O Programa Residência Pedagógica: estudo das dissertações publicadas no Brasil (2018 a 2022)

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DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12444

Palabras clave:

Formação docente, Políticas Públicas, Referencial Bibliográfico

Resumen

A formação de professores é de extrema importância para a melhoria da qualidade educacional no país e, nesse contexto, o Programa de Residência Pedagógica (PRP) emerge como uma iniciativa de destaque. Objetivou-se neste trabalho mapear as produções acadêmicas (dissertações) relacionadas ao PRP, a partir da sua implementação pelo MEC e pela CAPES, no recorte temporal de 2018 a 2022, disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. O PRP, foco deste estudo, tem como um de seus objetivos a imersão do licenciando nas instituições da educação básica, a fim de promover uma incrementação na formação docente e uma relação mais direta das Instituições de Ensino Superior (IES) com as escolas. Utilizando uma abordagem quali-quantitativa, empregou-se descritores específicos para identificar 17 dissertações relevantes, das quais 16 estavam acessíveis e 10 foram efetivamente analisadas (5 não apresentavam relação com a temática). A análise deu-se a partir da leitura flutuante do título, resumo e metodologia das produções identificadas. Procedeu-se com a leitura parcial dos demais tópicos de modo a confirmar sua pertinência ao PRP. A partir das análises dos trabalhos examinados, constatou-se que há uma crescente dos trabalhos envolvendo o PRP, principalmente no que se refere a sua contribuição na formação profissional.

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Biografía del autor/a

Ellen Maria Santos Portela, Universidade do Estado da Bahia

Licenciada em Ciências Biológicas (Universidade do Estado da Bahia), mestranda em Educação (Universidade Federal de Alfenas – MG).

Gabriel Gerber Hornink, Universidade Federal de Alfenas

Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas, licenciatura em Ciências Biológicas pela Unicamp, mestrado em Biologia Funcional e Molecular e doutorado em Ciências, ambos pela Unicamp, na área de tecnologias educacionais.  Professor da Universidade Federal de Alfenas.

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Publicado

2023-11-14

Cómo citar

Portela, E. M. S., & Hornink, G. G. (2023). O Programa Residência Pedagógica: estudo das dissertações publicadas no Brasil (2018 a 2022). Revista De Iniciação à Docência, 8(1), e12444, 1-13. https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12444