A descolonização do pensamento como caminho para uma formação de professores de ciências comprometida com a justiça social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11763

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Educação das Relações Étnico-Raciais, formação docente, epistemologia, cultura, cidadania

Resumo

Este ensaio teórico tem como objetivo (re)pensar a formação de professores de ciências à luz de marcos epistemológicos alinhados com a descolonização do pensamento, como forma de pleitear um modelo outro de ciência. Para isto, realizamos um diálogo entre as contribuições teóricas de Silvia Cusicanqui e Paulo Freire, a partir de duas de suas obras, a Sociologia de la Imagen (2015) e a Educação como prática da liberdade (1967). Reconhecendo que esses autores discutem perspectivas epistêmicas engajadas com a práxis e com a realidade de seus países, consideramos que a interlocução entre ambos possa se configurar como uma perspectiva conceitual capaz de contemplar a Educação das Relações Étnico-Raciais tanto na pesquisa quanto na prática docente no ensino de ciências. Desse modo, defendemos a composição de um referencial teórico que esteja comprometido com a justiça social, sobretudo na educação científica, considerando os desafios e as potencialidades presentes no contexto étnico-racial brasileiro e latino-americano.

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Biografia do Autor

Iago Vilaça de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Educação em Ciências e Saúde - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Doutorado em andamento em Educação em Ciências e Saúde  - Universidade Federal do Rio de Janeiro-Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (UFRJ/NUTES) . Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Fernanda Antunes Gomes da Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Letras Vernáculas - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil.  Professora Adjunta - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Macaé, RJ - Brasil. Professora Colaboradora do Programa de Pós - Graduação em Educação em Ciências e Saúde - Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (NUTES) . Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

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Publicado

2023-06-26

Como Citar

Carvalho, I. V. de, & Costa, F. A. G. da. (2023). A descolonização do pensamento como caminho para uma formação de professores de ciências comprometida com a justiça social. Revista De Iniciação à Docência, 8(1), e11763, 1-15. https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11763

Edição

Seção

Dossiê: Cultura de paz