GeoGebra's Contributions to the teaching of Functions: what some Brazilian researches reveal

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11945

Keywords:

Mathematics Teaching, GeoGebra, Function

Abstract

This article aimed to analyze the contributions of GeoGebra to the teaching and learning of functions in Brazili­an research. For this, we opted for meta-analysis as a research methodology through a qualitative approach. We carried out a search in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and found 43 researches referring to the use of GeoGebra as a tool for teaching functions, and within this set, we found 34 researches developed in Basic Education and 9 researches in the Initial Formation of teachers. Research in the set involving Basic Education showed very significant results with the use of GeoGebra in teaching functions, in which it highlighted mainly the dynamism, the visual resources as facilitators for these contents to be assimilated by students and to be proposed by teachers. Within the subset referring to higher education, we identified only one survey with teachers of the Mathematics degree course and the other surveys were carried out with Mathematics degree students and reveal that the use of GeoGebra in the classroom brings dynamism and facilitates the conducting investigative activities and exploring and viewing properties.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Antonio Carlos Pereira Leite, Universidade Federal da Grande Dourados

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). E-mail: antoniocaros15@gmail.com 

Adriana Fátima de Souza Miola, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS com Doutorado Sanduíche na Universidade de Lisboa sob a Orientação do Prof. Dr. João Pedro da Ponte, Mestrado em Educação Matemática e Especialização em Mídias na Educação pela mesma instituição. Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Atualmente é Docente do curso de Licenciatura em Matemática e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias (FACET) na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Vice-Coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática. Coordenou o subprojeto de matemática do Programa Residência Pedagógica-PRP/UFGD. Tem experiência como Professora do Ensino Fundamental, Médio e na Educação de Jovens e Adultos na rede pública e privada. Coordenou a Especialização em Educação Matemática e Ensino de Ciências. Atuou como professora formadora e tutora nos cursos de graduação, pós-graduação e na capacitação de professores na EaD da UFGD. Participou como avaliador do PNLD 2021 e 2022. É pesquisadora integrante do grupo de trabalho - Formação de professores que ensinam Matemática GT7 - SBEM e do Grupo de Pesquisa Formação e Educação Matemática - FORMEM/UFMS. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Matemática, Colaboração e Contemporaneidade (GPEMATCC/UFGD). Desenvolve pesquisas ligadas a Formação Inicial e Continuada de Professores que ensinam Matemática.

References

ARAÚJO, W. A. O GeoGebra: Uma Experimentação na Abordagem da Função Afim. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe. 2014.

ASSIS, L. S. O uso do Software GeoGebra no Ensino de Função Polinomial do 1° Grau: Uma investigação didática com licenciados em Matemática. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Itajubá. Itajubá/MG. 2017.

ALMEIDA, A. P. Estudo de Funções Utilizando GeoGebra e Moodle. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) - Universidade Federal de São Carlos. São Carlos/SP. 2014.

ANDRADE, L. V. História da Matemática e Tecnologias da Informação e da Comunicação no Ensino de Função. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal/RN. 2017.

ANTUNES, D. S. Um Estudo Sobre Funções: aplicações no ensino médio. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional (Profmat)). Universidade Federal do ABC. São Paulo/SP. 2014.

AMPLATZ, L. C. O Estudo da Função Afim a partir da Interpretação Global de Propriedades Figurais: uma investigação com estudantes do ensino médio. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual do Oeste do Paraná Cascavel. Cascavel/PR. 2020.

ALMEIDA, M. V. Material para o ensino do cálculo diferencial e integral: referências de Tall, Gueudet e Trouche. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo/SP. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BORBA, M. C; SILVA, R. S. R.; GADANIDIS, G. Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 1. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

BARBIERI, C. D. Cônicas e suas Propriedades Refletoras. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Santa Maria/RS. 2018.

