As Contribuições do Pibid para a Formação Docente: uma análise a partir das práticas adotadas no ensino remoto emergencial

Autores/as

  • Maria Luziana Costa de Freitas Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Leonardo Chaves Ferreira Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0001-7647-4622
  • Antonia Suele de Souza Alves Pereira Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i1.10569

Palabras clave:

Pibid, Ensino Remoto Emergencial, formação docente

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) para a formação inicial docente, a partir das práticas adotadas pelos bolsistas do subprojeto de Letras - Língua Portuguesa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), durante o contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Para darmos conta desse objetivo, adotamos algumas noções teóricas sobre as contribuições do Programa à formação (TARDIF, 2007; BRITO, 2012) e sobre os desafios nas práticas pedagógicas adotadas no ERE (GARCIA et al., 2020). Em termos metodológicos, após levantamento bibliográfico, aplicou-se um questionário, por meio do formulário eletrônico, que se dividia nas seguintes seções: (1) As práticas utilizadas no Ensino Remoto Emergencial; (2) Avaliação pessoal das contribuições do Programa para a formação profissional na pandemia. Como resultado, constatou-se que o Pibid durante a pandemia, no Subprojeto Letras/Unilab/Ceará, manteve a sua coerência, permitindo ao futuro professor articular seus conhecimentos nos campos práticos da educação.

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Biografía del autor/a

Leonardo Chaves Ferreira, Universidade Federal do Ceará

É mestrando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC) e tem graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Nesta última instituição, atuou como bolsista (2018-2019) do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Educação Tutorial (PET) de Humanidades e Letras (2019 - 2022). Atualmente, participa do Grupo de Pesquisa em Texto, Discurso e Ensino (TEDE/Unilab). 

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Publicado

2022-07-10

Cómo citar

Freitas, M. L. C. de, Ferreira, L. C., & Pereira, A. S. de S. A. (2022). As Contribuições do Pibid para a Formação Docente: uma análise a partir das práticas adotadas no ensino remoto emergencial. Revista De Iniciação à Docência, 7(1), 77-93. https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i1.10569