: educação básica em tempos de pandemia. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 4, n. 11, p. 99–106, 2020. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/41. Acesso em: 23 jun. 2023.

PEREIRA, H. P.; SANTOS, F. V.; MANENTI, M. A. Saúde mental de docentes em tempos de pandemia: os impactos das atividades remotas. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 3, n. 9, p. 26–32, 2020. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/74. Acesso em: 23 jun. 2023.

SANTOS, F.V.; SANTOS, F. V.; SEREJO, J. A. O. (Org.). Diálogos contemporâneos em educação: políticas e práticas. São Carlos: Pedro e João Editores, 2021.

SANTOS, F. V.; SENA, P. S. G. S.; OLIVEIRA, T. M. de. Temas contemporâneos em docência universitária e formação docente. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, n. 26, p. 280-284, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/10048. Acesso em: 23. jun. 2023.

SANTOS, F. V.; SEREJO, J. A. de O.; MOREIRA, J. da S. Apresentação: Práticas curriculares, didáticas e inovações no contexto da educação básica e do ensino superior. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 1–7, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5375. Acesso em: 22 jun. 2023.

SANTOS, F. V.; DE OLIVEIRA SEREJO, J. A.; MANENTI, M. A. Educação, currículo e pandemia: o fracasso das competências socioemocionais da BNCC. Ensino em Perspectivas, v. 3, n. 1, p. 1-5, 2022. Acesso em: 23. jun. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Manenti, M. A. ., & Pereira, H. P. (2023). Discussões em torno do fenômeno educacional: debates contemporâneos, políticas e práticas. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 4(11), 1-6. https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14252