Experimentação no ensino de Física: enfoque no processo de ensino e aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11959

Palavras-chave:

Aprendizagem, Experimento, Ensino de Física

Resumo

Delinear caminhos para endossar a qualidade na educação exige necessariamente pensar em meios eficazes de proporcionar maior diversidade nas estratégias pedagógicas que envolvem o processo de ensino e aprendizagem. Nessa direção, levando em consideração a pluralidade de estratégias que contribuem para a qualidade do ensino no âmbito educacional e tendo como pano de fundo o programa PIBID, este artigo tem como objetivo analisar o processo de ensino e aprendizagem da eletrostática no ensino de Física, por meio de um experimento de baixo custo realizado no PIBID. Esta pesquisa se caracteriza metodologicamente como qualitativa, utilizando questionários para coleta de dados. Para a análise dos dados, foram utilizados o referencial teórico que fundamenta esta pesquisa e as interpretações das respostas dos estudantes. Como uma das principais conclusões, a pesquisa revela que o experimento contribui para aproximar o ensino de Física das características do trabalho científico, além de promover a aquisição de conhecimento e a transformação das práticas dos professores e futuros professores.

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Biografia do Autor

Álex de Carvalho Ferreira, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4618-164X. Contato de e-mail: aledcferreira@hotmail.com.

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Publicado

2023-07-19

Como Citar

Ferreira, Álex de C. (2023). Experimentação no ensino de Física: enfoque no processo de ensino e aprendizagem. Revista De Iniciação à Docência, 8(1), e11959, 1-16. https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11959