QuímiLudi: Um Jogo Aplicado com Alunos do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i1.10405Palabras clave:
Ensino de Química, Cinética Química, Jogo DidáticoResumen
O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência, apresentando e refletindo os resultados obtidos a partir da confecção e aplicação do jogo QuímiLudi, no ensino de Química, para alunos da turma de 2º ano do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Itumbiara. O jogo tem a finalidade de revisar, contribuir e fixar os conceitos de Cinética Química aprendidos em sala de aula. O público foi alunos da turma de 2º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. Os dados foram levantados a partir de um questionário respondido pelos alunos após a atividade. Com base na abordagem qualitativa e nas análises dos questionários, conclui-se que o jogo didático é um importante instrumento pedagógico para a construção do conhecimento, principalmente na disciplina de Química.
Descargas
Citas
ADAMS, F. W.; NUNES, S. M. T. O Jogo Didático “na trilha dos combustíveis”: Em Foco a Termoquímica e a Energia. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, v. 2, n. 2, p. 90-105, 2018.
AKAHOSHI, L. H.; SOUZA, F. L.; MARCONDES, M. E. R. Enfoque CTSA em Materiais Instrucionais Produzido por Professores de Química. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 3, p. 124-154, 2018.
AMARAL, A. M.; MENDES, A. N. F.; PORTO, P. S. S. Jogo Roletrando como Metodologia Alternativa no Ensino de Química. Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 1, p. 225-240, 2018.
ATKINS, P. Físico-Química - Fundamentos. 3. ed. Rio de Janeiro: Ltc, 2003.
BAZZO, W. A. Quase Três Décadas de CTS no Brasil!: sobre avanços, desconfortos e provocações. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 2, p. 260-278, 2018.
BERTOLDI, M. A. A escolha dos jogos definida pelas dificuldades especificas de cada criança. Curitiba, 2003.
CAMELO, A. L. M.; MAZZETTO, S. E.; VASCONCELOS, P. H. M. Uso de Mecanismo Dinâmico e Interativo no Ensino de Química: Um Relato de Sala de Aula. Holos, v. 3, n. 32, p. 132-136, 2016.
CAVALCANTI, E. L. D.; SOARES, M. H. F. B. O RPG como estratégia de problematização e avaliação do conhecimento químico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v 8, p. 255-280, 2009.
CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Química Nova na Escola, v. 34, n. 2, 92-98, 2012.
DAMASCENA, P. H. M.; CARVALHO, C. V. M.; SILVA, L. A. S. Estratégias Didáticas no Ensino de Química: em foco o uso de paródias. Multi-Science Journal, v. 1, n. 13, p. 30-38, 2018.
FOCETOLA, P. B. M.; CASTRO, P. J.; SOUZA, A. C. J.; GRION, L. S.; PEDRO, N. C. S.; IACK, R. S.; ALMEIDA, R. X.; OLIVEIRA, A. C.; BARROS, C. V. T.; VAITSMAN, E.; BRANDÃO, J. B.; GUERRA, A. C. O.; SILVA, J. F. M. Os Jogos Educacionais de Cartas como Estratégia de Ensino em Química. Química Nova na Escola, v. 34, n. 4, p. 248-255, 2012.
FORDHAM, P. E. Informal, non-formal and formal education programmes. In: YMCA George Williams college ICE 301 Lifelong learning Unit 2. London: YMCA; George William college, 1993.
FROHLICH, F. C. C.; SILVA, C. S. A Química em Espaços de Educação Não Formal: Uma Análise dos Museus de Ciências da Região Sul do Brasil. ACTIO: Docência em Ciências, v. 2, n. 2, p. 177-193, 2017.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5ª edição. São Paulo: Atlas, 1999.
IONASHIRO, J. R. M.; MESQUITA, N. A. S. A Utilização do Jogo Separamix e o Desenvolvimento da Autonomia Argumentativa. Revista Debates em Ensino de Química, v. 5, n. 2, p. 71-86, 2019.
LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LEITE, B. S. Tecnologias no Ensino de Química: Passado, Presente e Futuro. Scientia Naturalis, v. 1, n. 3, p. 326-340, 2019.
LIMA, J. O G.; ALVES, I. M. R. Aulas Experimentais para um Ensino de Química mais Satisfatório. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 1, p. 428-447, 2016.
LIMA JUNIOR, C. G.; CAVALCANTE, A. M. A.; OLIVEIRA, N. L.; SANTOS, G. F.; MONTEIRO JUNIOR, J. M. A. Sala de Aula Invertida no Ensino de Química: Planejamento, Aplicação e Avaliação no Ensino Médio. Revista Debates em Ensino de Química, v. 3, n. 2, p. 119-145, 2017.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: EPU, 2013.
MARCONDES, M. E. R. Proposições metodológicas para o ensino de química: oficinas temáticas para a aprendizagem da ciência e o desenvolvimento da cidadania. Em Extensão, v.7, p. 67-77, 2008.
