A importância da leitura, da escrita e da oralidade no plano de aula de FLE: contribuições para a formação inicial e o letramento docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12575

Palavras-chave:

Ensino de Francês, Língua Estrangeira, Oralidade, Letramento docente, Formação inicial, Plano de aula

Resumo

Através deste ensaio teórico, promovemos uma reflexão acerca do fazer docente do professor de Francês Língua Estrangeira (FLE), enfocando a formação inicial e o letramento docente, propondo um modelo de plano de aula ajustável aos variados temas ministrados na sala de aula da Educação Básica destacando oralidade, leitura e escrita. Baseando-se na experiência com a formação inicial do professor, concentramos esforços na importância da elaboração dos planos de aula, identificando o lugar da leitura, da escrita e da oralidade, focando no processo de ensino e aprendizagem da língua francesa e, portanto, tratando do plano de aula, sua relevância e composição, visando a sala de aula e a prática docente de FLE.  Desenvolvemos uma pesquisa de caráter etnográfico, uma vez que nos respaldamos em nossa prática de ensino em estágio supervisionado, observando os planos de aula e verificando a necessidade de melhor direcionar os estudantes, referenciando-nos em Anecleto e Miranda (2016), Libâneo (2006), Reichmann (2012), Vian Jr. e Rojo (2020), dentre outros. Sendo assim, verificamos que podemos adaptar o plano de aula às particularidades de cada turma, ampliar, refletir e problematizar as possibilidades de elaboração do plano e, deste modo, contribuir para a formação inicial e continuada do docente de FLE.

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Biografia do Autor

Priscilla Barbosa de Oliveira Melo, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professora de Prática de Ensino e de Língua Francesa do Departamento de Educação da UEFS e Professora de Língua Portuguesa - SEMED - Lauro de Freitas, BA. Doutoranda em Estudos Linguísticos - PPGEL - UEFS e Mestra em Ciências da Educação - UMa, Portugal. Pesquisadora do GEPLET UEFS.

Liviane Gomes Ataíde Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana

 Professora Assistente de Língua Francesa do Departamento de Letras e Artes da UEFS. Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos - UEFS. Mestra e Especialista em Estudos Linguísticos - UEFS. Área de atuação: Língua estrangeira moderna (Francês).

Ady Sá Teles Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professora Assistente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Doutora em Educação - UNINI - México.  Mestra em Literatura e Diversidade Cultural - UEFS. Especialista em Língua Portuguesa - UEFS. Área de atuação: Prática de Ensino.

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Publicado

2023-08-22

Como Citar

Melo, P. B. de O., Santana, L. G. A., & Santana, A. S. T. (2023). A importância da leitura, da escrita e da oralidade no plano de aula de FLE: contribuições para a formação inicial e o letramento docente. Revista De Iniciação à Docência, 8(1), e12575, 1-19. https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12575