Abordagens de ensino eficiente para o desenvolvimento do pensamento matemático crítico: o caso da sala de aula invertida
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v5i12.14968Palavras-chave:
Metodologias Ativas de Ensino, Estudo autodirigido, Educação MatemáticaResumo
Este artigo busca demonstrar que a abordagem didática conhecida como Sala de Sula Invertida (SAI ou Flipped Classroom) tende a ser um instrumento potente para o ensino da matemática sob uma perspectiva crítica. Para tanto empregou-se uma ampla revisão de literatura com autores e obras que implementaram a SAI como abordagem didática no ensino da Matemática. Após isso, percebeu-se com a análise dos resultados que ao tornar o estudante um agente ativo de seu processo de aprendizagem, a grande maioria dos relatos demonstram que houve melhoria nas relações interpessoais, ganho de confiança e, principalmente, desenvolvimento do pensamento e da análise crítica frente aos problemas não apenas envolvendo questões matemáticas, mas também questões do seu cotidiano. Assim pode-se considerar que a Sala de Aula Invertida, mesmo não sendo método construído especificamente para o ensino da Matemática, pode contribuir muito para o processo de ensino-aprendizagem desta disciplina. Reforça-se também que seu possibilita o desenvolvimento das habilidades e competências de um pensamento superior, o pensamento crítico.
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