ANÁLISE DO ACESSO, DA PERMANÊNCIA E DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NO COTIDIANO ESCOLAR DO IFS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11392

Palabras clave:

Educação, Assistência Estudantil, Gênero, Trabalho

Resumen

O estudo analisa o acesso, a permanência e as relações de gênero no cotidiano escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). Abordou a democratização do acesso e da permanência estudantil; as construções sociais e relações de gênero que atravessam a vivência escolar, com análise de dados dos campi Aracaju, Lagarto e São Cristóvão. Caracterizou-se como pesquisa qualitativa; utilizou-se do levantamento bibliográfico e documental, da coleta e produção de dados e das entrevistas semiestruturadas. O contexto social investigado apontou que a democratização educacional deve articular as condições de acesso e permanência, considerando as desigualdades sociais e econômicas no Brasil. Constatou-se que as ações de Assistência Estudantil precisam considerar demandas cotidianas vinculadas às relações de gênero, enquanto potência e contributo para os enfrentamentos às práticas LGBTQIfóbicas, machistas, misóginas, às lógicas sexistas e cis-heteronormativas, às violências de gênero.

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Biografía del autor/a

Ana Paula Leite Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)

Pós-Doutora em Educação. Doutora em Educação. Assistente social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), lotada no Campus Lagarto. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa: Educação, Formação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero (UFS).

 

Josiane Soares Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Serviço Social. Professora Titular do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo exercido atividades docentes anteriormente na Universidade Federal de Sergipe (UFS/2006-2022). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas (GEPEM/UFS).

 

Maria Helena Santana Cruz, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Pós-Doutora em Sociologia da Educação. Doutora em Educação. Professora Emérita da Universidade Federal de Sergipe (UFS) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PROSS). Líder do Grupo de Pesquisa: Educação, Formação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero (UFS).

 

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Publicado

2022-09-30

Cómo citar

Nascimento, A. P. L., Santos, J. S. ., & Cruz, M. H. S. (2022). ANÁLISE DO ACESSO, DA PERMANÊNCIA E DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NO COTIDIANO ESCOLAR DO IFS. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(9), 1-21. https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11392

Número

Sección

Dossiê Temático