(RE)construindo Biologia: estágio supervisionado em regência no ensino remoto emergencial durante pandemia de covid-19 no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9506

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Estágio Supervisionado, Ensino remoto, Metodologias ativas, COVID-19

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar quais são as dificuldades que professores e estudantes da disciplina de Biologia têm enfrentado durante a pandemia de COVID-19, no contexto de Ensino Remoto Emergencial de uma escola pública do estado de Alagoas. Também busca investigar quais são as possibilidades atenuantes para essas dificuldades, de acordo com as experiências vivenciadas durante as atividades escolares do componente curricular Estágio Supervisionado. Trata-se de um relato de experiência que, metodologicamente, configura-se como uma pesquisa de natureza exploratória, descritiva, de abordagem qualitativa, que considerou as experiências adquiridas durante a realização das atividades escolares do Estágio Supervisionado em regência para a disciplina de Biologia. Como resultado da pesquisa, ficou claro que, durante o Ensino Remoto Emergencial, os desafios pelos quais professores e estudantes da disciplina de Biologia têm passado consistem em problemas relacionados à desigualdade de acesso à internet e às diversas tecnologias digitais básicas. Também foi possível constatar deficiências na alfabetização tecnológica e tentativas frustradas de transpor metodologias de ensino centradas no professor e seu conteúdo para um contexto remoto. Neste sentido, a utilização de metodologias ativas de ensino mostrou ser uma possibilidade viável para atenuar essas dificuldades, promovendo motivação, engajamento e maior autonomia no processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALAGOAS. Secretaria de Estado da Educação – SEDUC. Regime Especial de Atividades Escolares não Presenciais – REAENP. Laboratórios de Aprendizagem nas Unidades de Ensino da Rede Pública Estadual de Educação de Alagoas. Guia de implementação, abril de 2020. Disponível em: https://www.escolaweb.educacao.al.gov.br/pagina/regime-especial-de-atividades-escolares-nao-presenciais. Acesso em: 3 mar. 2021.

AMARAL, Rita de Cássia Borges Magalhães. Prefácio. In: MACHADO, Andreia de Bem, et al. Práticas inovadoras em metodologias ativas. 1 ed. Florianópolis: Contexto Digital, 2017. p. 4-6. Disponível em: https://www.saojose.br/wp-content/uploads/2018/09/praticas_inovadoras_em_metodologias_ativas.pdf. Acesso em: 3 jul. 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc. Acesso em: 3 mar. 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Planalto, 1988. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 6 fev. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP Nº: 11/2020, de 7 de julho de 2020a. Do parecer no tocante às orientações educacionais para a realização de aulas e atividades pedagógicas presenciais e não presenciais no contexto da pandemia. Relatora: Maria Helena Guimarães de Castro. Lex: SEI/MEC - 2142507 - Parecer CNE/CP, Distrito Federal, p. 1-26, 7 jul. 2020. Disponível em: https://www.cnm.org.br/cms/images/stories/Links/09072020_Parecer_CNE_CP11_2020.pdf. Acesso em: 3 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP nº 5 de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. 2020b. Disponível em: http://www.mec.gov.br. Acesso em: 09/07/2021.

CAVALCANTE, Bruna Luana Lima; LIMA, Uirassú Tupinambá Silva de. Relato de experiência de uma estudante de Enfermagem em um consultório especializado em tratamento de feridas. Journal of Nursing and Health, Pelotas, v. 2, n. 1, p. 94-103, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/enfermagem/article/view/3447/2832. Acesso em: 25 jun. 2021.

CHAPANI, Daise Teresinha; SANTOS, Tamiles Batista; RIBEIRO, Vinícius Borges. Inovação pedagógica: possibilidades vislumbradas no contexto de um subprojeto de educação em ciências. Revista de Iniciação à Docência, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 37-50, 2016. DOI: 10.22481/rid-uesb.v1i1.1591. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1591. Acesso em: 14 ago. 2021

COELHO, Fernanda Tesch; SILVA, Érica Duarte; PIROVANI, Juliana Castro Monteiro Percepção de estudantes do ensino médio de uma escola pública do Espírito Santo sobre o ensino de biologia: desejos e realidades. Olhares e Trilhas, Uberlândia, v. 22, n. 3, p. 381-402, 2020. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/57134. Acesso em: 12 jul. 2021.

COSTA, Kátia Andréa Silva da. EAD, Ensino Híbrido e Ensino Remoto Emergencial: perspectivas metodológicas. Paraná: IFPR - DIRAC/PROENS, 2020. Disponível em: https://reitoria.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2020/09/EaD-Ensino-Hibrido-e-Ensino-Didatico-Emergencial.pdf. Acesso em: 5 mar. 2021.

FARDO, Marcelo Luis. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 1-9, 2013. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/41629/26409. Acesso em 20 out. 2021.

FRANZOLIN, Fernanda; TOLENTINO-NETO, Luiz Caldeira Brant; BIZZO, Nelio. Generalizações que distanciam os conhecimentos dos livros didáticos das referências em genética. Genética na Escola, Santa Maria, v. 9, n. 2, p. 92-102, jan. 2014. ISSN: 1980-3540. Disponível em: http://coral.ufsm.br/ideia/images/producao/RevtaGenEsc_9_02_Artigo03.pdf. Acesso em: 20 jun. 2021.

GONÇALVES, Natália Kneipp Ribeiro; AVELINO, Wagner Feitosa. Estágio supervisionado em educação no contexto da COVID-19. Boletim de conjuntura (BOCA). Boa Vista, v. 4, n. 10, p. 41-53, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/AvelinoGoncalves. Acesso em: 3 mai. 2021.

HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 34 ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2014. Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/141241103/AVALIACAO-MEDIADORA-UMA-PRATICA-EM-CONSTRUCAO-DA-PRE-ESCOLA-A-UNIVERSIDADE. Acesso em: 22 jun. 2021

JESUS, Rita Lee Lopes Vieira. Avaliação da aprendizagem: reflexões sobre um instrumento para o progresso na prática pedagógica. Revista de Iniciação à Docência, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 22 - 31, 2019. DOI: 10.22481/rid-uesb.v3i2.5533. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/5533. Acesso em: 14 ago. 2021.

LAGO, Nicole Cecchele. et al. Ensino remoto emergencial: investigação dos fatores de aprendizado na educação superior. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 391–406, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14439. Acesso em: 2 jul. 2021.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo. Editora 34, 1999. Disponível em: https://mundonativodigital.files.wordpress.com/2016/03/cibercultura-pierre-levy.pdf. Acesso em: 13 jul. 2021.

MAIA, Cristina MarchettiFURNIVAL, Ariadne Chloë Mary. A atuação do bibliotecário no ensino de Competência Informacional com o uso de Metodologias Ativas de ensino aprendizagem: uma pesquisa bibliográfica. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 16, p. 1-30, 2020. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1408. Acesso em: 5 out. 2021.

MARTINS, Evaneide Dourado; MOURA, Anaisa Alves; BERNARDO, Anacléa de Araújo. O processo de construção do conhecimento e os desafios do ensino-aprendizagem. Revista online de Política e Gestão Educacional. Araraquara, v.22, n.1, p. 410-423, 2018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10731. Acesso em: 5 jul. 2021.

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L. et al. (org.) Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. 1 ed. Porto Alegre: Penso Editora, 2018. p. 7-38. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=TTY7DwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT21&dq=(Moran)+and+(Bacich)+and+(2017)&ots=ohZZ7HsEnx&sig=ZFM5gxHCugz7I_btU_aKeQ8D2p0#v=onepage&q=(Moran)%20and%20(Bacich)%20and%20(2017)&f=false. Acesso em: 23 jul. 2021.

OLIVEIRA, Hudson do Vale; SOUZA, Francimeire Sales. Do conteúdo programático ao sistema de avaliação: reflexões educacionais em tempos de pandemia (COVID-19). Boletim de conjuntura (BOCA). Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 15-24, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/OliveiraSouza. Acesso em: 23 jul. 2021

PAZ, Iolanda. Desafios do ensino remoto na pandemia. Revista Babel. São Paulo, 21 de junho de 2020. Disponível em: http://www.usp.br/cje/babel/?p=168. Acesso em: 4 jul. 2021.

PEDRANCINI, Vanessa Daiana et al. Ensino e aprendizagem de Biologia no ensino médio e a apropriação do saber científico e biotecnológico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. v. 6, n.2, p. 299-309, 2007. Disponível em: http://reec.webs.uvigo.es/volumenes/volumen6/ART5_Vol6_N2.pdf. Acesso em: 19 jul. 2021.

PIFFERO, Eliane de Lourdes Fontana, et al. Metodologias ativas e o ensino de biologia: desafios e possibilidades no novo Ensino Médio. Ensino & Pesquisa. União da Vitória, v.18, n. 2, p. 48-63, 2020. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/3568. Acesso em: 23 abr. 2021.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucema. Estágio e construção da identidade profissional docente. In: PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 7 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2014. p. 61-79.

PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants part 1 – On the horizon. MCB University Press. Bingley, v.4, n. 10, p. 1-6. 2001. Disponível em: https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em: 3 jul. 2021.

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: Uma pesquisa histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1995. Disponível em: https://www.academia.edu/31121677/VYGOTSKY_uma_perspectiva_hist%C3%B3rico_cultural_da_educa%C3%A7%C3%A3o. Acesso em 3 jul. 2021.

RIBEIRO, Ormezinda Maria. A produção de textos em uma sala de aula sem paredes: um desenho curricular em construção. In: MACHADO, Andreia de Bem, et al. Práticas inovadoras em metodologias ativas. 1 ed. Florianópolis: Contexto Digital, 2017. p. 9-35. Disponível em: https://www.saojose.br/wp-content/uploads/2018/09/praticas_inovadoras_em_metodologias_ativas.pdf. Acesso em: 3 jul. 2021.

SILVA, João Batista da; SALES, Gilvandenys Leite. Gamificação aplicada no ensino de física: um estudo de caso no ensino de óptica geométrica. Acta Scientiae, v.19, n.5, p. 782-798, 2017. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3174. Acesso em: 3 jul. 2021.

SOUZA, E. M. F.; FERREIRA, L. G. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da pandemia COVID 19. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 13, n. 32, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/14290. Acesso em: 10 jul. 2021.

VIEIRA, Márcia de Freitas; SILVA, Carlos Manuel Seco da. A educação no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 28, p. 1013-1031, 2020. Disponível em: https://brie.org/pub/index.php/rbie/article/view/v28p1013. Acesso em: 5 jul. 2021.

WHO. World Health Organization. 2020. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019. Acesso em: 8 jul. 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Bandeira, J. S., & Mota, M. D. A. (2021). (RE)construindo Biologia: estágio supervisionado em regência no ensino remoto emergencial durante pandemia de covid-19 no Brasil. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 15-34. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9506