Significações dos Residentes de Física acerca da primeira experiência com o Programa de Residência Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12713

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino de Física, Residência Pedagógica

Resumo

Esse estudo analisou as concepções dos residentes de Física da Universidade Federal de Alagoas acerca das vivências desenvolvidas no contexto do Programa de Residência Pedagógica (PRP), implementado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, em 2018 em uma escola de turno regular e duas de tempo integral. Trata-se de um estudo de caso de natureza quanti-qualitativa. O instrumento de coleta de dados, elaborado no Google Formulários, foi estruturado com três questões fechadas e nove abertas, encaminhado para os 30 residentes, dos quais  retornaram 26 respostas. Essas foram analisadas à luz da estatística descritiva e da análise textual discursiva. Como resultados foram produzidos dois metatextos. O primeiro enfocou as contribuições do PRP para o fortalecimento da identidade docente dos residentes por meio dos pilares da formação pela pesquisa e da relação teoria e prática. O segundo metatexto enfocou as dificuldades enfrentadas pelos residentes frente à burocracia, à inflexibilidade e aos entraves do financiamento do PRP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanderson Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

É licenciado em Física (UFAL/2008) com Iniciação Científica no campo do Ensino de Ciências mediado por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (PIBIC/CNPq - Ciclo 2007-2008). Possui Mestrado (UFAL/2010) e Doutorado em Educação (UFAL/2016) com pesquisas enfocadas na integração das TDIC ao Ensino de Ciências e na Formação de Professores/as de Física mediada por Interfaces da Internet. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (2020/UFS - PNPD/CAPES), com estudo netnográfico acerca dos desafios das mulheres negras brasileiras se constituirem cientistas e de suas lutas para ascenderem às Bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq (CA - Educação). É professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca e professor permanente dos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGE/CEDU/UFAL); em Ensino e Formação de professores (PPGEFOP/ Campus Arapiraca/ UFAL) e do Doutorado da Rede Nordeste de Pós-graduação em Ensino (RENOEN - Polo UFAL). É professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/CEDU/UFAL). É líder do Grupo de Pesquisa "Educação em Ciências e Tecnologias Afro-Latino-Americanas" (GP-ECITALAS/CNPq - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/357670). É membro da Red Ecuatoriana de Investigación Científica Inclusiva Multidisciplinar (REICIM - https://reicim.blogspot.com/). Na graduação, trabalha desde 2009 com a orientação de Estágio Supervisionado, sobremaneira nos cursos de formação de professores de Física. Na pós-graduação, tem se concentrado em estudos teórico-metodológicos focados nos processos formativos baseados no desenvolvimento científico e tecnológico afro-latino-americano; bem como na análise e no desenvolvimento de possibilidades teórico-metodológicas de Ensino de Ciências afrocentradas e/ou emergentes da cultura dos povos originários da América Latina. No campo da extensão universitária têm produzido iniciativas no formato de intervenções sociais que buscam disseminar os conhecimentos produzidos dentro do GP-ECITALAS/CNPq.

Referências

ALVES, T. N.; CARDOSO, G. S.; SILVA, I. P. Projetos com interfaces da Web 2.0 no Programa de Residência Pedagógica de Física da Universidade Federal de Alagoas. Revista EDaPECI, v. 20, p. 58-67, 2020. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/13680 Acesso em: 22 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.29276/redapeci.2020.20.213680.58-67

BARBOSA, J. I. L.; FIREMAN, E. C.; SERRA, K. C. A Formação do professor de Física na UFAL: as intenções e preocupações dos egressos. In: XVII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, São Luiz - Maranhão. Anais... São Luiz-MA, 2007.

CAPES. Edital nº 06/2018, Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. Brasília: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2018a.

CAPES. Ofício Circular nº 5/2018-CAL/CGDOC/DEB/CAPES. Substituição de participantes do Programa Residência Pedagógica na Plataforma Freire, 2018b.

COSTA, M. S. et al. Criação e validação do blog “Física Básica”: um produto educacional emergente do Programa de Residência Pedagógica. Paidéi@, v. 12, p. 81-92, 2020. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1119 Acesso em: 22 set. 2020.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2018.

