Contos acerca dos/nos encantos e desencantos da/na reforma do “Novo Ensino Médio”: o que se mostra da/na percepção de professores de Química em formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.15420

Palavras-chave:

Lei 13.415/2017, Formação de Professores, Currículo, Educação Química, Relatos de Experiência

Resumo

O cenário educacional brasileiro está imerso em um contexto de (contra)reformas no que tange a organização curricular da Educação Básica, especialmente quando consideramos o proposto pela Lei 13.415/2017, que determina a implantação da Base Nacional Comum Curricular. Esse engendramento normativo constitui-se por uma intencionalidade explícita, a centralização curricular. Da amálgama de documentos normativos publicizados, nas últimas décadas, evidencia-se um exercício nomeado de “Reforma do Ensino Médio”, também conhecido como Novo Ensino Médio (NEM), que propaga falácias incontáveis, tais como: a falsa liberdade de escolha e a proposição de um currículo que, supostamente, seria mais atrativo a juventude. Diante desse cenário, investigar esse movimento se delineia como um potente desafio no/do campo da Formação de Professores/Currículo. Nesse ínterim, por meio desse artigo tencionamos compreender o fenômeno do NEM a partir de relatos de experiência de onze licenciandos de um curso de Química da região Centro-Oeste. Esse material empírico foi analisado mediante os pressupostos da Análise Textual Discursiva. Da análise emergem pistas que esboçam que a percepção dos licenciandos, concernente ao NEM, ancora-se na preocupação mediante os desafios experienciados e identificados no âmago da implementação da reforma, dentre eles destacam-se a falta de recursos e a desvalorização dos profissionais da Educação.

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Biografia do Autor

Maria Tereza Greff Benites, Universidade Federal da Grande Dourados

Licencianda em Química (UFGD), bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica com fomento do CNPq. Graduanda em Biomedicina, com especialização em estética e análises clínicas (Unigran).

Elka Monaliza da Silva Santos, Universidade Federal da Grande Dourados

Licenciada em Química e Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGECMat/UFGD).

Vivian dos Santos Calixto, Universidade Federal de Grande Dourados

Licenciada em Química e Mestre em Ensino de Ciências (FURG). Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM). Professora Adjunta na UFGD e Docente Permanente do PPGECMat/UFGD.

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Publicado

2024-12-10

Como Citar

Benites, M. T. G., Santos, E. M. da S., & Calixto, V. dos S. (2024). Contos acerca dos/nos encantos e desencantos da/na reforma do “Novo Ensino Médio”: o que se mostra da/na percepção de professores de Química em formação. Revista De Iniciação à Docência, 9(1), e15420, 1-21. https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.15420