Formação continuada pós Pacto-BA e PNAIC: o ensino da leitura e da escrita no ERE à luz de fios discursivos freireanos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9465

Palabras clave:

formação continuada, PACTO/PNAIC, leitura e escrita, discursos freirianos.

Resumen

Este artigo é um recorte de dissertação de mestrado com ênfase na formação continuada de três professoras que atuaram nos programas Pacto-BA e PNAIC considerando o ensino da leitura e da escrita no processo da alfabetização. O objetivo é apresentar aspectos dos postulados freirianos enfatizados e observados nas práticas das respectivas professoras, durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), 2020. Os instrumentos utilizados foram viabilizados por meio de aplicativos veiculados à cibercultura (SANTOS, 2019) com interfaces em Whatsapp, E-mail, Google Meet, canais de interlocução entre a pesquisadora e as professoras, para discussões sobre as cartas pedagógicas. Os diálogos propostos com as professoras contribuíram para e as ressignificações dos modos de ensinar e aprender. O resultado desta experiência, evidenciou que o movimento dialógico de formação continuada entre pesquisadora e professoras colaboradoras, ocorrida tanto presencialmente, quanto virtualmente, favoreceu o movimento reflexivo, a autoformação, a emancipação e o desenvolvimento profissional, possibilitando-lhes ressignificarem as ações didáticas em relação ao ensino da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcia de Cassia Santos Mendes, UESB

Possui Mestrado em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista. Participa do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem do Letramento, da Leitura, Escrita e Reescrita de Textos (GPELLER). Graduada em Letras pela Faculdade Jorge Amado (Instituto Superior de Ensino) e Especialista em Estudos Linguísticos Literários pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente trabalha na Secretaria da Educação do Estado da Bahia, na Coordenação da Educação Infantil e Ensino Fundamental (SUPEDE). Atuou como Professora Formadora Estadual. Atuou como Formadora Regional do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) - 2013 - 2017/2018. Professora de Língua Portuguesa e respectivas literaturas da Rede Estadual. Contadora de histórias e escritora de literatura infantil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de professores (Anos Iniciais), atuando com os seguintes temas: literatura infantil, relações de gênero, leitura e escrita na perspectiva discursiva, alfabetização e letramento. Atuou como professora alfabetizadora, coordenadora pedagógica nos anos iniciais, professora de literatura em cursinho pré-vestibular.

Maria Aparecida Pacheco Gusmão, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1990) especialização em alfabetização (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, grau Pleno nos cursos de Letras, Pedagogia e Psicologia com as disciplinas: Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e também no Ensino Médio, Didática da Linguagem, Estágio e Pesquisa, Processo da Leitura e Escrita, Oralidade e Ensino, Linguística Aplicada à Alfabetização, Alfabetização e letramento. É professora no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn/UESB - Mestrado Acadêmico) com as disciplina Língua Portuguesa, Letramento e Ensino e Ensino e organização do Trabalho Pedagógico na Escola, Ensino e pesquisa e Estágio e docencia.Atua com os seguintes temas: Linguagem, ensino de língua portuguesa e literatura brasileira, formação de professor, (re)escrita de textos, interacionismo e dialogismo, prática pedagógica da leitura e escrita no ensino básico, alfabetização, letramento e sequência didática.

Citas

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6.ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. 2ª ed. São Paulo: UNESP, 2003.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam.50.ed. São Paulo: Cortez, 2009.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação, uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1979

FREIRE, Paulo. Medo e Ousadia – O Cotidiano do Professor / Ira Shor, Paulo Freire; tradução de Adriana Lopez; revisão técnica de Lólio Lourenço de Oliveira. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 61ªª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001. (Coleção Questões de Nossa Época; v.23)

FREIRE. Paulo. Pedagogia da esperança. 13ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

IBIAPINA, I.M.L.de M.; BANDEIRA, H.M.M.; ARAÚJO, F.A.M. (Orgs.). Pesquisa colaborativa: multirreferenciais e práticas convergentes. Teresina/Piauí: EDUFPI, 2016.

IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa Colaborativa: investigação e produção de conhecimentos. Brasília, DF: Liber Livro: 2008.

NÓVOA, A. Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992.

NÓVOA, António. Os professores e o novo espaço público da educação. In Educação e sociedade: perspectivas educacionais no século XXI. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, pp. 19-45. 2006.

NÓVOA, Antônio. Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1997

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 2. ed. Campinas, SP. Autores associados, 2013.

SOUZA, Ester Maria de Figueiredo Souza. FERREIRA, Lúcia Gracia. A prática como componente curricular: (re)indagações para a formação docente. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil, v. 15, n. 34, p. 195-210, Edição Especial, 2019. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5505/4183. Acesso em: 29 nov. 2019.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 3 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

VYGOTSKY Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria da Penha Villalobos. 2. ed. São Paulo: Ícone, 1988.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Publicado

2021-12-22

Cómo citar

Mendes, M. de C. S., & Pacheco Gusmão, M. A. (2021). Formação continuada pós Pacto-BA e PNAIC: o ensino da leitura e da escrita no ERE à luz de fios discursivos freireanos. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 283-298. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9465