Análise discursiva das percepções de licenciandos em Pedagogia sobre a construção de letramento acadêmico-científico
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12202Palavras-chave:
Práticas de letramento, Letramento acadêmico-científico, PedagogiaResumo
Estudos sobre práticas de letramento acadêmico no ensino superior têm demonstrado que há uma concepção de que tais processos se manifestam de forma complexa, tanto na escrita e leitura quanto na oralidade (MUSSIO, 2017; FIAD, 2011; MOTTA-ROTH, 2010; FISCHER, 2010), exigindo um olhar mais atento no que diz respeito às formas de recepção e produção dos textos acadêmico-científicos. Diante desse cenário, nosso objetivo de pesquisa foi analisar as percepções dos licenciandos de Pedagogia de uma instituição de ensino superior estadual mineira acerca das suas vivências nas práticas de letramento acadêmico-científicos. Como metodologia, fizemos um questionário individual para os ingressantes no curso e os licenciandos do último período, com 12 questões. Para este trabalho, selecionamos 4 questões discursivas, que apresentaram justificativas e comentários dos licenciandos sobre suas experiências com esse tipo de letramento. Como metodologia de análise, utilizamos os pressupostos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2007). Os resultados demonstraram que há necessidade de uma mediação mais aprofundada por parte dos professores do ensino superior, para que as práticas de letramento acadêmico-científico sejam mobilizadas não somente em momentos esparsos do curso ou para grupos específicos, mas façam parte da cultura acadêmica de forma mais proveitosa e sejam verdadeiramente ensinadas.
Downloads
Referências
BOTELHO, Laura; SILVA, Leonardo. Letramentos acadêmicos: as “dimensões escondidas” em práticas de leitura. Veredas – Revista de Estudos Linguísticos, v.26, n.1, 2022
COSSON, Rildo. Letramento Literário: uma localização necessária. LETRAS & LETRAS. v. 31, n. 3, jul./dez. 2015.
FISCHER, Adriana; PELANDRÉ, Nilcéa Lemos. Letramento acadêmico e a construção de sentidos nas leituras de um gênero. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, 569-599, jul./dez. 2010.
KOMESU, Fabiana Cristina; FISCHER, Adriana. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Filologia e Linguística Portuguesa, v. 16, n. 2, p. 477-493, 2014.
MARTINS, Ronei Ximenes. Metodologia da pesquisa científica: reflexões e experiências investigativas na educação. Lavras: Ed. UFLA, 2022.
MOTTA-ROTH, Desireé. Desenvolvimento do letramento acadêmico por engajamento em práticas sociais na universidade. In: VIAN JR., O.; CALTABIANO, C. (orgs.) Lingua(gem) e suas múltiplas faces: estudos em homenagem a Leila Barbara. Campinas: Mercado das Letras, 2013.
MUSSIO, Simone Cristina. A escrita na universidade: reflexões sobre os tipos de letramento e o discurso acadêmico-científico atual. Ideação, v. 19, n. 1, p. 57-80, 2018.
OLIVEIRA, Luís Carlos; MAGALHÃES, Tânia Guedes. Uma análise do Fundo de Apoio à Pesquisa em Educação Básica (FAPEB) na perspectiva do letramento científico. Revista Interfaces, v. 13, n. 2, p. 209-227, 2022.
SANTOS, José da Silva; REAL, Giselle Cristina Martins. A evasão na educação superior: o estado da arte das pesquisas no Brasil a partir de 1990. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Campinas, v. 22, p. 385-402, 2017.
STREET, Brian. Dimensões “escondidas” na escrita de artigos acadêmicos. Tradução: Armando Silveiro e Adriana Fischer. Perspectiva, v. 8, n. 2, p. 541-567, 2010.
STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.