Residência pedagógica: a prática das observações realizadas de forma remota e sua importância na formação de professores de Química
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12346Palavras-chave:
residentes, observações, conteúdos químicos, ensino remoto, TIC’sResumo
Devido à pandemia da covid-19, as atividades da segunda edição do Programa de Residência Pedagógica (PRP) ocorreram de forma remota. Atentos a esse cenário, objetivamos neste artigo relatar as observações realizadas de forma remota do PRP subprojeto da Química do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A escola vinculada a esse subprojeto está localizada na cidade de Areia – PB e as observações foram desenvolvidas nas turmas do Ensino Médio. A partir dessa experiência, pode-se afirmar que a tecnologia manteve a educação viva durante o período de pandemia, sendo o elo entre docentes e discentes, e todo o corpo educacional, tornando possível o ensino remoto. Assim, embora tenham ocorrido diversos empecilhos, prevaleceram a adaptação e a reinvenção da educação. Entretanto, infelizmente, esse momento evidenciou ainda mais as desigualdades sociais e econômicas em nossa região, visto que muitos alunos não podiam participar das atividades síncronas, devido à falta de recursos como internet, celulares e computadores. Ademais, podemos afirmar que esse momento foi extremamente importante para nossa formação docente, principalmente no que diz respeito ao uso de tecnologias, tendo em vista que passamos a conhecer diversos aplicativos e plataformas, os quais serão utilizados em nossas regências.
Downloads
Referências
ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas-Educação, Aracaju, v. 8, n. 3, p. 348-365, 2020. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365.
BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre; NORONHA, Claudianny Amorim. O Estágio Supervisionado para Formação de Professores: orientações para o estagiário. Natal: SEDIS, 2008.
BATISTA, Jaqueline de Souza. Caminhos pedagógicos (re)desenhados pelos professores de química durante o ensino remoto: foi possível a utilização de atividades experimentais? 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Federal da Paraíba, Areia, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/23431/1/JSB14072022-MQ068.pdf. Acesso em: 25 mar. 2023.
BITENCOURT, Aretusa de Oliveira; NASCIMENTO, Jadson Santos; SILVA, Maria Gabriela Campos da; SILVA, Emanuela Cardoso; MATOS, Ricardo. Tecnologias digitais: heranças positivas e novos caminhos de aprendizagem no pós-pandemia. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, [S. l.], v. 3, n. 8, p. 1-19, 2022. DOI: 10.22481/reed.v3i8.10906.
BRASIL. Decreto n.º 7616. Dispõe sobre a declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional - ESPIN e institui a Força Nacional do Sistema Único de Saúde - FN-SUS. Lex: Coletânea de Legislação e Jurisprudência, Distrito Federal, 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7616.htm. Acesso em: 17 fev. 2023.
BRASIL. Portaria n.º 188, de 3 de fevereiro de 2020. Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Coletânea de Legislação e Jurisprudência, Distrito Federal, 2020a. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-de-fevereiro-de-2020-241408388. Acesso em: 17 fev. 2023.
BRASIL. Portaria n.º 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. D. O. U. 18 mar. 2020b. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 17 fev. 2023.
CAPES. Portaria n.º 38, de 28 de fevereiro de 2018. Institui o Programa Residência Pedagógica. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/guest/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/4912357/do1-2018-03-01-portaria-n-38-de-28-de-fevereiro-de-2018-4912353. Acesso em: 17 fev. 2023.
CORRÊA, João Nazareno Pantoja; BRANDEMBERG, João Cláudio. Tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de matemática em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 8, n. 22, p. 34-54, 2021. https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i22.4176
COSTA, Sayonara Salvador Cabral da; MOREIRA, Marco Antônio. A Resolução de Problemas como um tipo especial de Aprendizagem Significativa. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Porto Alegre, v.18, n.3; p.263-277. 2001. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6663/19038. Acesso em: 25 mar. 2023.
CRUZ, Thimóteo Pereira. O olhar do professor reflexivo sobre o fracasso escolar. Revista de Educação, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas, Goiânia, v. 3, n. 1, p. 51- 62, 2011. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/article/view/2864. Acesso em: 25 mar. 2023.
FRANTZ, Lori Mari; MALDANER, Maridalva Bonfanti. Estágio Curricular Supervisionado. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.
