Análise discursiva das percepções de licenciandos em Pedagogia sobre a construção de letramento acadêmico-científico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12202

Palavras-chave:

Práticas de letramento, Letramento acadêmico-científico, Pedagogia

Resumo

Estudos sobre práticas de letramento acadêmico no ensino superior têm demonstrado que há uma concepção de que tais processos se manifestam de forma complexa, tanto na escrita e leitura quanto na oralidade (MUSSIO, 2017; FIAD, 2011; MOTTA-ROTH, 2010; FISCHER, 2010), exigindo um olhar mais atento no que diz respeito às formas de recepção e produção dos textos acadêmico-científicos. Diante desse cenário, nosso objetivo de pesquisa foi analisar as percepções dos licenciandos de Pedagogia de uma instituição de ensino superior estadual mineira acerca das suas vivências nas práticas de letramento acadêmico-científicos. Como metodologia, fizemos um questionário individual para os ingressantes no curso e os licenciandos do último período, com 12 questões. Para este trabalho, selecionamos 4 questões discursivas, que apresentaram justificativas e comentários dos licenciandos sobre suas experiências com esse tipo de letramento. Como metodologia de análise, utilizamos os pressupostos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2007). Os resultados demonstraram que há necessidade de uma mediação mais aprofundada por parte dos professores do ensino superior, para que as práticas de letramento acadêmico-científico sejam mobilizadas não somente em momentos esparsos do curso ou para grupos específicos, mas façam parte da cultura acadêmica de forma mais proveitosa e sejam verdadeiramente ensinadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dedilene Alves de Jesus Oliveira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Língua Portuguesa/Letras Vernáculas (UFRJ); Professora do Departamento de Fundamentos e Metodologias da Educação – UEMG/Barbacena; dedilene@yahoo.com.br; https://orcid.org/0000-0002-0380-3146

Paulo César Ribeiro Júnior, Universidade Federal de Lavras

Pedagogo no Espaço NeuroVida em Barbacena. Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Pós Graduando em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica pela FACIMIG. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), onde atuou como voluntário no Projeto de Extensão: Práticas educativas de nivelamento na alfabetização: trabalhando os diversos letramentos, bolsista voluntário do Laboratório de Estudo e Pesquisa sobre as Relações Étnico-raciais (LEPER) e integrante do grupo de pesquisa sobre Pedagogia Hospitalar. Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PiBid) e como membro presidente do Centro Acadêmico. Atuou como Monitor de Apoio no Atendimento Educacional Especializado, na E.M Jovelino Jacinto Furtado em Barbacena. Professor de Musicalização pela Sociedade de Cultura de Barbacena. Atuou como professor de musicalização no Instituto Olhar Down. Área de interesse em pesquisa: Alfabetização e Letramento, Educação Inclusiva.

Referências

BOTELHO, Laura; SILVA, Leonardo. Letramentos acadêmicos: as “dimensões escondidas” em práticas de leitura. Veredas – Revista de Estudos Linguísticos, v.26, n.1, 2022

COSSON, Rildo. Letramento Literário: uma localização necessária. LETRAS & LETRAS. v. 31, n. 3, jul./dez. 2015.

FISCHER, Adriana; PELANDRÉ, Nilcéa Lemos. Letramento acadêmico e a construção de sentidos nas leituras de um gênero. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, 569-599, jul./dez. 2010.

KOMESU, Fabiana Cristina; FISCHER, Adriana. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Filologia e Linguística Portuguesa, v. 16, n. 2, p. 477-493, 2014.

MARTINS, Ronei Ximenes. Metodologia da pesquisa científica: reflexões e experiências investigativas na educação. Lavras: Ed. UFLA, 2022.

MOTTA-ROTH, Desireé. Desenvolvimento do letramento acadêmico por engajamento em práticas sociais na universidade. In: VIAN JR., O.; CALTABIANO, C. (orgs.) Lingua(gem) e suas múltiplas faces: estudos em homenagem a Leila Barbara. Campinas: Mercado das Letras, 2013.

MUSSIO, Simone Cristina. A escrita na universidade: reflexões sobre os tipos de letramento e o discurso acadêmico-científico atual. Ideação, v. 19, n. 1, p. 57-80, 2018.

OLIVEIRA, Luís Carlos; MAGALHÃES, Tânia Guedes. Uma análise do Fundo de Apoio à Pesquisa em Educação Básica (FAPEB) na perspectiva do letramento científico. Revista Interfaces, v. 13, n. 2, p. 209-227, 2022.

SANTOS, José da Silva; REAL, Giselle Cristina Martins. A evasão na educação superior: o estado da arte das pesquisas no Brasil a partir de 1990. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Campinas, v. 22, p. 385-402, 2017.

STREET, Brian. Dimensões “escondidas” na escrita de artigos acadêmicos. Tradução: Armando Silveiro e Adriana Fischer. Perspectiva, v. 8, n. 2, p. 541-567, 2010.

STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.

Downloads

Publicado

2023-05-12

Como Citar

Oliveira, D. A. de J., & Ribeiro Júnior, P. C. (2023). Análise discursiva das percepções de licenciandos em Pedagogia sobre a construção de letramento acadêmico-científico. Revista De Iniciação à Docência, 8(1), e12202, 1-14. https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12202