The Pedagogical Residency Program: study of Masters dissertations published in Brazil (2018 a 2022)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12444

Keywords:

Teacher training, Public policy, Bibliographic Reference

Abstract

Teacher training is extremely important for improving educational quality in the country and, in this context, the pedagogical residency program (PRP) emerges as a prominent initiative. The objective of this work was to map dissertations related to the pedagogical residency program in the time frame from 2018 to 2022, available in the CAPES Theses and Dissertations Catalog. The PRP, the focus of this study, has as one of its objectives the immersion of undergraduate students in basic education institutions, in order to promote an increase in teacher training and a more direct relationship between Higher Education Institutions (HEIs) and others. Using a qualitative-quantitative approach, specific descriptors were used to identify 17 relevant dissertations, of which 16 were accessible and 10 were effectively analyzed (5 were unrelated to the theme ). The analysis was based on a floating reading of the title, summary and methodology of the identified productions, we proceeded with a partial reading of the other topics in order to confirm their relevance to the PRP. From the analysis of the works examined, it was found that there is an increase in works involving PRP, mainly with regard to its contribution to professional training.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ellen Maria Santos Portela, Universidade do Estado da Bahia

Licenciada em Ciências Biológicas (Universidade do Estado da Bahia), mestranda em Educação (Universidade Federal de Alfenas – MG).

Gabriel Gerber Hornink, Universidade Federal de Alfenas

Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas, licenciatura em Ciências Biológicas pela Unicamp, mestrado em Biologia Funcional e Molecular e doutorado em Ciências, ambos pela Unicamp, na área de tecnologias educacionais.  Professor da Universidade Federal de Alfenas.

References

Araújo, Marcos Oliveira. Contribuições e limitações do programa de residência pedagógica (PRP) para a formação inicial de professores de ciências da natureza na universidade federal do acre (UFAC). Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM), Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2021.

Bardin, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

Brasil. Portaria MEC Nº 343, De 17 de março de 2020. 17 de março. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 27 setembro. 2022.

Capes. Edital CAPES nº 01/2018. Programa de Residência Pedagógica. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-esidenciapedagogica.pdf. Acesso em: 11 julho. 2022.

Felipe, Eliana Silva. et al. Aprendendo a ser professor: as contribuições do programa Residência Pedagógica. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 12, n. 25, p. 81-94, 2020.

Fernandes, Lays Souza. et al. Residência pedagógica: a prática de observação e sua importância na formação de professores de ciências. In:Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, 4., 2019, Paraíba. Anais [...]. Campina Grande: Realize Eventos Científicos e Editora Ltda, 2019. Trabalho PO - 0272. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conapesc/2019/TRABALHO_EV126_MD4_SA13_ID319_06082019162056.pdf. Acesso em: 11 julho. 2022.

Fonseca, João José Saraiva. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

Freitas, Bruno Miranda. A construção da identidade profissional docente a partir das histórias de vida de licenciandos em Matemática participantes do Programa Residência Pedagógica da UNILAB. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza, 2020.

Freitas, Shirley Karla Alencar da Costa. Programa Residência Pedagógica: as significações constituídas por egressas do curso de Pedagogia da UERN. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Educação, Mossoró, 2021.

Gerhardt, Tatiana Engel; Silveira, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Plageder, 2009

Guedes, Éder Belem. Formação inicial de professores no ambiente profissional: Um olhar sobre a transposição didática de conteúdos de Ciências e Biologia no Programa Residência Pedagógica. Dissertação (Mestrado) - Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos, da Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Ilha Solteira, 2022.

Gil, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

Milani, Amanda Gabriele. Os valores nas aulas de Educação Física: limites e possibilidades na percepção dos alunos participantes do programa residência pedagógica. Dissertação (Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências, Rio Claro , 2020.

Nóvoa, António. Devolver a formação de professores aos professores. Cadernos de Pesquisa em Educação, Vitória, ES. a. 9, v. 18, n. 35, p. 11-22, jan./jun. 2012 .

Paes, Maria Danielle Lobato. As contribuições do programa residência pedagógica na formação docente de licenciandos de uma faculdade privada do Oeste do Pará. Dissertação (Mestrado) - Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social - FUVATES, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Lajeado, 2021.

Pereira, Débora Santos Porta Calefi. Educação musical em uma escola de educação básica: contribuições do Programa Residência Pedagógica. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Música e Artes Cênicas, Programa de Pós-Graduação em Música, Maringá, 2020.

Pimenta, Selma Garrido. Formação de professores-saberes da docência e identidade do professor. Nuances: estudos sobre Educação, v. 3, n. 3, 1997.

Ramos, Luanda Wesley Candel. Programa Residência Pedagógica (PRP): Um estudo sobre a formação docente de química. Dissertação (Mestrado) - Dissertação (Mestrado) - Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2021.

Silva, Joelma. Entre a teoria e a prática na formação inicial de professores: contribuições do programa residência pedagógica. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Lavras, Programa de Pós-Graduação em Educação, Lavras, 2020a.

Silva, Francisco das Chagas. Contribuições do programa residência pedagógica na formação de professores da educação básica. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino, Quixadá, 2020b.

Published

2023-11-14

How to Cite

Portela, E. M. S., & Hornink, G. G. (2023). The Pedagogical Residency Program: study of Masters dissertations published in Brazil (2018 a 2022). Revista De Iniciação à Docência, 8(1), e12444, 1-13. https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12444