GANDIN, D. Planejamento participativo na escola. Rio de Janeiro: Edições Loyola, 2002.

LIMA, M. S. L.; PIMENTA, S. G. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2018.

LOCATELLI, C.; DINIZ-PEREIRA, J. E. Quem são os atuais estudantes das licenciaturas no Brasil? Perfil socioeconômico e relação com o magistério. Cadernos de Pesquisa, v. 26, n. 3, p. 225-243, 2019. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12767 Acesso em: 22 set. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v26n3p225-243

MERCADO, L. P. L.; REGO, A. P. M. Auroria e Propriedade Intelectual. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. (Org.). Ética e Pesquisa em Educação: subsídios Volume 3. 1ed.Rio de Janeiro: ANPED, 2023, v. 3, p. 49-62

MERCADO, L. P. L. Plágio e Autoplágio. Ética e Pesquisa em Educação: subsídios. 1ed.Rio de Janeiro: Anped, 2019, v. 1, p. 154-165.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação (Bauru), v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v9n2/04.pdf Acesso em: 22 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva: processo constitutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, São Paulo, v.12, n.1, abr. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v12n1/08.pdf Acesso em: 22 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132006000100009

NUNES, E. T. As potencialidades da experimentação através da videoanálise para o ensino de Física no ensino médio por meio do Software Tracker. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Alagoas, 2020. Disponível em: https://cedu.ufal.br/pos-graduacao/mestrado-em-ensino-de-ciencias-e-matematica/documentos/dissertacoes-defendidas-1/2017-2020/2020/dissertacao-emanuelly-versao-final.pdf/view Acesso em: 22 set. 2020.

PEREIRA, J. C. Análise de dados qualitativos: estratégias metodológicas para as ciências da saúde, humanas e sociais. 3ª ed. São Paulo: EdUSP, 2004

RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LÚCIO, M. P. Metodologia de Pesquisa. 5 ed. Porto Alegre: Penso, 2013

SANTOS, Bianca Martins et al. Reflexões quanto às motivações dos alunos da licenciatura em física da UFAC para participar dos programas: PIBID e Residência Pedagógica. Formação@ docente, v. 12, n. 1, p. 187-202, 2020.

SILVA, I. P. et al. Relação teoria/prática, interdisciplinaridade e educação pela pesquisa: reflexões à luz da experiência da residência pedagógica em Física, na Universidade Federal de Alagoas. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 5, p. 130-151, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2690 Acesso em: 22 set. 2020.

SILVA, I. P. O estágio de docência online no curso de física licenciatura modalidade a distância da UFAL: formando recursos humanos para além dos muros da escola. Revista EDaPECI, v. 11, p. 21-45, 2012. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/876 Acesso em: 22 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.29276/redapeci.2012.11.11876.%25p

SILVA, I. P.; NUNES, E. T.; MERCADO, L. P. L. Experimentos virtuais no estágio supervisionado de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 3, p. 1115-1144, dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2016v33n3p1115 Acesso em: 22 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n3p1115

SILVA, I. P.; ROCHA, F. D. B. Implicações do uso do whatsapp na educação. Revista EDaPECI, v. 17, n. 2, p. 161-174, 2017. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/5615 Acesso em: 22 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.29276/redapeci.2017.17.25615.161-174

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. São Paulo: Vozes, 2012.

UFAL. Projeto Institucional de Residência Pedagógica. Universidade Federal de Alagoas, 2017.

VIVELA, P. S. J. et al. Reflexões sobre a formação inicial de professores de Física na UFMA. REnCiMa: Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 5, p. 261-280, 2020. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2540 Acesso em: 22 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v11i5.2540

Downloads

Publicado

2023-10-19

Como Citar

Silva, I. P. da. (2023). Significações dos Residentes de Física acerca da primeira experiência com o Programa de Residência Pedagógica. Revista De Iniciação à Docência, 8(1), e12713, 1-18. https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12713