COSTA, A. G. C. A importância da Função Afim e da Geometria Plana no Aprendizado de Física do Ensino Médio e o GeoGebra como Ferramenta Fundamental. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. 2018.

CARVALHO, L. P. Um Estudo das Concepções de Estudantes do Ensino Médio sobre o Conceito de Função com Base na Teoria dos Registros de Representações Semióticas. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco. Recife/PE. 2017.

CAPPELIN, A. O Ensino de Funções na Lousa Digital a partir do uso de um Objeto de Aprendizagem Construído com Vídeos. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Paraná. 2015.

DAUANNY, A. M. Objeto de Aprendizagem para o Estudo do Conceito de Função e seu Comportamento com Modelos Matemáticos no Ensino Médio e na Educação Profissional Técnica. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 2017.

DENARDI, V. B. Contribuições das Representações Semióticas para Compreensão de Conceitos Fundamentais para o Cálculo Diferencial e Integral por Alunos de um Curso de Licenciatura em Matemática. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Franciscana. Santa Maria/RS. 2019.

FERREIRA, E. M. Possibilidades para o Estudo de Otimização no Ensino Médio. Tese (Doutorado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Campinas. Campinas/SP. 2018.

FREITAS, R. L. A influência de Organizações Didáticas no Trabalho Matemático dos Estagiários da Licenciatura: um estudo da função exponencial. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Católica de São Paulo. São Paulo/SP. 2015.

FIORENTINI, D.; COELHO, M. A. V. M. Aprendizagem Profissional de Professores em Comunidades Investigativas. Zetetiké, Campinas, SP, v.25, n1, jan./abr.2017, p.164-185.

FIORENTINI, D; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3 ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

FIOLHAIS, C.; TRINDADE, J. Física no Computador: o computador como uma ferramenta no ensino e na aprendizagem das ciências físicas. Revista Brasileira de Física, vol. 25, n. 3, p. 259-272, setembro 2003.

GUIMARÃES, M. E. L. O computador em Sala de Aula: ensino e aprendizagem de funções através de resolução de problemas. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede (Profma)) - Universidade Federal de Campina Grande. Campinas /SP. 2013.

GAMA, R. F. Uso de Jogos Digitais como Artefatos para o Ensino de Função do Primeiro e Segundo Graus. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pelotas. Pelotas/RS. 2016.

GONÇALVES, P. H. R. Uma Abordagem da Distribuição Normal Através da Resolução de uma Situação Problema com a Utilização do Software GeoGebra. Dissertação (Mestrado em Rede (PROFMAT)) - da Universidade Federal de Goiás. Goiânia/GO. 2014.

GONÇALVES, W. V. O Transitar entre a Matemática do Matemático, a Matemática da Escola e a Matemática do GeoGebra: um estudo de como professores de Matemática lidam com as possibilidades e limitações do GeoGebra. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista (UNESP). São Carlos/SP. 2016.

GRANDE, A. L. Um Estudo Epistemológico do Teorema Fundamental do Cálculo voltado ao seu Ensino. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo/SP. 2013.

HOLANDA, A. A. Ferramenta Latex/Texto/Botão do GeoGebra no Ensino de Matemática. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional) - Universidade Federal do triângulo Mineiro. Minas Gerais. 2016.

JACQUES, S. T. Constituição de Zona de Desenvolvimento Proximal na Aprendizagem de Conceitos Geométricos em Alunos de anos Iniciais tendo o GeoGebra como Instrumento Mediador. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria/RS. 2015.

JESUS, D. N. O uso do Software GeoGebra para o Ensino de Função do 2º grau: o caso da 1ª série do ensino médio de uma escola federal. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES/. Lajeado/RS. 2018.

JUCÁ, A. M. Construções Geométricas no Ambiente Virtual de Ensino TeleMeios com Mediação na Sequência Fedathi. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceára. 2011.

LEONARDO, S. L. Conics and Graphs of Functions of One Variable. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro/RJ. 2015.

