A educação inclusiva no ensino de Língua Portuguesa: perspectivas e desafios no município de Eunápolis-BA
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.12136Palavras-chave:
Inclusão, Desafios docentes, Ensino de língua portuguesaResumo
A educação inclusiva propõe um ensino que visa conceder as mesmas oportunidades de aprendizagem a todos os alunos independente de sua condição física, mental ou social. Sendo a língua portuguesa uma das principais disciplinas do currículo escolar e que o domínio da leitura e escrita são competências essenciais para a maioria das atividades no âmbito profissional e algumas vezes social, compreende-se a importância da inclusão de todos os alunos com e sem deficiências no ensino da mesma. A relevância dessa pesquisa se propõe a analisar quais os desafios encontrados pelo professor de Língua Portuguesa ao ensinar alunos com Necessidades Educacionais Especiais – NEE no município de Eunápolis. A abordagem escolhida para a pesquisa foi a qualitativa e para produção dos dados o questionário com perguntas dicotômicas, de múltipla escolha e abertas, enviados através do Google Forms, composto por questões que proporcione a reflexão do professor sobre a educação inclusiva no ensino de Língua Portuguesa. Os sujeitos da pesquisa foram 8 professores de Língua Portuguesa que atuam no município. Os resultados da pesquisa revelaram que os professores enfrentam desafios constantes ao lecionar para alunos com NEE, sendo a falta de formação acadêmica específica a base da maioria deles.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BERNARDINO, Janaina da Silva Costa; NEGREIROS, Cláudia Landin; FERREIRA. Lucimar Luisa. Educação inclusiva em escolas da rede pública do município de Arenápolis/MT: uma experiência de ensino e aprendizagem em matemática com alunos de múltiplas deficiências. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 1, n. 2, 2020. out./dez. 111- 128. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7610/5412. Acesso: 05 jan. 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília: Presidência da República, 2022. Disponível em: encurtador.com.br/aiqHW. Acesso em: 25 mar. 2022.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência: Estatuto da pessoa com deficiência. Brasília: Presidência da República, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 6 jul. 2022.
BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional - LDBEN. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 1996.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. MEC; SEEP; 2008.
CABRAL, Rosangela Costa Soares; MOREIRA, Joana da Rocha; DAMASCENO, Allan Rocha. Educação inclusiva em tempos de barbárie: questões sobre os desafios do ensino remoto. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 2, n. 3, 2021. p. 360-374. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8134. Acesso em: 20 maio 2021.
CINTRA, Anna Maria M.; PASSARELLI, Lílian G. A Pesquisa e o ensino em língua portuguesa sob diferentes olhares. São Paulo: Editora Blucher, 2012. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521206910/. Acesso em: 22 mar. 2022.
CRUZ, Lilian Moreira; FERREIRA, Lúcia Gracia. A Educação Especial na perspectiva inclusiva pensada a partir dos princípios da pedagogia freireana. Imagens da Educação, v. 11, n. 3, p. 41-55, 30 set. 2021. Disponível em:https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/51125. Acesso em: 1 out. 2021.
DAMASCENO, Allan Rocha; CRUZ, Isabela Damaceno. Inclusão em educação e a formação de professores em perspectiva: entre velhos dilemas e desafios contemporâneos. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 2, n. 3, 2021. jan./mar. p. 71-88. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8093/5650. Acesso em: 20 mai. 2021.
DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das
Necessidades Educativas Especiais. Salamanca: Nações Unidas, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 06 jul. 2022.
FERREIRA, Lúcia Gracia. Professores da zona rural em início de carreira: narrativas de si e desenvolvimento profissional. 2014. 273 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.
FERREIRA, Lucimar Gracia. Adequações Pedagógicas: uma reeleitura reflexiva das práticas docentes para alunos surdos. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 1, n. 2, p. 129-145, out./dez., 2020. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/reed. Acesso em: 10 jul. 2022.
FERREIRA, Lúcia Gracia; BARRETO, Denise Aparecida Brito; SOUZA, Ester Maria de Figueiredo. Educação Inclusiva e Currículo: reflexões sobre as novas exigências formativas. In: COSTA, Graça dos Santos; PUIGGRÒS, Núria Rajadell; NUNES, Cláudio P. (Orgs.). Educação e inclusão: desafios formativos e curriculares. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2020, p. 87-100.
FINKENAUER, Letícia; SILVA, Michela Carvalho. Metodologia do Ensino da Linguagem. Porto Alegre: Grupo A, 2017. 9788595020672. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595020672/. Acesso em: 30 jun. 2022.
GOMES Lima, Paulo.; MARTHENDAL, Oliveira Santos, Jociane. A formação de professores e a educação inclusiva: discussão acerca do tema. Docent Discunt, v. 1, n. 1, p. 63–70, 2020. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1315. Acesso em: 6 jul. 2022.
GIL, Antonio Carlos. Como Fazer Pesquisa Qualitativa. 1 ed. Barueri: Grupo GEN, 2021. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786559770496/. Acesso em: 01 jul. 2022.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional de Saúde 2019: Pessoas com deficiência em pelo menos uma de suas funções. Rio de Janeiro, 2020.
LEITE, Madson Márcio de Farias; MONT´ALVERNE, Clara Roseane da Silva Azevedo. Desafios e Perspectivas do Professor na Educação Inclusiva de Crianças com Deficiência Intelectual/Síndrome de Down. Id on Line Rev. Mult. Psic., maio/2020, vol. 14, n.50, p. 929-946.
LOUREIRO, Célia Regina Machado Jannuzzi; SILVA, Rosilene Lima da. Políticas públicas de educação inclusiva: desafios à formação de estudantes público-alvo da educação especial. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 1, n. 2, 2020. out./dez. p. 196-210. Disponível em https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8090/5658. Acesso: 05 jan. 2021.
MALFACINI, Ana Cristina dos Santos. Breve Histórico do Ensino de Língua Portuguesa no Brasil: da Reforma Pombalina ao uso de materiais didáticos apostilados. Rio de Janeiro: Idioma, 2015.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. São Paulo: Grupo GEN, 2021. 9788597026610. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597026610/. Acesso em: 03 jul. 2022.
MONTI, Luisa Leoncio. A materialização da deficiência na atualidade: algumas considerações. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, v. 2, n. 6, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/9490. Acesso em: 30 jan. 2022.
MRECH, Leny. Magalhães. O que é educação inclusiva? 1988. Integração, v. 10, n. 20, p. 37-40. Disponível em: http://www.luzimarteixeira.com.br/wp-content/uploads/2010/10/1-o-que-e-educacao-inclusiva.pdf. Acesso em: 28 abr. 2020.
OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
PEREIRA, Rafaela Barbosa; ARAÚJO, Aline de Fátima da Silva; CIRNE, Gilton Nunes. Um olhar sobre a prática do professor de língua portuguesa voltada ao aluno com deficiência. Anais III CINTEDI. Campina Grande, 2018. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/45094. Acesso em: 06 jul. 2022.
PIMENTEL, Susana Couto. Conviver com a Síndrome de Down em escola inclusiva: mediação pedagógica e formação de conceitos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1996.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Acessibilidade: uma chave para a inclusão social. Disponível em: encurtador.com.br/atQ36. Acesso em: 20 jul. 2022.
SILVA, Michela Carvalho da. Educação Inclusiva. Porto Alegre: Grupo A, 2017. 9788595020351. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595020351/. Acesso em: 06 jul. 2022.
SUASSUNA, Lívia. Ensino de Língua Portuguesa: uma abordagem pragmática. Campinas, SP: Papirus, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.