Contribuições do GeoGebra para o Ensino de Funções: o que revelam algumas pesquisas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11945Palavras-chave:
Função, Ensino de Matemática, GeoGebraResumo
O presente artigo teve, como objetivo, analisar as contribuições do GeoGebra para o ensino e a aprendizagem de funções nas pesquisas brasileiras. Para isso, optamos pela metanálise como metodologia de pesquisa por meio de uma abordagem qualitativa. Realizamos uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e dissertações (BDTD) e encontramos 43 pesquisas referentes à utilização do GeoGebra como ferramenta para o ensino de funções e, dentro desse conjunto, encontramos 34 pesquisas desenvolvidas na Educação Básica e 9 (nove) pesquisas na Formação Inicial de professores. As pesquisas no conjunto que envolvem a Educação Básica mostraram resultados bastante significativos com a utilização do GeoGebra no ensino de funções, destacando-se, principalmente, o dinamismo, os recursos visuais como facilitadores para que esses conteúdos sejam assimilados pelos estudantes e para serem propostos pelos professores. Dentro do subconjunto referente ao ensino superior, identificamos apenas uma pesquisa com professores do curso em licenciatura em Matemática e as demais pesquisas foram realizadas com estudantes licenciandos de curso de Matemática e revelam que a utilização do GeoGebra em sala de aula traz dinamismo e facilita a realização de atividades investigativas e a exploração e visualização de propriedades.
Downloads
Referências
ARAÚJO, W. A. O GeoGebra: Uma Experimentação na Abordagem da Função Afim. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe. 2014.
ASSIS, L. S. O uso do Software GeoGebra no Ensino de Função Polinomial do 1° Grau: Uma investigação didática com licenciados em Matemática. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Itajubá. Itajubá/MG. 2017.
ALMEIDA, A. P. Estudo de Funções Utilizando GeoGebra e Moodle. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) - Universidade Federal de São Carlos. São Carlos/SP. 2014.
ANDRADE, L. V. História da Matemática e Tecnologias da Informação e da Comunicação no Ensino de Função. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal/RN. 2017.
ANTUNES, D. S. Um Estudo Sobre Funções: aplicações no ensino médio. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional (Profmat)). Universidade Federal do ABC. São Paulo/SP. 2014.
AMPLATZ, L. C. O Estudo da Função Afim a partir da Interpretação Global de Propriedades Figurais: uma investigação com estudantes do ensino médio. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual do Oeste do Paraná Cascavel. Cascavel/PR. 2020.
ALMEIDA, M. V. Material para o ensino do cálculo diferencial e integral: referências de Tall, Gueudet e Trouche. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo/SP. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BORBA, M. C; SILVA, R. S. R.; GADANIDIS, G. Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 1. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
BARBIERI, C. D. Cônicas e suas Propriedades Refletoras. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Santa Maria/RS. 2018.
COSTA, A. G. C. A importância da Função Afim e da Geometria Plana no Aprendizado de Física do Ensino Médio e o GeoGebra como Ferramenta Fundamental. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. 2018.
CARVALHO, L. P. Um Estudo das Concepções de Estudantes do Ensino Médio sobre o Conceito de Função com Base na Teoria dos Registros de Representações Semióticas. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco. Recife/PE. 2017.
CAPPELIN, A. O Ensino de Funções na Lousa Digital a partir do uso de um Objeto de Aprendizagem Construído com Vídeos. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Paraná. 2015.
DAUANNY, A. M. Objeto de Aprendizagem para o Estudo do Conceito de Função e seu Comportamento com Modelos Matemáticos no Ensino Médio e na Educação Profissional Técnica. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 2017.
DENARDI, V. B. Contribuições das Representações Semióticas para Compreensão de Conceitos Fundamentais para o Cálculo Diferencial e Integral por Alunos de um Curso de Licenciatura em Matemática. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Franciscana. Santa Maria/RS. 2019.
FERREIRA, E. M. Possibilidades para o Estudo de Otimização no Ensino Médio. Tese (Doutorado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Campinas. Campinas/SP. 2018.
FREITAS, R. L. A influência de Organizações Didáticas no Trabalho Matemático dos Estagiários da Licenciatura: um estudo da função exponencial. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Católica de São Paulo. São Paulo/SP. 2015.
FIORENTINI, D.; COELHO, M. A. V. M. Aprendizagem Profissional de Professores em Comunidades Investigativas. Zetetiké, Campinas, SP, v.25, n1, jan./abr.2017, p.164-185.
FIORENTINI, D; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3 ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
FIOLHAIS, C.; TRINDADE, J. Física no Computador: o computador como uma ferramenta no ensino e na aprendizagem das ciências físicas. Revista Brasileira de Física, vol. 25, n. 3, p. 259-272, setembro 2003.
GUIMARÃES, M. E. L. O computador em Sala de Aula: ensino e aprendizagem de funções através de resolução de problemas. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede (Profma)) - Universidade Federal de Campina Grande. Campinas /SP. 2013.
GAMA, R. F. Uso de Jogos Digitais como Artefatos para o Ensino de Função do Primeiro e Segundo Graus. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pelotas. Pelotas/RS. 2016.