MARTINS, F. R.; DELOU, C. M. C.; CARDOSO, F. S. O Papel da Experimentação como Proposta no Ensino de Química: Uma Revisão das Publicações na Revista Química Nova na Escola. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 9, n. 2, p. 142-155, 2019.
MAY, T. Pesquisa social. Questões, métodos e processos. 3. Ed. Porto Alegre: Artemed, 2001.
MERÇON, F.; SOUZA, M. P.; VALADARES, C. M. S.; PEREIRA, J. A. S.; SILVA, J. A.; CONCEIÇÃO, R. E. Estratégias Didáticas no Ensino de Química. Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão e Cultura, v. 1, n. 1, p. 79-93, 2012.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997.
OLIVEIRA JÚNIOR, W. B. A Construção de Conceitos Científicos por meio de Jogos Didáticos: Uma Experiência no Estágio do 9º Ano do Ensino Fundamental. Revista Debates em Ensino de Química, v. 5, n. 2, p. 165-176, 2019.
OLIVEIRA JUNIOR, C. I.; CARDOSO, A. T.; RODRIGUES, R. P.; RESENDE, R. X.; OLIVEIRA, G. F.; KLEIN, K. V. Jogos e Aprendizado: Ensinando Propriedades Coligativas por meio de um Jogo Didático. Research, Society and Development, v. 9, n. 4, 2020.
OLIVEIRA, J. J. S.; MORAIS, R. O.; MEDEIROS, U. K. L.; RIBEIRO, M. E. N. P. Criação do Jogo “Um Passeio na Indústria de Laticínios” visando promover a Educação Ambiental no Curso Técnico de Alimentos. Química Nova na Escola, v. 39, n. 2, p. 142-152, 2017.
OLIVEIRA, J. S.; SOARES, M. H. F. B.; VAZ, W. F. Banco Químico: um Jogo de Tabuleiro, Cartas, Dados, Compras e Vendas para o Ensino do Conceito de Soluções. Química Nova na Escola, v. 37, n. 4, p. 285-293, 2015.
REZENDE, F. A. M.; CARVALHO, C. V. M.; GONTIJO, L. C.; SOARES, M. H. F. B. RAIOQUIZ: Discussão de um Conceito de Propriedade Periódica por meio de um Jogo Educativo. Química Nova na Escola, v. 41, n. 3, p. 248-258, 2019.
REZENDE, F. A. M.; MESQUISA, E. C.; GONTIJO, L. C. Bingo químico e história em quadrinhos para abordagem de conceitos relacionados a substâncias químicas: uma proposta de ensino e aprendizagem à luz do referencial piagetiano. Multi-Science Journal, v. 1, n. 12, p. 41-46, 2018.
REZENDE, F. A. M.; SOARES, M. H. F. B. Jogos No Ensino de Química: Um Estudo Sobre a Presença/Ausência de Teorias de Ensino e Aprendizagem na Perspectiva do V Epistemológico de Gowin. Investigações em Ensino de Ciências, v. 24, n. 1, p. 103-121, 2019.
SANTOS, A. P. B.; MICHEL, R. C. Vamos Jogar uma SueQuímica? Química Nova na Escola, v. 31, n. 3, p. 179-183, 2009.
SANTOS, A. O.; SILVA, R. P.; ANDRADE, D.; LIMA, J. P. M. Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). Scientia Plena, v. 9, n. 7, p.1-6, 2013.
SILVA, F.; SALES, L. L. M.; SILVA, M. N. O Uso de Metodologias Alternativas no Ensino de Química: Um Estudo de Caso com Discentes do 1º Ano do Ensino Médio no Município de Cajazeiras-PB. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, n. 2, suplementar, p. 333-344, 2017.
SILVA, V. A.; SOARES, M. H. F. B. O Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Química e os Aspectos Semióticos Envolvidos na Interpretação de Informações Acessadas Via Web. Ciência e Educação, v. 24, n. 3, p. 639-657, 2018.
SILVA, T. S.; SOUZA, J. J. N.; CARVALHO FILHO, J. R. C. Construção de Modelos Moleculares com Material Alternativo e sua Aplicação em Aulas de Química. Experiências em Ensino de Ciências, v. 12, n. 2, p. 104-117, 2017.
SOARES, M. H. F. B. O Lúdico em química: jogos e atividades lúdicas aplicados ao ensino de química. São Carlos. SP, Tese de doutorado. Universidade Federal de São Carlos, 2004.
SOARES, M. H. F. B. Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química: Teoria, Métodos e Aplicações. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 14, 2008, Curitiba. Anais do XIV Encontro Nacional de Ensino de Química. Curitiba: UFPR/DQ, 2008. p. 1 - 12.
SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I Encontro de Pesquisa em Educação. Anais IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM. Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista de Iniciação à Docência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.