A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS DE ENSINO DE PROFESSORAS DE ESCOLAS DA ZONA RURAL DE ESTREITO – MARANHÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10343

Palavras-chave:

Leitura, Educação Infantil, Zona Rural, Estreito-MA

Resumo

O objetivo do trabalho é analisar as práticas de ensino de leitura de professoras da Educação Infantil de escolas localizadas na zona rural do munícipio de Estreito – MA. Para a geração de dados desta pesquisa qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professoras com experiência em salas de Educação Infantil da zona rural do referido município. O roteiro das entrevistas buscou dados sobre a realidade do trabalho dessas professoras, abordando suas práticas de leitura e sua percepção e avaliação sobre o trabalho desenvolvido. Os resultados evidenciam que elas usam textos de gêneros diversificados, em atividades lúdicas e que promovem a autonomia das crianças. Além disso, verificamos que, apesar da falta de recurso e de apoio das famílias, as professoras reconhecem a contribuição do trabalho com leitura nessa etapa da educação básica.

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Biografia do Autor

Regysane Botelho C Alves, Universidade Federal do Maranhão

Professora da Universidade Federal do Maranhão. Doutora em Linguística pela UnB e mestre em Letras pela PUC-Rio. Coordenadora do grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso, Mídia e Educação. 

Cleonilde Aguiar de Barros , Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Pedagogia pelo Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica - PROFEBPAR pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. 

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Publicado

2022-03-31

Como Citar

Alves, R. B. C., & Barros , C. A. de . (2022). A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS DE ENSINO DE PROFESSORAS DE ESCOLAS DA ZONA RURAL DE ESTREITO – MARANHÃO. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(7), 1-18. https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10343

Edição

Seção

Artigos