FREITAS, Mônica Cavalcante de; FREITAS, Bruno Miranda de; ALMEIDA, Danusa Mendes. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 2, p.1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4540. Acesso em: 25 mar. 2023.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
GOVERNO DA PARAÍBA. Portaria SEECT n.º 418, de 17 de abril de 2020. Secretaria de Educação anuncia Regime Especial de Ensino para a Rede Estadual durante a pandemia. 2020. Disponível em: https://pbeduca.see.pb.gov.br/guias-de-orienta%C3%A7%C3%A3o/normativas-federal-e-estadual. Acesso em: 17 fev. 2023.
HODGES, Charles; MOORE, Stephanie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrey; BOND, Aaron. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review. Friday, March 27, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 15 fev. 2023.
IBGE, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. 2018. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101705_informativo.pdf. Acesso em: 25 mar. 2023
LEITE, Bruno Silva. Aplicativos para aprendizagem móvel no ensino de química. Ciências em Foco, Campinas, v. 13, p. e020013, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/14710/9697. Acesso em: 25 mar. 2023
LEITE, Bruno Silva. Tecnologias no ensino de química: passado, presente e futuro. Scientia Naturalis, Rio Branco, v. 1, n. 3, p. 326-340, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SciNat/article/view/2570. Acesso em: 25 mar. 2023.
LEITE, Bruno Silva. Tecnologias no ensino de química: teoria e prática na formação docente. 1 ed. Curitiba: Appris, 2015.
MEZACASA, Bruna Klauck; KURZ, Débora Luana; BEDIN, Everton. O uso da sequência didática no ensino de Química: um caso específico no estágio supervisionado. Revista Debates em Ensino de Química, Recife, v. 6, n. 2, 2020. Disponível em: https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/3247. Acesso em: 25 mar. 2023.
MORETTI, Andressa Algayer da Silva; BAPTISTONE, Gabriel Ferreira.; TOYAMA, Karla Suzi Furutani.; FIGUEIREDO, Márcia Camilo. Programa de residência pedagógica: narrativas formativas compartilhadas por discentes de licenciatura em Química. Temas & Matizes, Cascavel, v. 15, n. 26. Jan/dez. 2021. https://doi.org/10.48075/rtm.v15i26.26386.
NUNES, Amisson dos Santos; ADORNI, Dulcinéia da Silva. O ensino de química nas escolas da rede pública de ensino fundamental e médio do município de Itapetinga-BA: O olhar dos alunos. In: ENCONTRO DIALÓGICO TRANSDISCIPLINAR, 2010, Vitória da Conquista. Anais [...]. Vitória da Conquisra: Educação e conhecimento científico, 2010. Disponível em: https://docplayer.com.br/67924108-O-ensino-de-quimica-nas-escolas-da-rede-publica-de-ensino-fundamental-e-medio-do-municipio-de-itapetinga-ba-o-olhar-dos-alunos.html. Acesso em: 25 mar. 2023.
PACHECO, Lucas Carvalho; SAUERWEIN, Inés Prieto Schmidt. Contribuições e possibilidades da Residência Pedagógica para a formação inicial de professores de Física: um relato de experiência. Revista de Iniciação à Docência, Bahia, v. 7, n. 2, 2022. https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i2.10917.
PEREIRA, Darlysson Santos; PEREIRA, Daianne Maiara Santos; EVANGELISTA, Jean Lucio Santos. O ensinar se adaptando à nova realidade em tempos de pandemia. Revista Semiárido De Visu, Petrolina, v. 10, n. 1, p. 63-73, 2022. DOI: 10.31416/rsdv.v10i1.28
PESCE, Marly Krüger de; ULBRICH, Raquel Terezinha. O ensino remoto e as tecnologias digitais na perspectiva do professor do ensino médio. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, v. 12, n. 27, p. 155-174, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1580/1156. Acesso em: 08 mai. 2023.
REIS, Saulo Gabriel. A importância da observação das aulas no processo de formação docente. In: MARTINS, Vicente de Paula da Silva (org). Atividades de estágio em língua portuguesa: relatos de experiências dos residentes de Letras no Programa de Residência Pedagógica (PRP). São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. 234p. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/2022/wp-content/uploads/2022/01/ebookvicente-1.pdf. Acesso em: 25 mar. 2023.
ROSA, Jeâni Kelle Landre; WEIGERT, Célia; SOUZA Ana Cristina Gonçalves de Abreu. Formação docente: reflexões sobre o estágio curricular. Ciência & Educação, Bauru, v.18, n.3, p.675-688, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/5M6rMNfLymsDS5xkqSzmghN/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 mar. 2023.
