Contribuições do Pibid Uesb para a formação do professor de matemática
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i1.10355Palavras-chave:
Pibid, formação de professores, Professores iniciantes de matemáticaResumo
Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada com professores iniciantes de matemática, ex-bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), campus de Jequié, que teve como objetivo compreender as ações do Pibid Uesb e suas contribuições para a formação inicial de professores de matemática, em efetivo exercício da docência, a partir das seguintes questões de pesquisa: Quais as contribuições do subprojeto de matemática Pibid Uesb para a formação de professores de matemática? Como os professores de matemática, ex-bolsistas de iniciação à docência, avaliam as oportunidades de aprendizagem no contexto do subprojeto de matemática para o exercício de sua profissão? A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, utilizando como dispositivos de pesquisa a análise documental e a entrevista semiestruturada. O tratamento dos dados foi realizado com base na análise de conteúdos. Os resultados revelam que as ações desenvolvidas na Microrrede Ensino-Aprendizagem-Formação juntamente com o subprojeto de matemática contribuíram para a (re)significação de crenças, concepções e práticas dos professores iniciantes de matemática, ao oportunizarem a vivência no ambiente escolar, integrando ensino e pesquisa, e desenvolvendo um trabalho conjunto entre todos os integrantes do Pibid Uesb.
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