Metodologias ativas em sala de aula de Ciências: um relato da regência na Residência Pedagógica Interdisciplinar Biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14649

Palavras-chave:

Metodologias tradicionais, Metodologias ativas, Ensino-aprendizagem, Revisão sistemática, Relato de experiência, Jogos

Resumo

Metodologias tradicionais de ensino e a sua utilização são questionados, principalmente por pessoas cada vez mais conectadas e tecnológicas. Nessa direção, as metodologias ativas de aprendizagem ganham força por serem consideradas uma ferramenta complementar aos processos de ensino e aprendizagem. Este relato de experiência busca refletir sobre três jogos utilizados em uma escola da rede estadual de ensino, na cidade de Jequié-BA. Como elementos de Metodologias Ativas de Aprendizagem, utilizou-se o Quiz online, jogo da memória e cartilhas sobre assuntos de Ciências. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura à procura de outros relatos de experiência, como forma de apresentar as principais contribuições do método para o processo de ensino e aprendizagem, buscando auxiliar na elaboração das aulas de Ciências no contexto do Núcleo Interdisciplinar Biologia da Residência Pedagógica. Se tratando das metodologias utilizadas, obtivemos os seguintes resultados: as atividades práticas foram concluídas com êxito, tornando-se notável que as metodologias ativas se mostraram inovadoras, afinal, colocam os estudantes como os principais agentes de seu aprendizado, fazendo com que se torne viável existirem estímulos que são incentivados pelo docente, proporcionando ao discente um aprendizado de maneira mais participativa.

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Publicado

2024-07-09

Como Citar

Sousa, T., de Souza, A. F. de S., & do Nascimento Silva, S. . (2024). Metodologias ativas em sala de aula de Ciências: um relato da regência na Residência Pedagógica Interdisciplinar Biologia. Revista De Iniciação à Docência, 9(1), e14649, 1-17. https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14649