O uso de jogos didáticos-pedagógicos no ensino de ciências como método de ensino e aprendizagem na EMEF Brigadeiro Haroldo Coimbra Veloso em Itaituba-PA
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11643Palavras-chave:
Jogos didáticos, Aluno, Professor, Ensino e AprendizagemResumo
O Ensino de Ciências envolve uma série de termos científicos que muitas vezes leva a uma dificuldade durante o processo de assimilação e apreensão dos conteúdos pelo aluno, sendo necessário que o professor busque formas de tornar as aulas mais atrativas e compreensíveis, utilizando de diversas ferramentas pedagógicas, dentre elas estão os jogos didáticos-pedagógicos. Isso porque, os jogos didáticos conseguem atingir diversas finalidades, ligados às funções cognitivas, aos processos relacionados ao desenvolvimento da inteligência e da personalidade, que estão na base da construção do conhecimento. O presente artigo teve como objetivo desenvolver e aplicar um recurso didático que auxilie alunos com dificuldade no entendimento de alguns conteúdos da disciplina de ciências. Os caminhos percorridos pela pesquisa foram de uma pesquisa básica de abordagem qualitativa, quanto aos procedimentos técnicos utilizou-se a pesquisa de campo com levantamento bibliográfico. Considera-se que esta pesquisa contribuiu para a compreensão e importância dos jogos para o processo de ensino e aprendizagem do aluno e sobretudo no ensino da disciplina de ciências.
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