Planejamento no ensino remoto: desafios e estratégias na organização do trabalho de professores da Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14117

Palavras-chave:

Planejamento Pedagógico, Professor, Educação Básica, Ensino Remoto, Pandemia COVID-19

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão acerca do planejamento pedagógico no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a crise sanitária da COVID-19. O estudo concentra-se nas discussões sobre a transição do ensino presencial para a atuação dos professores no cenário da educação remota, além da adaptação, formação e desenvolvimento de estratégias de ensino adequadas. O artigo objetiva conhecer a organização do planejamento pedagógico de professores de escolas da Educação Básica, considerando a implantação das atividades não presenciais de ensino. A metodologia teve a abordagem qualitativa, de caráter exploratório. Como instrumento para a construção dos dados, foi utilizado o questionário aplicado on-line, via Google forms. Os colaborados deste estudo foram docentes da Educação Básica da região do Médio Sudoeste da Bahia. A análise dos dados se deu por meio da técnica de Análise de Conteúdo, especificamente a análise temática, a partir dos 24 questionários respondidos. Os dados esclarecem sobre a necessidade de se promover o suporte institucional, apoiando e orientando os profissionais de ensino na superação dos desafios impostos pelo ERE. Este estudo também revela a importância de se promover um planejamento flexível que prima pela reflexão e contextualização da realidade vivenciada pelos sujeitos de ensino-aprendizagem, evidenciando a clareza dos conteúdos, a integração das tecnologias, a adaptação às necessidades dos alunos e a promoção de abordagens colaborativas na organização do planejamento pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roselane Duarte Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Titular do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógico (CEPEP/CNPQ/UESB).

Solange Trindade de Almeida, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Bolsista do Programa de Iniciação Cientifica (FAPESB). Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (CEPEP/CNPQ/UESB)

Referências

ALARCÃO, Isabel. A escola reflexiva. ALARCÃO, Isabel (Org.). Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Ed. revista e atualizada. Edições 70, Lda. Lisboa/Portugal, 2010.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa Qualitativa em Ciências Humanas e Sociais. 2.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

CRUZ, Lilian Moreira; COELHO, Livia Andrade.; FERREIRA, Lúcia Gracia. Docência em tempos de pandemia: saberes e ensino remoto. Debates em Educação. v. 13, n. 31, jan./abr. 2021. p. 992-1016.

CRUZ, Lilian Moreira; MOURA, Edite Marques de; MENEZES, Cláudia Celestes Lima Costa. Contributos freirianos para Formação Continuada de professores/as em contexto de pandemia. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, Itapetinga, v. 2, n. 5, jul./set., p. 1-16, 2021.

ESTEVES, Bruno Alexandre Azevedo. A utilização do computador Magalhães na transformação das práticas educativas. 2012. 203 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias de Informação na Educação e Formação) – Instituto Politécnico de Bragança, Bragança, Portugal, 2012.

FERRAZ, Roselane Duarte; SILVA, Ainda Maria Monteiro. Planejamento de ensino no Parfor: pensar e organizar práticas pedagógicas na formação para professores em exercício. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 6, p. 154–176, 2021.

FERRAZ, Roselane Duarte; FERREIRA, Lúcia Gracia; SILVA, Michelle Cristina da. Elementos para se pensar na organização do trabalho pedagógico docente no ensino remoto. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, Itapetinga, v. 3, n. 8, p. 1-22, abr./jun., 2022.

FERRAZ, Roselane Duarte; FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento. O coordenador pedagógico e a organização do trabalho escolar no contexto da pandemia. Humanidades e Inovação, v. 8, n. 61, p. 318-336, 2021.

FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento; FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Roselane Duarte. Educação em tempos de pandemia: consequências do enfrentamento e (re)aprendizagem do ato de ensinar. Revista Cocar. Edição Especial, n.09. p.1-19. 2021.

FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Roselane Duarte; FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento. Trabalho docente na pandemia: discursos de professores sobre o ofício. Fólio -Revista de Letras, v. 13, n. 1, jan./jun., 2021, p. 323-344.

FERREIRA, Lúcia Gracia. Reinventar a docência: problematizando o tempo da pandemia no estágio supervisionado. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, Itapetinga, v. 3, n. 8, p. 1-25, abr./jun., 2022.

GARCÍA, Omar Fragoso; GARCÍA, Imelda Alvarez; REGALADO, Jonathan Israel Valdez. Interculturalidad, possibilidad de encuentro entre saberes, sentires y vidas. Revista Copala. V. 11, p. 96-111. 2021.

GIL, Antonio. Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7. Ed. – São Paulo: Atlas, 2019.

HAYDT, Regina Célia C. Curso de Didática Geral. 1.ed. São Paulo: Ática, 2011.

HEGETO, Léia de Cássia Fernandes; SILVA, Yan Soares da; DIAS, Rafaela. Planejamento na Organização do Trabalho Pedagógico Escolar no ensino remoto. Extensão em Foco, n. 23, jun. 2021.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 6. ed. São Paulo: Heccus Editora, 2018.

NONATO, Emanuel do Rosário Santos; SALES, Mary Valda Souza; CAVALCANTE, Társio Ribeiro. Cultura digital e recursos pedagógicos digitais: um panorama da docência na Covid-19. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 8-32, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8309. Acesso em: 9 jun. 2023.

ORSO, Paulino José. Planejamento escolar em tempos de precarização da educação. Revista HISTEDBR Online, Campinas, SP, v. 15, n. 65, p. 265–279, 2015.

RONDINI, Carina Alexandra.; PEDRO, Ketilin Mayra.; DUARTE, Cláudia dos Santos. Pandemia do covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na práxis docente. Interfaces Científicas - Educação, v. 10, n. 1, p. 41–57, 2020.

RUSSO, Miguel Henrique. Planejamento e burocracia na prática escolar: sentidos que assumem na escola pública. RBPAE, v. 32, n. 1, p. 193 - 210 jan./abr. 2016.

SANTANA, Camila Lima Santana e; SALES, Khatia Marise Borges. Aula em casa: educação, tecnologias digitais e pandemia COVID-19. Interfaces Científicas - Educação, v. 10, n. 1, p. 75–92, 2020.

SANTOS, Marcia Eliza de Godoi; OLIVEIRA, Adriana Leonidas de. Educação em tempos de pandemia: projeto de vida de jovens do ensino médio. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, Itapetinga, v. 2, n. 4, p. 1-19, abr./jun., 2021.

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1987.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis -RJ. Vozes, 2005.

Downloads

Publicado

2023-12-10

Como Citar

Ferraz, R. D., & Almeida, S. T. de. (2023). Planejamento no ensino remoto: desafios e estratégias na organização do trabalho de professores da Educação Básica. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 4(11), 1-21. https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14117