GONÇALVES, P. H. R. Uma Abordagem da Distribuição Normal Através da Resolução de uma Situação Problema com a Utilização do Software GeoGebra. Dissertação (Mestrado em Rede (PROFMAT)) - da Universidade Federal de Goiás. Goiânia/GO. 2014.
GONÇALVES, W. V. O Transitar entre a Matemática do Matemático, a Matemática da Escola e a Matemática do GeoGebra: um estudo de como professores de Matemática lidam com as possibilidades e limitações do GeoGebra. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista (UNESP). São Carlos/SP. 2016.
GRANDE, A. L. Um Estudo Epistemológico do Teorema Fundamental do Cálculo voltado ao seu Ensino. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo/SP. 2013.
HOLANDA, A. A. Ferramenta Latex/Texto/Botão do GeoGebra no Ensino de Matemática. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional) - Universidade Federal do triângulo Mineiro. Minas Gerais. 2016.
JACQUES, S. T. Constituição de Zona de Desenvolvimento Proximal na Aprendizagem de Conceitos Geométricos em Alunos de anos Iniciais tendo o GeoGebra como Instrumento Mediador. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria/RS. 2015.
JESUS, D. N. O uso do Software GeoGebra para o Ensino de Função do 2º grau: o caso da 1ª série do ensino médio de uma escola federal. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES/. Lajeado/RS. 2018.
JUCÁ, A. M. Construções Geométricas no Ambiente Virtual de Ensino TeleMeios com Mediação na Sequência Fedathi. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceára. 2011.
LEONARDO, S. L. Conics and Graphs of Functions of One Variable. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro/RJ. 2015.
LEMOS JÚNIOR, J. A. S. Estudo de Funções Afins e Quadráticas com o auxílio do computador. Dissertação (Mestrado em Matemática em dede PROFMAT)) - Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande/PB. 2013.
MATOS, L. S. Compreensões sobre Derivada e Integral com o uso de um Caso On line: um estudo com alunos do terceiro ano do ensino médio. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora. 2013.
MISKULIN, R.G.S. et al. Identificação e Análise das Dimensões que Permeiam a Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Aulas de Matemática no Contexto da Formação dos Professores: Bolema, Rio Claro, v.19, nº 26, p. 103-123, 2006.
MELO, L. A. S. Dois jogos de linguagem: a informática e a matemática na aprendizagem de função quadrática. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará. 2013.
NICACIO, N. H. Uma Justificava da Validade do Teorema Fundamental da Álgebra para o Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2013.
PEREIRA, R. M. Uma Proposta para o Ensino da Matemática: abordagens conceituais por meio do GeoGebra. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) - Universidade do Grande Rio. 2015.
PINTO, S. R. Ações Cooperativas e Tecnologias Móveis: planejamento, prática e análise de uma sequência de atividades sobre funções reais na escola básica. Dissertação (Mestrado Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2020.
REIS, A. M. Uma Proposta Dinâmica para o Ensino de Função Afim a partir de Erros dos Alunos no Primeiro ano do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo/SP. 2011.
SILVA, G. M. Um estudo sobre o uso do GeoGebra na aprendizagem de geometria analítica no ensino médio. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos. São Carlos/SP. 2016.
SCANO, F. C. Função Afim: uma sequência didática envolvendo atividades com o GeoGebra. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Católica de São Paulo. São Paulo/SP. 2009.
SILVA, H. N. Estudo de função: uma proposta de reconstrução de atividades do Imagiciel mediadas pelo GeoGebra. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo/SP. 2017.
SANTANA, L. N. O uso do GeoGebra e Resoluções Visuais no Ensino de Matemática. Dissertação (Mestrado em Matemática (ProfMat)) - Universidade Federal do Tocantins. Palmas/TO. 2019.
SOUZA, H. T. Um estudo com professores do ensino médio sobre função modular por meio de resolução de problemas utilizando o software GeoGebra como estratégia pedagógica. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo/SP. 2013.
SANTOS, A. T. C. O Ensino da Função Logarítmica por meio de uma Sequência Didática ao Explorar suas Representações com o uso do Software GeoGebra. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo/SP. 2011.
SANTOS NETO, J. A. Uma Sequência Didática sobre Área e Perímetro Utilizando o Banco de Questões da OBMEP e o GeoGebra. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) - Universidade Federal de São Carlos. São Carlos/SP. 2018.
SANTOS, V. D. G. Esboço de gráficos nos ambientes papel e lápis e GeoGebra: funções afins e funções quadráticas. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Alagoas. Maceió/AL. 2014.
SANTOS, S. A. Ambiente Informatizado: para o aprofundamento da função quadrática por alunos da 2ª série do ensino médio. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.2009
SILVA, J. T. O uso Reconstrutivo do Erro na Aprendizagem de Simetria Axial: uma abordagem a partir de estratégias pedagógicas com uso de tecnologias. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo/SP. 2010.
XAVIER, J. F. Análise da Função Quadrática, com Ênfase em seus Coeficientes, via GeoGebra. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Goiás. Goiânia/GO. 2016.
ZANELLA, I. A. Diferentes representações na geometria euclidiana por meio do uso do GeoGebra: um estudo com futuros professores de matemática. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá/PR. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.