Quando as palavras fracassam a música fala: memórias de experiências de vozes universitárias que emergem em playlists musicais, sob a forma de podcasts, nas aulas de Oralidade, em uma Licenciatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.15423

Palavras-chave:

Ensino, Gênero Textual, Playlist, Experiência, Memória, Ressignificação

Resumo

Este manuscrito analisa a aplicabilidade do gênero playlist musical, por meio de podcast, em uma sala de aula de um curso de Licenciatura, mais precisamente no componente Oralidade, em uma universidade pública do interior da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa ação, portanto qualitativa, de natureza descritiva e exploratória, que analisou, a partir das escolhas musicais de seis alunas, na faixa etária entre 21 e 24 anos, de que forma e em que níveis tais escolhas impactaram suas vidas, no confronto entre as experiências vivenciadas com as músicas selecionadas. Amiúde, pretende-se: a) categorizar, com base nos depoimentos colhidos, em função das escolhas musicais, as diferentes experiências com base nas memórias relatadas; e b) analisar os eventuais impactos das experiências elencadas nos comportamentos das colaboradoras com base nas categorias acima elencadas. As bases teóricas se ancoram em Benjamin (1994; 2021); em Orlandi (2007) para tratar das múltiplas formas de silenciamento; e em Le Goff (1990) para as perspectivas de memória e história. Alguns resultados chamam atenção nas escolhas: a) as angústias e incertezas que a maioria vivenciou durante a pandemia da Covid-19; b) as paixões amorosas; c) traumas de infância, abuso sexual por exemplo; e d) doces viagens imaginárias na infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Vieira da Nóbrega, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor (PROLING/UFPB). Docente efetivo da CLP/FALLA/UEPB - Campus Campina Grande (PB) onde ministra os componentes Oralidade, Prática de Linguagem e Língua Portuguesa. Lidera o GRUPEO (Grupo de Pesquisa de Estudos da Oralidade) cadastrado no CNPQ. Email: marcelaodocantofino@gmail.com.

Referências

BRAIT, Beth. O processo interacional. In: PRETI, Dino. Análise de Textos Orais. São Paulo (SP): Humanitas, 1999.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BEN-JAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994, (p. 197-221).

BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. Rio de janeiro: Compouco Edições, 2021.

CERETTA, S. B; FROEMMING, L. M. Geração Z: Compreendendo os Hábitos de Consumo da Geração Emergente. Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar. Ano III, n. 2, abr./set, 2011.

DUFFETT, R. G. Influence of social media marketing communications on young consu-mers’ attitudes. Young Consumers, v. 18, n. 1, p. 2017

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Tradução: Bernardo Leitão et al. Campinas (SP): Editora da UNICAMP, 1990

ORLANDI, Eni Puccinelli. As Formas do Silêncio: no movimento dos sentidos. 6a ed. Campinas (SP): Editora da Unicamp, 2007

ZOMMER, L. B.; SANTOS, A. R.; COSTA, K. C. O. O Perfil de alunos do curso de Adminis-tração: um estudo com base nas gerações X, Y E Z. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, v. 11, n. 2, p. 198-221. UFSC: 2018. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n2p198. Acesso em: 05 nov. 2024.

Downloads

Publicado

2024-11-19

Como Citar

Nóbrega, M. V. da. (2024). Quando as palavras fracassam a música fala: memórias de experiências de vozes universitárias que emergem em playlists musicais, sob a forma de podcasts, nas aulas de Oralidade, em uma Licenciatura. Revista De Iniciação à Docência, 9(1), e15423, 1-17. https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.15423