Continuing education after Pacto-BA and PNAIC: the teaching of reading and writing in ERE in the light of freirian discursive threads

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9465

Keywords:

continuing education, PACTO/PNAIC, reading and writing, freirian speeches

Abstract

This article is an excerpt from a master's thesis with emphasis on the continuing education of three teachers who worked in the Pacto-BA and PNAIC programs, considering the teaching of reading and writing in the literacy process. The objective is to present aspects of Freire's postulates emphasized and observed in the practices of the respective teachers, during the Emergency Remote Teaching (ERE), 2020. The instruments used were made possible through applications conveyed to cyberculture (SANTOS, 2019) with interfaces in Whatsapp, E-mail, Google Meet, dialogue channels between the researcher and the teachers, for discussions about the pedagogical letters. The dialogues proposed with the teachers contributed to and the resignifications of the ways of teaching and learning. The result of this experience showed that the dialogic movement of continuing education between researcher and collaborating teachers, which took place both in person and virtually, favored the reflective movement, self-training, emancipation and professional development, enabling them to reframe the didactic actions in relation teaching reading and writing in the early years of elementary school.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Márcia de Cassia Santos Mendes, UESB

Possui Mestrado em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista. Participa do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem do Letramento, da Leitura, Escrita e Reescrita de Textos (GPELLER). Graduada em Letras pela Faculdade Jorge Amado (Instituto Superior de Ensino) e Especialista em Estudos Linguísticos Literários pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente trabalha na Secretaria da Educação do Estado da Bahia, na Coordenação da Educação Infantil e Ensino Fundamental (SUPEDE). Atuou como Professora Formadora Estadual. Atuou como Formadora Regional do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) - 2013 - 2017/2018. Professora de Língua Portuguesa e respectivas literaturas da Rede Estadual. Contadora de histórias e escritora de literatura infantil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de professores (Anos Iniciais), atuando com os seguintes temas: literatura infantil, relações de gênero, leitura e escrita na perspectiva discursiva, alfabetização e letramento. Atuou como professora alfabetizadora, coordenadora pedagógica nos anos iniciais, professora de literatura em cursinho pré-vestibular.

Maria Aparecida Pacheco Gusmão, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1990) especialização em alfabetização (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, grau Pleno nos cursos de Letras, Pedagogia e Psicologia com as disciplinas: Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e também no Ensino Médio, Didática da Linguagem, Estágio e Pesquisa, Processo da Leitura e Escrita, Oralidade e Ensino, Linguística Aplicada à Alfabetização, Alfabetização e letramento. É professora no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn/UESB - Mestrado Acadêmico) com as disciplina Língua Portuguesa, Letramento e Ensino e Ensino e organização do Trabalho Pedagógico na Escola, Ensino e pesquisa e Estágio e docencia.Atua com os seguintes temas: Linguagem, ensino de língua portuguesa e literatura brasileira, formação de professor, (re)escrita de textos, interacionismo e dialogismo, prática pedagógica da leitura e escrita no ensino básico, alfabetização, letramento e sequência didática.

References

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6.ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. 2ª ed. São Paulo: UNESP, 2003.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam.50.ed. São Paulo: Cortez, 2009.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação, uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1979

FREIRE, Paulo. Medo e Ousadia – O Cotidiano do Professor / Ira Shor, Paulo Freire; tradução de Adriana Lopez; revisão técnica de Lólio Lourenço de Oliveira. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 61ªª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001. (Coleção Questões de Nossa Época; v.23)

FREIRE. Paulo. Pedagogia da esperança. 13ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

IBIAPINA, I.M.L.de M.; BANDEIRA, H.M.M.; ARAÚJO, F.A.M. (Orgs.). Pesquisa colaborativa: multirreferenciais e práticas convergentes. Teresina/Piauí: EDUFPI, 2016.

IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa Colaborativa: investigação e produção de conhecimentos. Brasília, DF: Liber Livro: 2008.

NÓVOA, A. Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992.

NÓVOA, António. Os professores e o novo espaço público da educação. In Educação e sociedade: perspectivas educacionais no século XXI. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, pp. 19-45. 2006.

NÓVOA, Antônio. Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1997

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 2. ed. Campinas, SP. Autores associados, 2013.

SOUZA, Ester Maria de Figueiredo Souza. FERREIRA, Lúcia Gracia. A prática como componente curricular: (re)indagações para a formação docente. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil, v. 15, n. 34, p. 195-210, Edição Especial, 2019. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5505/4183. Acesso em: 29 nov. 2019.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 3 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

VYGOTSKY Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria da Penha Villalobos. 2. ed. São Paulo: Ícone, 1988.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Published

2021-12-22

How to Cite

Mendes, M. de C. S., & Pacheco Gusmão, M. A. (2021). Continuing education after Pacto-BA and PNAIC: the teaching of reading and writing in ERE in the light of freirian discursive threads. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 283-298. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9465