Educação Multicultural, Ensino Médio e Formação Docente: intervenções didáticas para a valorização e ressignificação indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.13359

Palavras-chave:

Formação docente, Lei 11.645/2005, Currículo escolar

Resumo

Este artigo apresenta as atividades desenvolvidas no Programa de Apoio às Licenciaturas (Prolicen), com intervenções educativas como foco à Educação para as Relações Étnico-Raciais, de modo que fossem trabalhados aspectos que contribuíssem para a valorização e ressignificação das culturas indígenas brasileiras, superando o prisma colonizador. Dentre as ações, destaca-se o processo de avaliação inicial sobre os conhecimentos prévios dos estudantes, para posteriormente desenvolver atividades como palestras, representação gráfica (desenho), estudos e debates sobre a temática, de maneira a contextualizá-las às questões atuais sobre as culturas originárias brasileiras. Como base teórica, utilizamos dos princípios de uma educação multicultural e antirracista, além de documentos oficiais nacionais. Os dados nos permitiram ressaltar a importância do Prolicen na formação inicial docente, assim como apresentar resultados significativos obtidos através da percepção dos estudantes do Ensino Médio no tocante à desmitificação de elementos vinculados a esses povos.

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Biografia do Autor

Pedro Henrique Felix da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Licenciado em Ciências Biológicas pela UFPB. Ex-bolsista do Prolicen. Tem experiência na área da Educação para as Relações Étnico-Raciais, com ênfase nas culturas originárias brasileiras. Prêmio de Láurea Acadêmica Destaque da Graduação, UFPB. Prêmio Iniciação à Docência - Pró-Reitoria de Graduação da UFPB.

Ana Cristina Silva Daxenberger, Universidade Federal da Paraíba

Doutorado em Educação Escolar pela UNESP. Mestra em Educação pela UMESP. Especialista em Psicopedagogia e Educação a Distância. Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba e da UAB/UFPB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de educadores, educação inclusiva, educação especial, estudos étnicos.Vice-Representante do Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA)/UFPB, sub-sede Areia/PB. Membro do NEABI - Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileira e Indígena da UFPB. Membro do GEPE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial. Já escreveu vários artigos na área da educação especial e publicou obras na área de Educação e Etnicidade.

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Publicado

2023-11-14

Como Citar

Silva, P. H. F. da, & Daxenberger, A. C. S. (2023). Educação Multicultural, Ensino Médio e Formação Docente: intervenções didáticas para a valorização e ressignificação indígena. Revista De Iniciação à Docência, 8(1), e13359, 1-20. https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.13359