ANÁLISE DO ACESSO, DA PERMANÊNCIA E DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NO COTIDIANO ESCOLAR DO IFS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11392

Palavras-chave:

Educação, Assistência Estudantil, Gênero, Trabalho

Resumo

O estudo analisa o acesso, a permanência e as relações de gênero no cotidiano escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). Abordou a democratização do acesso e da permanência estudantil; as construções sociais e relações de gênero que atravessam a vivência escolar, com análise de dados dos campi Aracaju, Lagarto e São Cristóvão. Caracterizou-se como pesquisa qualitativa; utilizou-se do levantamento bibliográfico e documental, da coleta e produção de dados e das entrevistas semiestruturadas. O contexto social investigado apontou que a democratização educacional deve articular as condições de acesso e permanência, considerando as desigualdades sociais e econômicas no Brasil. Constatou-se que as ações de Assistência Estudantil precisam considerar demandas cotidianas vinculadas às relações de gênero, enquanto potência e contributo para os enfrentamentos às práticas LGBTQIfóbicas, machistas, misóginas, às lógicas sexistas e cis-heteronormativas, às violências de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Leite Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)

Pós-Doutora em Educação. Doutora em Educação. Assistente social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), lotada no Campus Lagarto. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa: Educação, Formação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero (UFS).

 

Josiane Soares Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Serviço Social. Professora Titular do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo exercido atividades docentes anteriormente na Universidade Federal de Sergipe (UFS/2006-2022). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas (GEPEM/UFS).

 

Maria Helena Santana Cruz, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Pós-Doutora em Sociologia da Educação. Doutora em Educação. Professora Emérita da Universidade Federal de Sergipe (UFS) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PROSS). Líder do Grupo de Pesquisa: Educação, Formação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero (UFS).

 

Referências

BELO, Raquel Pereira. Gênero e profissão: análise das justificativas sobre as profissões socialmente adequadas para homens e mulheres. (João Pessoa, Paraíba). 2010. 160f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010.

BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em: 13 fev. 2021.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CHIES, Paula Viviane. Identidade de gênero e identidade profissional no campo de trabalho. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 18, n. 2, p. 507-528, mai./ago. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2010000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 17 nov. 2020.

CRUZ, Maria Helena Santana. Trabalho, gênero, cidadania: tradição e modernidade. São Cristóvão: UFS; Aracaju: Fundação Oviêdo Teixeira, 2005.

CRUZ, Maria Helena Santana. A crítica feminista à ciência e contribuição à pesquisa nas ciências humanas. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 7, n. 12, p. 15-28, jan./abr. 2014. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/2949. Acesso em: 30 jul. 2021.

DANTAS, Gisele Cristine da Silva; SILVA, Noelma; ANTLOGA, Carla Sabrina Xavier. Mulheres, trabalho e educação: entre a dominação e o discurso democrático. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 5, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/9226. Acesso em: 29 abr. 2022.

DENZIN, Norman Kent; LINCOLN, Yvonna Sessions. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Tradução Sandra Regina Netz. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FONAPRACE. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis. Plano Nacional de Assistência Estudantil. Brasília: [s.n.], 2007.

FREIRE, Priscila. Gênero, ideologia e poder: uma análise crítica dos discursos parlamentares sobre a política educativa no Brasil. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 3, p. 230-248, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8113. Acesso em: 29 abr. 2022.

HIRATA, Helena; KERGOAT, Danièle. Novas configurações da divisão sexual do trabalho. Tradução Fátima Murad. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, Fundação Carlos Chagas, v. 37, n. 132, p. 595-609, set./dez. 2007.

IFET. Institutos Federais lei 11.892, de 29/11/2008: comentários e reflexões. Brasília: IFRN, 2009.

IFS. Instituto Federal de Sergipe. Política de Assistência Estudantil do IFS, [aprovada através da] Resolução nº 37/2017/CS/IFS, Aracaju, 2017. Disponível em: http://www.ifs.edu.br/politica-de-assistencia-estudantil-do-ifs-pae-ifs. Acesso em: 7 out. 2020.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Tradução Célia Neves e Alderico Toríbio. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

LOBO, Elizabeth Souza. A classe operária tem dois sexos: trabalho, dominação e resistência. São Paulo: Brasiliense, 1991.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 6. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes Ltda., 1997.

MAGALHÃES, Rosélia Pinheiro de. Desigualdade, pobreza e educação superior no Brasil. FONAPRACE - Revista Comemorativa 25 anos: histórias, memórias e múltiplos olhares, Minas Gerais: UFU, PROEX, p. 88-97, 2012.

NASCIMENTO, Ana Paula Leite. Juventudes em cena no cotidiano escolar: movimentos de (re)produção de silenciamentos, regulações de gênero, subversões e resistências (São Cristóvão, Sergipe). 2019. 317f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019.

NASCIMENTO, Ana Paula Leite. Uma análise das ações de assistência estudantil no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (Universidade Federal de Sergipe). 2014. 153f. Dissertação. (Mestrado em Serviço Social) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014.

NASCIMENTO, Clara Martins do. Elementos conceituais para pensar a política de assistência estudantil na atualidade. FONAPRACE - Revista Comemorativa 25 anos: histórias, memórias e múltiplos olhares, Minas Gerais: UFU, PROEX, p. 147-157, 2012.

NETTO, José Paulo. Desigualdade, Pobreza e Serviço Social. Revista Em Pauta, Rio de Janeiro: UERJ, n.19, p. 135-170, 2007.

SALVADOR, Evilasio. Financiamento tributário da política social no pós-Real. In: SALVADOR, Evilasio; BEHRING, Elaine; BOSCHETTI, Ivanete; GRANEMANN, Sara. (Orgs.). Financeirização, fundo público e política social. São Paulo: Cortez, 2012.

SARDENBERG, Cecília Maria Bacellar; MACEDO, Márcia dos Santos. Relações de gênero: uma breve introdução ao tema. In: COSTA, Ana Alice Alcantara; RODRIGUES, Alexnaldo Teixeira; VANIN, Iole Macedo. (Orgs.). Ensino e gênero: perspectivas transversais. Salvador: UFBA - NEIM, 2011.

SILVA, Maria Ozanira da Silva. Pobreza, desigualdade e políticas públicas: caracterizando e problematizando a realidade brasileira. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 155-163, jul./dez. 2010.

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Nascimento, A. P. L., Santos, J. S. ., & Cruz, M. H. S. (2022). ANÁLISE DO ACESSO, DA PERMANÊNCIA E DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NO COTIDIANO ESCOLAR DO IFS. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(9), 1-21. https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11392

Edição

Seção

Dossiê Temático