Experimentação no ensino de Física: enfoque no processo de ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11959Palavras-chave:
Aprendizagem, Experimento, Ensino de FísicaResumo
Delinear caminhos para endossar a qualidade na educação exige necessariamente pensar em meios eficazes de proporcionar maior diversidade nas estratégias pedagógicas que envolvem o processo de ensino e aprendizagem. Nessa direção, levando em consideração a pluralidade de estratégias que contribuem para a qualidade do ensino no âmbito educacional e tendo como pano de fundo o programa PIBID, este artigo tem como objetivo analisar o processo de ensino e aprendizagem da eletrostática no ensino de Física, por meio de um experimento de baixo custo realizado no PIBID. Esta pesquisa se caracteriza metodologicamente como qualitativa, utilizando questionários para coleta de dados. Para a análise dos dados, foram utilizados o referencial teórico que fundamenta esta pesquisa e as interpretações das respostas dos estudantes. Como uma das principais conclusões, a pesquisa revela que o experimento contribui para aproximar o ensino de Física das características do trabalho científico, além de promover a aquisição de conhecimento e a transformação das práticas dos professores e futuros professores.
Downloads
Referências
ABD-EL-KHALICK, Fouad; WATERS, Mindy; LE, An-Phong. Representations of Nature of Science in High School Chemistry Textbooks Over the Past Four Decades. Journal of Research in Science Teaching, v. 41, n. 8, p. 882–912, 2004.
BATISTA, Michel Corci; FUSINATO, Polônia Altoé; BLINI, Ricardo Brugnolle. Reflexões sobre a importância da experimentação no ensino de Física. Acta Scientiarum Human and Social Sciences, 31(1), p. 43-49, 2009.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BORGES, José Flávio Marcelino; GABRIEL, Melina Corrêa; SALEM, Raphael Euclides. Resistores não ôhmicos à base de água. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 267-276, 2006.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, DF, 2018.
BRASIL, Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep. Estudo exploratório sobre o professor brasileiro: com base nos resultados do censo escolar da educação básica 2007. Brasília: Inep, 2009.
BRITO, Luana Patrícia Silva de. Contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) à formação inicial de professores de Biologia na Universidade. IV Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco – EPEPE. Caruaru, PE. 2012.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Critérios estruturantes para o Ensino das Ciências. In: CARVALHO, A. M. P. (org). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006, p. 1-13.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
FERREIRA, Álex de Carvalho; SOUZA, Ester Maria de Figueiredo. Cotidiano e memória didática como estratégia no ensino de Física. Revista Práxis Educacional, Vitoria da Conquista-Bahia, v. 15, n. 35, p. 42-60, 2019.
FERREIRA, Álex de Carvalho; GUERRA, Adriana. A construção da identidade docente de licenciados em física e matemática: relatos sobre o processo formativo. Revista De Estudos Em Educação e Diversidade - REED, v. 1. n. 1, p. 83-96, 2020.
FERREIRA, Álex de Carvalho; FERREIRA, Lúcia Gracia. O ensino de Física e suas relações: o que dizem os licenciandos dessa área. Revista Ciência e Ideia, v. 12, n.1, p. 50-68, 2021.
FERREIRA, Álex de Carvalho. A dimensão do ensino-aprendizagem no ensino de física: interfaces com a escolha de estudantes do ensino médio. Journal of Research and Knowledge Spreading, v. 2, n. 1, p. 1-12, 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREITAS, Maria Luziana Costa de; FERREIRA, Leonardo Chaves; PEREIRA, Antonia Suele de Souza Alves. As Contribuições do Pibid Para a Formação Docente: uma análise a partir das práticas adotadas no ensino remoto emergencial. Revista de Iniciação à Docência, v. 7, n. 1, p. 77-93, 2022.
GARRIDO, Elsa. Sala de aula: espaço de construção do conhecimento para o aluno e de pesquisa e desenvolvimento profissional para o professor. In: CASTRO, A. D; CARVALHO, A. M. P. (Orgs.). Ensinar a Ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Cengage Learning, 2001, p. 125-141.
ISQUIERDO, Emerson Fernandes; BERGHAUSER, Neron Alípio Cortes. O uso do laboratório de física e a sua eficácia para o processo de ensino-aprendizagem. Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia, Medianeira, v. 8. n. 15, 2017.
LIBÂNEO, Jose Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
MOREIRA, Marco Antônio. O professor-pesquisador como instrumento de melhoria do ensino de ciências. Em Aberto. Brasília, ano 7, n. 40, 1988.
MOREIRA, Marco Antônio. Ensino de Física no Brasil: retrospectiva e perspectivas. Revista Brasileira do Ensino de Física, vol. 22, n. 1, p. 94-99, 2000.
NÓVOA, António. Profissão professor. Lisboa: Porto Editora, 1995.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antônio (coord.). Os Professores e a sua Formação. 3 ed. Lisboa (Portugal): Publicações Dom Quixote, p. 15-33, 1997.
OLIVEIRA, Teresa; FREIRE, Ana; CARVALHO, Carolina; AZEVEDO. Mário; FREIRE, Sofia; BAPTISTA, Mónica. Compreendendo a aprendizagem da linguagem científica na formação de professores de ciências. Educar, Curitiba, n. 34, p. 19-33, 2009.
RAMOS, Wallytha Santos; LEÃO, Marcelo Franco. Importância e contribuições dos programas institucionais de formação de professores na percepção dos licenciandos do IFMT. Revista Educação Pública, v. 23, n. 21, p. 1-10, 2023.
REIS JÚNIOR, Elival Martins dos; SILVA, Otto Henrique Martins da Silva. Atividades experimentais: uma estratégia para o ensino da física. Cadernos Intersaberes, vol. 1, n.2, p.38-56, 2013.
ROSA, Cleci Werner da; ROSA, Álvaro Becker da; GHIGGI, Caroline; DARROZ, Luiz Marcelo. Concepções epistemológicas dos docentes dos anos iniciais: um estudo envolvendo as atividades experimentais no Ensino de Ciências (Física). Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 3, p. 30-48, 2013.
RAUSCH, Rita Buzzi; JÜRGEN FRANTZ, Matheus. Contribuições do pibid à formação inicial de professores na compreensão de licenciandos bolsistas. Atos de Pesquisa em Educação, v. 8, n. 2, p. 620-641, 2013.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.