Estudos de caso para a abordagem das relações étnico-raciais no ensino de química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14018

Palavras-chave:

estudos de caso, relações étnico-raciais, ensino de química

Resumo

Os estudos de caso são amplamente reconhecidos e utilizados como estratégia didática no ensino de química. Desse modo, a inclusão de novos tópicos de discussão, como as relações étnico-raciais, pode ampliar as possibilidades de utilização. O presente trabalho tem como objetivo descrever o processo de produção de dois estudos de caso históricos que abordam conceitos químicos e as relações étnico-raciais. Nos pautamos no trabalho de Stinner e colaboradores para a produção de narrativas para o ensino médio, que contam com personagens negros em papel de destaque. No primeiro caso, é discutido o trabalho do pesquisador Onyema Ogbuagu, imprescindível no desenvolvimento de vacinas para o novo coronavírus. No segundo caso, a pesquisa da doutora Maynard Daly, sobre os fatores de risco das doenças cardiovasculares é colocada em pauta. O intuito da elaboração dos casos é oferecer aos/às professores/as materiais com subsídios teórico-metodológicos para discutir conteúdos de química e as questões étnico-raciais, a fim de atender a Lei 10.639/2003. Salientamos que a aplicação dos casos contribui para o desenvolvimento de habilidades imprescindíveis na formação de estudantes de química, a partir do compromisso político e social em utilizar a ciência para compreender a natureza e a sociedade na qual eles/as estão inseridos/as.

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Biografia do Autor

Jucimara de Jesus Santos dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Graduanda em licenciatura em Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Técnica em Petroquímica pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Patrícia Fernanda de Oliveira Cabral, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Faculdade de Ciências, campus Bauru

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Docente na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Faculdade de Ciências, Campus Bauru.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Santos, J. de J. S. dos, & Cabral, P. F. de O. (2023). Estudos de caso para a abordagem das relações étnico-raciais no ensino de química. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 4(11), 1-14. https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14018