SERAFINI, Óscar; PACHECO, José Augusto. A observação como elemento regulador da tomada de decisões: a proposta de um instrumento. Revista Portuguesa de Educação, Minho, v.3, n2, p.1- 19, 1990. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/459/1/1990%2c3%282%29%2c1-20%28OscarSerafini%26JoseAPacheco%29.pdf. Acesso em: 25 mar. 2023.
SILVA, Rejane Maria Ghisolfi; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Estágios curriculares supervisionados de ensino: partilhando experiências formativas, EntreVer - Revista das Licenciaturas, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 116-136, 2011. Disponível em: https://www.academia.edu/31491320/Est%C3%A1gios_curriculares_supervisionados_de_ensino_partilhando_experi%C3%AAncias_formativas. Acesso em: 25 mar. 2023.
SILVIA, Ayuso. Coronavírus exacerbou desigualdades educacionais no mundo. 2020. Disponível em: https://brasil.elpais.com/sociedade/2020-06-23/coronavirus-exacerbou-desigualdades-educacionais-no-mundo.html. Acesso em: 19 fev. 2023
SOUSA, Thaiane Freitas Brito de; ARAÚJO, Jéssica Mayara Vieira de; GUEDES, Ana Karolina Vieira de Lima; NASCIMENTO Maria Helena Monteiro do; SANTOS, Keliana Dantas. Aulas em tempos de pandemia: um relato de experiência no curso de Licenciatura em Química do IFPB. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DAS LICENCIATURAS, 7., Recife, Anais [...]. Recife: Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. https://doi.org/10.31692/2358-9728.VIICOINTERPDVL.0283.
SOUZA, Andreza Gomes de. “Só tinha um celular para quatro pessoas”: refletindo o ensino remoto em química junto a alunos do ensino médio. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Federal da Paraíba, Areia, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26226/1/AGS08022023-MQ074.pdf. Acesso em: 25 mar. 2023.
SOUZA, Dominique Guimarães de; MIRANDA, Jean Carlos. Desafios da implementação do ensino remoto. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, ano II, v. 4, n. 11, Boa Vista, 2020. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/38/34. Acesso em: 28 mar. 2023.
SOUZA, Ester Maria de Figueiredo; FERREIRA, Lúcia Gracia. Ensino Remoto Emergencial e o Estágio Supervisionado nos Cursos de Licenciatura no Cenário da Pandemia Covid 19. Rev. Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 13, n. 32, e-14290, Bahia, 2020. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14290.
SOUZA, Luzia Maria de; SOUZA, Pedro Ramon Pinheiro de. Educação e novas tecnologias pós-pandemia. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 8, n. 9, p. 61580-61596, 2022. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n9-078.
TOLEDO, Bruno de Souza; CARDOSO, Ana Maria Pereira. O Uso de Softwares na Educação, Brazilian Journal of Development, Paraná, v. 6, n. 1, 2020. https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-147.
UFPB - Universidade Federal da Paraíba. Portaria Nº090/GR/REITORIA/UFPB. João Pessoa: UFPB, 2020a. Disponível em: http://www.prpg.ufpb.br/prpg/contents/downloads/Portaria_090_GR_Reitoria_UFPB.pdf/view. Acesso em: 15 fev. 2023.
UTSUMI, Luciana Miyuki Sado. É possível formar professores reflexivos que possam situar-se em níveis da realidade escolar? Academos: revista eletrônica da FIA, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 69-77, 2006.
VIEIRA, Letícia; RICCI, Maike Cristine Kertzschmar. A educação em tempos de pandemia: soluções emergenciais pelo mundo. Observatório do ensino médio em Santa Catarina, editorial de abril/2020. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/udesc/id_cpmenu/7432/EDITORIAL_DE_ABRIL___Let_cia_Vieira_e_Maike_Ricci_final_15882101662453_7432.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.
WAN, Yushun; SHANG, Jian; GRAHAM, Rachel; BARIC, Ralph; LI, Fang. Receptor Recognition by the Novel Coronavirus from Wuhan: an Analysis Based on Decade-Long Structural Studies of SARS Coronavirus. Journal of Virology, v. 94, n. 7, p. e00127-20, mar. 2020. Disponível em: https://journals.asm.org/doi/epub/10.1128/JVI.00127-20. Acesso em: 25 mar. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.