A pedagogia crítica de Paulo Freire na constituição da identidade profissional de uma formadora de professores de Física em uma cultura de paz, solidariedade e transformação social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11729

Palavras-chave:

Pedagogia crítica, Paulo Freire, Formação de professores de Física, Amigo Crítico, Análise de Discurso, Transformação social

Resumo

No Brasil há um número importante de investigações que visam compreender as práticas, os discursos e as concepções dos formadores de professores. Isso é necessário, pois elas têm um papel fundamental na formação inicial e continuada, bem como na promoção de políticas, modelos e programas para professores. Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar o papel da pedagogia crítica de Paulo Freire na constituição da identidade de uma futura formadora de professores de Física em uma cultura de paz, solidariedade, transformação e justiça social a partir do diálogo entre “amigas críticas”, ressignificando o termo na perspectiva dialógico-problematizadora freiriana. A constituição da pesquisa se deu por meio da realização de uma entrevista. Os aportes teóricos e metodológicos que sustentaram o desenvolvimento da pesquisa foram a Análise de Discurso Pecheutiana e os referenciais da área de formação de professores. A partir da análise de dados, foi possível compreender que a formação da futura formadora se inscreve na esperança e no amor, como escuta atenta e luta pela transformação social. Ademais, concluímos que os amigos críticos se constituem na escuta e solidariedade, pois o formador, segundo Freire (2020), precisa aprender a ouvir, estimular a fala e administrar o silêncio.

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Biografia do Autor

Lisbeth Lorena Alvarado Guzman, Universidade Estadual Paulista

Estudante de Doutorado em Educação para a Ciência na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP-Bauru). Bolsista da AUIP. Doutorado Sanduiche na Universidade de Aveiro com bolsa CAPES Print (2021-2022). Possui mestrado em Educación-enseñanza de las Ciencias Naturales pela Universidade Del Valle (2017), Cali- Colômbia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Física. As linhas de pesquisa e interesse são. Formação de professores de Física, Historia, Filosofia e Sociologia no ensino de Ciências, Análise de Discurso.

Jéssica Reis Belíssimo, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências (FC), Campus de Bauru. Mestra em Educação para a Ciência pelo mesmo programa. Licenciada em Física pela Faculdade de Ciências da UNESP, Campus de Bauru. Professora Estagiária Docente nas Disciplinas de Estágio Currricular Supervisionado I, II, III e IV no curso de Licenciatura em Física da FC da Unesp. Membra do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências (GPEC) desde 2015. Durante a graduação foi bolsista de Iniciação Científica (IC) do CNPq e participou como colaboradora do projeto intitulado: Um Estudo Longitudinal sobre as Representações de futuros professores de Física. Durante o mestrado foi bolsista CAPES e investigou alguns aspectos do imaginário de licenciando(a)s em Física sobre temas como o conhecimento científico, o ensino da ciência e o processo de constituição de saberes para a docência. Atualmente, desenvolve pesquisa relacionada ao ensino de Física e a formação inicial e continuada de professore(a)s de Física.

Roberto Nardi, Universidade Estadual Paulista

Licenciado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1972), mestre em Science Education pela School of Education da Temple University, Filadélfia, E.U.A. (1978), doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP (1989) com estágio de pós-doutoramento na Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2004-2005). Docente no Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina - UEL (1980-1993). Secretário para Assuntos de Ensino da Sociedade Brasileira de Física - SBF (1991-1993), Secretário Executivo, Vice-Presidente e Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências - ABRAPEC (2000-2005). É membro efetivo da European Science Education Research Association - ESERA. A partir de 1994 atua no Departamento de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP, Bauru, como Professor Associado, Livre Docente. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1-A do CNPq e um dos líderes do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, interessando-se por temas relacionados ao ensino de Ciências, particularmente ensino de Física, em questões relacionadas ao ensino, à aprendizagem e à formação inicial e contínua de professores. Foi Coordenador da Área de Ensino de Ciências e Matemática e Membro do Conselho Técnico Consultivo do Ensino Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (CAPES) no triênio 2008-2011. Presidente (chair) da International Comission on Physics Education (C14) da International Union of Pure and Applied Physics - IUPAP (2014-2021). Atualmente é membro do Conselho das Conferências Interamericanas de Ensino de Física (CCIAEF), membro suplente do Conselho do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e um dos editores da revista Ciência & Educação, UNESP - Campus de Bauru.

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Publicado

2023-06-26

Como Citar

Guzman, L. L. A., Belíssimo, J. R., & Nardi, R. (2023). A pedagogia crítica de Paulo Freire na constituição da identidade profissional de uma formadora de professores de Física em uma cultura de paz, solidariedade e transformação social. Revista De Iniciação à Docência, 8(1), e11729, 1-18. https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11729

Edição

Seção

Dossiê: Cultura de paz