Residência pedagógica: a prática das observações realizadas de forma remota e sua importância na formação de professores de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12346

Palavras-chave:

residentes, observações, conteúdos químicos, ensino remoto, TIC’s

Resumo

Devido à pandemia da covid-19, as atividades da segunda edição do Programa de Residência Pedagógica (PRP) ocorreram de forma remota. Atentos a esse cenário, objetivamos neste artigo relatar as observações realizadas de forma remota do PRP subprojeto da Química do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A escola vinculada a esse subprojeto está localizada na cidade de Areia – PB e as observações foram desenvolvidas nas turmas do Ensino Médio. A partir dessa experiência, pode-se afirmar que a tecnologia manteve a educação viva durante o período de pandemia, sendo o elo entre docentes e discentes, e todo o corpo educacional, tornando possível o ensino remoto. Assim, embora tenham ocorrido diversos empecilhos, prevaleceram a adaptação e a reinvenção da educação. Entretanto, infelizmente, esse momento evidenciou ainda mais as desigualdades sociais e econômicas em nossa região, visto que muitos alunos não podiam participar das atividades síncronas, devido à falta de recursos como internet, celulares e computadores. Ademais, podemos afirmar que esse momento foi extremamente importante para nossa formação docente, principalmente no que diz respeito ao uso de tecnologias, tendo em vista que passamos a conhecer diversos aplicativos e plataformas, os quais serão utilizados em nossas regências.

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Biografia do Autor

Jarline dos Santos Cardoso , Universidade Federal da Paraíba

Graduanda do curso de Licenciatura em Química do Centro do Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Areia - PB. Ao longo da graduação já participou do PIBID, PROLICEN, PROBEX e PRP. E-mail: jarline.cardoso2@academico.ufpb.br

Andressa da Cunha Soares, Universidade Federal da Paraíba

Graduada nos cursos de Bacharelado em Química (2019) e Licenciatura em Química (2022) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus II – Areia - PB. E-mail: andressa_bbgt@hotmail.com

Erika Wilma de Paiva Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Licenciatura em Química pela Universidade Federal da Paraíba – Centro de Ciências Agrárias - Campus II, Areia-PB. Durante a graduação participou dos Programas PIBID e Residência Pedagógica. E-mail: ewpr@academico.ufpb.br

Rodolfo André dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual da Paraíba e mestrando em Química Teórica e Computacional pela mesma instituição. Professor efetivo do estado da Paraíba e preceptor do Programa Residência Pedagógica. E-mail: Rodolfo.andre.santos@aluno.uepb.edu.br

Kalline de Almeida Alves Carneiro, Instituto Nacional do Semiarido

Doutora em Ciência do Solo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Pesquisadora PCI-DB do Instituto Nacional do Semiárido (INSA). E-mail: kallinequimica2014@gmail.com

Maria Betania Hermenegildo dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Química Analítica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Química Industrial e Licenciatura em Química pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Docente Associada do Centro do Ciências Agrárias/UFPB. E-mail: mbetaniahs@gmail.com

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Publicado

2023-07-04

Como Citar

Cardoso , J. dos S., Soares, A. da C., Rodrigues, E. W. de P., Santos, R. A. dos, Carneiro, K. de A. A., & Santos, M. B. H. dos. (2023). Residência pedagógica: a prática das observações realizadas de forma remota e sua importância na formação de professores de Química . Revista De Iniciação à Docência, 8(1), e12346, 1-17. https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12346