Atividades Experimentais no ensino da Matemática mediadas pela prática docente e nas perspectivas vygotskiana, piagetiana e ausubeliana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12608

Palavras-chave:

Experimentação Matemática, Teorias da Aprendizagem, Lev S. Vygotsky, Jean W. F. Piaget, David P. Ausubel

Resumo

Destacando a importância do uso da linguagem e organização do pensamento para uma aprendizagem com significado na experimentação matemática da Educação Básica, as Teorias de Aprendizagem constituem-se em um exímio orientador metodológico no ensino e aprendizado de Matemática. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é realizar um estudo sobre Teorias de Aprendizagem, com um olhar voltado para atividades experimentais em Matemática com base em Vygotsky, Piaget e Ausubel, e analisar como tais processos de construção do conhecimento podem ser aplicadas ao ensino de Matemática aliados a prática docente, promovendo uma investigação reflexiva sobre conhecimentos cognitivos, experimentação matemática, habilidades e desenvolvimento humano e aprendizagem significativa. Assim sendo, a metodologia utilizada estruturou-se por meio de levantamentos bibliográficos e exploratórios, construindo uma análise teórica sobre experimentação no ensino de Matemática. Elencando esses recursos a uma contextualização com a educação matemática contemporânea, verificou-se que situações investigativas e exploratórias da aprendizagem, seguidas do papel da linguagem e organização do pensamento e interação social ao viés dos significados e sentidos na experimentação podem contribuir para um aprendizado mais efetivo e uma compreensão mais significativa da matemática.

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Biografia do Autor

Adriane Beatriz Liscano Janisch, Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul

Professora da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. Mestranda pelo PPG em Ensino de Ciências Exatas - Bolsista FAPERGS CAPES/BRASIL. Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas com ênfase em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Atuou como bolsista pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - (FAPERS) pelo projeto de extensão e pesquisa Incentivando Potenciais em Matemática no Ensino Básico. Foi bolsista do grupo PET- Conexões de Saberes do Campus FURG-SAP. Atuou como bolsista do Programa Residência Pedagógica

Karin Ritter Jelinek, Universidade Federal do Rio Grande

Pós-Doutora em Ciências e Matemática pela Universidade Eduardo Mondlane/Moçambique. Doutora em Educação pela UFRGS. Professora do PPG em Ensino de Ciências Exatas da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

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Publicado

2023-08-22

Como Citar

Janisch, A. B. L., & Jelinek, K. R. (2023). Atividades Experimentais no ensino da Matemática mediadas pela prática docente e nas perspectivas vygotskiana, piagetiana e ausubeliana. Revista De Iniciação à Docência, 8(1), e12608, 1-15. https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12608