LEMOS JÚNIOR, J. A. S. Estudo de Funções Afins e Quadráticas com o auxílio do computador. Dissertação (Mestrado em Matemática em dede PROFMAT)) - Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande/PB. 2013.

MATOS, L. S. Compreensões sobre Derivada e Integral com o uso de um Caso On line: um estudo com alunos do terceiro ano do ensino médio. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora. 2013.

MISKULIN, R.G.S. et al. Identificação e Análise das Dimensões que Permeiam a Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Aulas de Matemática no Contexto da Formação dos Professores: Bolema, Rio Claro, v.19, nº 26, p. 103-123, 2006.

MELO, L. A. S. Dois jogos de linguagem: a informática e a matemática na aprendizagem de função quadrática. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará. 2013.

NICACIO, N. H. Uma Justificava da Validade do Teorema Fundamental da Álgebra para o Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2013.

PEREIRA, R. M. Uma Proposta para o Ensino da Matemática: abordagens conceituais por meio do GeoGebra. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) - Universidade do Grande Rio. 2015.

PINTO, S. R. Ações Cooperativas e Tecnologias Móveis: planejamento, prática e análise de uma sequência de atividades sobre funções reais na escola básica. Dissertação (Mestrado Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2020.

REIS, A. M. Uma Proposta Dinâmica para o Ensino de Função Afim a partir de Erros dos Alunos no Primeiro ano do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo/SP. 2011.

SILVA, G. M. Um estudo sobre o uso do GeoGebra na aprendizagem de geometria analítica no ensino médio. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos. São Carlos/SP. 2016.

SCANO, F. C. Função Afim: uma sequência didática envolvendo atividades com o GeoGebra. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Católica de São Paulo. São Paulo/SP. 2009.

SILVA, H. N. Estudo de função: uma proposta de reconstrução de atividades do Imagiciel mediadas pelo GeoGebra. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo/SP. 2017.

SANTANA, L. N. O uso do GeoGebra e Resoluções Visuais no Ensino de Matemática. Dissertação (Mestrado em Matemática (ProfMat)) - Universidade Federal do Tocantins. Palmas/TO. 2019.

SOUZA, H. T. Um estudo com professores do ensino médio sobre função modular por meio de resolução de problemas utilizando o software GeoGebra como estratégia pedagógica. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo/SP. 2013.

SANTOS, A. T. C. O Ensino da Função Logarítmica por meio de uma Sequência Didática ao Explorar suas Representações com o uso do Software GeoGebra. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo/SP. 2011.

SANTOS NETO, J. A. Uma Sequência Didática sobre Área e Perímetro Utilizando o Banco de Questões da OBMEP e o GeoGebra. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) - Universidade Federal de São Carlos. São Carlos/SP. 2018.

SANTOS, V. D. G. Esboço de gráficos nos ambientes papel e lápis e GeoGebra: funções afins e funções quadráticas. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Alagoas. Maceió/AL. 2014.

SANTOS, S. A. Ambiente Informatizado: para o aprofundamento da função quadrática por alunos da 2ª série do ensino médio. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.2009

SILVA, J. T. O uso Reconstrutivo do Erro na Aprendizagem de Simetria Axial: uma abordagem a partir de estratégias pedagógicas com uso de tecnologias. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo/SP. 2010.

XAVIER, J. F. Análise da Função Quadrática, com Ênfase em seus Coeficientes, via GeoGebra. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Goiás. Goiânia/GO. 2016.

ZANELLA, I. A. Diferentes representações na geometria euclidiana por meio do uso do GeoGebra: um estudo com futuros professores de matemática. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá/PR. 2018.

Published

2023-05-10

How to Cite

Leite, A. C. P., & Miola, A. F. de S. (2023). GeoGebra’s Contributions to the teaching of Functions: what some Brazilian researches reveal. Revista De Iniciação à Docência, 8(1), e11945, 1-18. https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11945