O Programa Residência Pedagógica: estudo das dissertações publicadas no Brasil (2018 a 2022)
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12444Palabras clave:
Formação docente, Políticas Públicas, Referencial BibliográficoResumen
A formação de professores é de extrema importância para a melhoria da qualidade educacional no país e, nesse contexto, o Programa de Residência Pedagógica (PRP) emerge como uma iniciativa de destaque. Objetivou-se neste trabalho mapear as produções acadêmicas (dissertações) relacionadas ao PRP, a partir da sua implementação pelo MEC e pela CAPES, no recorte temporal de 2018 a 2022, disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. O PRP, foco deste estudo, tem como um de seus objetivos a imersão do licenciando nas instituições da educação básica, a fim de promover uma incrementação na formação docente e uma relação mais direta das Instituições de Ensino Superior (IES) com as escolas. Utilizando uma abordagem quali-quantitativa, empregou-se descritores específicos para identificar 17 dissertações relevantes, das quais 16 estavam acessíveis e 10 foram efetivamente analisadas (5 não apresentavam relação com a temática). A análise deu-se a partir da leitura flutuante do título, resumo e metodologia das produções identificadas. Procedeu-se com a leitura parcial dos demais tópicos de modo a confirmar sua pertinência ao PRP. A partir das análises dos trabalhos examinados, constatou-se que há uma crescente dos trabalhos envolvendo o PRP, principalmente no que se refere a sua contribuição na formação profissional.
Descargas
Citas
Araújo, Marcos Oliveira. Contribuições e limitações do programa de residência pedagógica (PRP) para a formação inicial de professores de ciências da natureza na universidade federal do acre (UFAC). Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM), Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2021.
Bardin, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
Brasil. Portaria MEC Nº 343, De 17 de março de 2020. 17 de março. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 27 setembro. 2022.
Capes. Edital CAPES nº 01/2018. Programa de Residência Pedagógica. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-esidenciapedagogica.pdf. Acesso em: 11 julho. 2022.
Felipe, Eliana Silva. et al. Aprendendo a ser professor: as contribuições do programa Residência Pedagógica. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 12, n. 25, p. 81-94, 2020.
Fernandes, Lays Souza. et al. Residência pedagógica: a prática de observação e sua importância na formação de professores de ciências. In:Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, 4., 2019, Paraíba. Anais [...]. Campina Grande: Realize Eventos Científicos e Editora Ltda, 2019. Trabalho PO - 0272. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conapesc/2019/TRABALHO_EV126_MD4_SA13_ID319_06082019162056.pdf. Acesso em: 11 julho. 2022.
Fonseca, João José Saraiva. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
Freitas, Bruno Miranda. A construção da identidade profissional docente a partir das histórias de vida de licenciandos em Matemática participantes do Programa Residência Pedagógica da UNILAB. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza, 2020.
Freitas, Shirley Karla Alencar da Costa. Programa Residência Pedagógica: as significações constituídas por egressas do curso de Pedagogia da UERN. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Educação, Mossoró, 2021.
Gerhardt, Tatiana Engel; Silveira, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Plageder, 2009
Guedes, Éder Belem. Formação inicial de professores no ambiente profissional: Um olhar sobre a transposição didática de conteúdos de Ciências e Biologia no Programa Residência Pedagógica. Dissertação (Mestrado) - Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos, da Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Ilha Solteira, 2022.
Gil, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
Milani, Amanda Gabriele. Os valores nas aulas de Educação Física: limites e possibilidades na percepção dos alunos participantes do programa residência pedagógica. Dissertação (Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências, Rio Claro , 2020.
Nóvoa, António. Devolver a formação de professores aos professores. Cadernos de Pesquisa em Educação, Vitória, ES. a. 9, v. 18, n. 35, p. 11-22, jan./jun. 2012 .
Paes, Maria Danielle Lobato. As contribuições do programa residência pedagógica na formação docente de licenciandos de uma faculdade privada do Oeste do Pará. Dissertação (Mestrado) - Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social - FUVATES, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Lajeado, 2021.
Pereira, Débora Santos Porta Calefi. Educação musical em uma escola de educação básica: contribuições do Programa Residência Pedagógica. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Música e Artes Cênicas, Programa de Pós-Graduação em Música, Maringá, 2020.
Pimenta, Selma Garrido. Formação de professores-saberes da docência e identidade do professor. Nuances: estudos sobre Educação, v. 3, n. 3, 1997.
Ramos, Luanda Wesley Candel. Programa Residência Pedagógica (PRP): Um estudo sobre a formação docente de química. Dissertação (Mestrado) - Dissertação (Mestrado) - Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2021.
Silva, Joelma. Entre a teoria e a prática na formação inicial de professores: contribuições do programa residência pedagógica. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Lavras, Programa de Pós-Graduação em Educação, Lavras, 2020a.
Silva, Francisco das Chagas. Contribuições do programa residência pedagógica na formação de professores da educação básica. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino, Quixadá, 2020b.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista de Iniciação à Docência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.