A Oficina como espaço educativo e possibilitador de uma educação para as relações étnico-raciais na formação docente: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14699

Palavras-chave:

Formação docente, Oficina pedagógica, Relações étnico-raciais

Resumo

O texto em tela discute acerca da Oficina como ferramenta didática e possibilitadora de uma educação para as relações étnico-raciais no campo da formação docente. Nosso estudo se caracteriza como um relato de experiência, cuja intenção é discorrer sobre o desenvolvimento da Oficina ministrada no âmbito da lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino de História e cultura afro-brasileira e africana nos estabelecimentos de ensino públicos e privados. Decorridos 21 anos desse importante marco legal, nossas reflexões pretendem evidenciar as potencialidades desta atividade como espaço educativo e fomentador de aprendizagens, de troca de saberes e também de transgressão epistemológica. Intitulada “Prática pedagógica: o preconceito silenciado”, a Oficina foi resultado de uma proposta prática do componente curricular Seminários Temáticos (STs) de um curso de Especialização em Educação e Relações étnico-raciais de uma Universidade baiana. Os resultados da aplicabilidade da Oficina demonstram a necessidade de pautar a discussão no âmbito da formação de professores, assim como a urgência em tensionar o debate na perspectiva de uma efetiva educação antirracista no contexto educacional.

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Biografia do Autor

Joelson Alves Onofre, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre em Educação (UFBA). Professor Assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/DCIE). Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Relações Étnico Raciais e Alteridade (UFOP/CNPq) e Grupo de Pesquisa Baobá: Grupo de Estudos em Ancestralidade e Pensamento De(s)colonial (IFBA). E-mail: jaonofrecp@yahoo.com.br

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

Onofre, J. A. (2024). A Oficina como espaço educativo e possibilitador de uma educação para as relações étnico-raciais na formação docente: um relato de experiência. Revista De Iniciação à Docência, 9(1), e14699, 1-18. https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14699