Estágio Curricular Supervisionado: O Currículo de Pedagogia da Universidade Federal da Grande Dourados
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13664Palavras-chave:
Estágio curricular-supervisionado, Ensino-aprendizagem, Teoria-PráticaResumo
O presente artigo aborda aspectos teóricos acerca do Estágio Curricular Supervisionado, tendo por objetivo analisar o currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), bem como as possibilidades e limites do Estágio na Formação de Professores. É uma pesquisa de cunho qualitativo de análise documental e teórica. A partir da análise do Projeto Pedagógico do curso, foi possível evidenciar que o Estágio possibilita a formação de um profissional crítico-reflexivo, fator esse que se dá pelo tempo e permanência dos acadêmicos no ambiente escolar, onde as atividades teórico-práticas são possibilitadas diante da diversidade e multiplicidade de questões inerentes à organização escolar. Os desafios observados pelos futuros docentes são problematizados à luz da teoria no ambiente acadêmico, o que torna contínua a relação universidade e escola. Por fim, compreender o Estágio como um movimento formativo profícuo de ensino e pesquisa, principalmente, em ampliação de carga horária e como componente curricular com um regimento próprio, assim como apresenta o Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia da UFGD, possibilita uma formação docente com potencialidades e experiências, munindo-os de uma bagagem sólida de conhecimento crítico, social e reflexivo, para uma atuação profissional duradoura.
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