Organização textual e argumentação aplicadas ao gênero “coluna jornalística”
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14880Palavras-chave:
Gêneros Midiáticos, Argumentação, Ensino de Língua PortuguesaResumo
O presente trabalho relata a experiência didática vivenciada na realização da oficina “Organização textual e argumentação aplicadas ao gênero ‘coluna jornalística’”. Neste sentido, expõe os contextos da parceria desenvolvida entre PIBID e extensão. A oficina foi realizada através de parceria entre pibidiano e extensionista, ambos matriculados na disciplina LET 438 (Gêneros Discursivos) e estudantes do curso de graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa, sendo também uma reflexão sobre possibilidades de formas de desenvolvera extensão universitária. Para a realização da oficina, apoiou-se em teorias sobre os gêneros discursivos, conforme Bakhtin (2010), sobre as noções textuais propostas em Abreu (1994), Costa Val (1994) e Garcia (2015). A oficina teve como objetivo aprimorar habilidades textuais ligadas à argumentação e à organização textual através da leitura e de conhecimentos sobre o gênero “coluna jornalística”. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se da metodologia “sequências didáticas”, conforme Barbosa (2017). A aplicação da oficina ocorreu em uma escola contemplada com o PIBID da rede estadual em Viçosa (MG). A partir dos resultados, pode-se perceber como é possível fomentar uma visão crítica das produções midiáticas e como o gênero “coluna jornalística” pode ser uma ponte para o ensino da argumentação.
Downloads
Referências
ABREU, Antônio Suárez. Curso de Redação. São Paulo: Ática, 1994.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikahil Mikhailovich. Estética da criação verbal. 5 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
BARBOSA, Lílian Paula Leitão; LEURQUIN, Evlf. Sequência didática para o ensino da leitura. Ensino de Língua e Literatura: gênero textual e letramento. Aracaju: Criação, p. 57-72, 2017.
BEZERRA, Paulo. Polifonia. In: BRAIT, Bech (org); Bakhtin: Conceitos-chave. São Paulo: Ed Contexto. 2005. P. 191 -200. E-book. Disponível em:
https://www.bvirtual.com.br/NossoAcervo/Publicacao/3444. Acesso em 4 de out. de 2023.
BRAUNE, Bia. A vida de viciados em refrigerante é uma ressaca moral de sabor tutti frutti. Folha de São Paulo, 2022. Disponível em:
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/bia-braune/2022/09/a-vida-de-viciadosemrefrigerante-e-uma-ressaca-moral-de-sabor-tutti-frutti.shtml. Acesso em: 29 de set. de 2023.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília.DF: MEC, 2017.
CASTRO, Ruy. O show de horrores da moda da década de 1970. Folha de São Paulo, 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2023/09/o-showdehorrores-da-moda-da-decada-de-1970.shtml. Acesso em 29 de set. de 2023.
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. São Paulo: Autêntica, 2018. E-book. Disponível em: https://www.bvirtual.com.br/NossoAcervo/Publicacao/192458. Acesso em 05 de out. de 2023.
COSTA VAL, Maria da Graça. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
FIGUEREDO, Luiz Carlos. A redação pelo parágrafo. Brasília: Ed. UnB, 1995.
GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna. 27 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2015.
KOCH, Ingedore Grünfeld Villaça. A coerência textual. São Paulo: Contexto. 1990.
MEDINA, Jorge Lellis Bomfim. Gêneros jornalísticos: repensando a questão. Revista Symposium, ano 5, n. 1, p. 45-55, 2001.
OLIVEIRA, Samir Adamoglu do; SOBRINHO, Renata Maria Fragoso; Edson Ronaldo. Análise do discurso no institucionalismo organizacional: possibilidades a partir do discurso midiático. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 14, n. 1, p. 45-58, 2015.
VALE, Rony Peterson Gomes do. Algumas Contribuições a uma Análise do Discurso Científico. Gláuks – Revista de Letras e Artes, v. 17, p. 212- 220, p. 2018. Disponível em: https://www.revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/11. Acesso em 2 de out de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.