Abordagens de ensino eficiente para o desenvolvimento do pensamento matemático crítico: o caso da sala de aula invertida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v5i12.14968

Palavras-chave:

Metodologias Ativas de Ensino, Estudo autodirigido, Educação Matemática

Resumo

Este artigo busca demonstrar que a abordagem didática conhecida como Sala de Sula Invertida (SAI ou Flipped Classroom) tende a ser um instrumento potente para o ensino da matemática sob uma perspectiva crítica. Para tanto empregou-se uma ampla revisão de literatura com autores e obras que implementaram a SAI como abordagem didática no ensino da Matemática. Após isso, percebeu-se com a análise dos resultados que ao tornar o estudante um agente ativo de seu processo de aprendizagem, a grande maioria dos relatos demonstram que houve melhoria nas relações interpessoais, ganho de confiança e, principalmente, desenvolvimento do pensamento e da análise crítica frente aos problemas não apenas envolvendo questões matemáticas, mas também questões do seu cotidiano. Assim pode-se considerar que a Sala de Aula Invertida, mesmo não sendo método construído especificamente para o ensino da Matemática, pode contribuir muito para o processo de ensino-aprendizagem desta disciplina. Reforça-se também que seu possibilita o desenvolvimento das habilidades e competências de um pensamento superior, o pensamento crítico.

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Biografia do Autor

Eduardo Carrasco, Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación - UMCE

Doutor em Matemática Educativa pelo Instituto Politécnico Nacional, Centro CITATA, México. Docente na Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación (UMCE), Santiago, Chile. Membro Chileno no Comitê Latino-americano de Matemática Educativa - CLAME

 

Ángela Silva-Salse, Universidad Bernardo O'Higgins – UBO

Doutora em Educación y Democracia pela Universidad de Barcelona (UB). Docente na Universidad Bernardo O' Higgins, Chile. Colaboradora Estrangeira do Grupo de Pesquisa Interface: Investigação Interdisciplinar sobre a Formação do Educador/UNEB

 

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

Rezende, A. A. de, Carrasco, E. ., & Silva-Salse, Ángela. (2024). Abordagens de ensino eficiente para o desenvolvimento do pensamento matemático crítico: o caso da sala de aula invertida. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 5(12), 1 - 20. https://doi.org/10.22481/reed.v5i12.14968