As Contribuições do Pibid para a Formação Docente: uma análise a partir das práticas adotadas no ensino remoto emergencial
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i1.10569Palabras clave:
Pibid, Ensino Remoto Emergencial, formação docenteResumen
O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) para a formação inicial docente, a partir das práticas adotadas pelos bolsistas do subprojeto de Letras - Língua Portuguesa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), durante o contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Para darmos conta desse objetivo, adotamos algumas noções teóricas sobre as contribuições do Programa à formação (TARDIF, 2007; BRITO, 2012) e sobre os desafios nas práticas pedagógicas adotadas no ERE (GARCIA et al., 2020). Em termos metodológicos, após levantamento bibliográfico, aplicou-se um questionário, por meio do formulário eletrônico, que se dividia nas seguintes seções: (1) As práticas utilizadas no Ensino Remoto Emergencial; (2) Avaliação pessoal das contribuições do Programa para a formação profissional na pandemia. Como resultado, constatou-se que o Pibid durante a pandemia, no Subprojeto Letras/Unilab/Ceará, manteve a sua coerência, permitindo ao futuro professor articular seus conhecimentos nos campos práticos da educação.
Descargas
Citas
ALMEIDA, M. dos S. ., FERREIRA, L. C. ., TEIXEIRA, I. C. dos S.. A prática docente no ensino de Literatura na perspectiva da "Estética da Recepção". Revista De Iniciação à Docência, 5(3), 34 - 50. 2021.
ALVES, F. C. .; MARTINS, E. S.; LEITE, M. C. da S. R. O Pibid e a aprendizagem do fazer docente em tempos de pandemia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp.3, p. 1586–1603, 2021.
AMBROSETTI, N. B., DE ARRUD, M. D. G. C., ALMEIDA, P. A., CALIL, A. M. G. C., & PASSOS, L. F. Contribuições do Pibid para a formação inicial de professores. Educação em Perspectiva, v. 4, n. 1, 2013.
ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de covid-19. Em Rede Revista de Educação a Distância, v. 7, 257, 2020.
BARBOSA, Jéssica Paula; DO NASCIMENTO, Gabriela C. T. N. 3. Ferramentas para o ensino remoto: prática oral do português na pandemia. PONTOS DE REDE, p. 61, 2021.
BRAIBANTE, Mara Elisa Fortes; WOLLMANN, Ediane Machado. A Influência do Pibid na Formação dos Acadêmicos de Química Licenciatura da UFSM. Química nova na escola, v.34, n. 4, p. 167-172, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Relatório de Gestão 2009-2011, produzido pela Secretaria de Educação Básica da Capes, jan. 2012. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/DEB_Pibid_Relatorio-2009_2011.pdf>. Acesso em: 09 jul. 2021.
BRASIL. Seleção pública de propostas de projetos de iniciação à docência voltada ao Programa Institucional de Iniciação à Docência-Pibid. Ministério da Educação e Cultura. Brasília, 2007.
BRITO, L. P. S. Contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) à formação inicial de professores de Biologia na Universidade. IV Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco – EPEPE. Caruaru, PE. 2012.
CAIRES, Anderson de Jesus; MAGALHÃES, Ana Ketilly Manhães; VIEIRA, Zeneide Paiva Pereira. O TRABALHO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS E(M) ENSINO REMOTO: TECNOLOGIAS E GÊNEROS DIGITAIS EM EVIDÊNCIA. In: Congresso Internacional e Congresso Nacional Movimentos Sociais & Educação. 2022.
CUNHA, Ana Maria de Oliveira; BRITO, Taita Talamira R.; CICILLINI, Graça Aparecida. Dormi aluno(a)... Acordei professor(a): interfaces da formação para o exercício do ensino superior. Políticas de Educação Superior, p. 1-15, 2006.
DE OLIVEIRA TEIXEIRA, Daiara Antonia; NASCIMENTO, Francisleile Lima. Ensino remoto: o uso do Google Meet na pandemia da covid-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 7, n. 19, p. 44-61, 2021.
FACHINETO, Sandra. A Experiência de ensinar e aprender no Pibid em tempos de pandemia. Anuário Pesquisa e Extensão Unoesc São Miguel do Oeste, v. 6, p. e28133-e28133, 2021.
GARCIA, T. C. M., Morais, I. R. D., Zaros, L. G., & Rêgo, M. C. F. D. Ensino remoto emergencial: proposta de design para organização de aulas. Natal: SEDIS/UFRN, 2020.
HODGES, C. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review. 27 mar. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remoteteaching-and-online-learning, 2020. Acesso em: 22 de set. de 2021.
JOYE, C. R., MOREIRA, M. M., & ROCHA, S. S. D. Educação a Distância ou Atividade Educacional Remota Emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de covid-19. Research, Society and Development, 9(7), 521974299, 2020.
LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
LIMA, Louise; COSME, Ariana. Desafios da formação de professores num contexto de mudança paradigmática na educação. Revista Intersaberes, vol. 13, nº 28, 2018.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed.-São Paulo: Atlas, 2003.
MARTINS, Elcimar Simão. Conhecendo o programa institucional de bolsas de iniciação à docência: caderno de formação – vol. 1 / Organizador: Elcimar Simão Martins – Redenção: Unilab, 2020.
Moreira, M. E. S.; Cruz, I. L. da S.; Sales, M. E. N.; Moreira, N. I. T.; Freire, H. de C., Martins, G. A.; Avelino, G. H. F., Almeida Jr.; S. de. & Popolim, R. S. Metodologias e tecnologias para educação em tempos de pandemia covid-19. Brazilian Journal of Health Review, 3(3), 6281-6290, 2020.
RODRIGUES, G. D. A.; GONZAGA, S. B.; FREITAS, A. C. S., & SILVA, C. R. D. Os desafios docentes no “ensino remoto”: experiências de estágio no Ensino Fundamental. Revista eletrônica Arma da crítica. N.14. p. 256-265. Dezembro, 2020.
Rodrigues, L. B. O DESAFIO DO Pibid DE ARTES VISUAIS NA ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES REMOTAS EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE PELOTAS. Seminário Nacional De Arte E Educação, 27(27), 953, 2021.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 8ª edição. Petrópolis, RJ. Vozes, 2007.
ZIMMERMAN, Erica; BERTANI, Januária Araújo. Um novo olhar sobre os cursos de formação de professores. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 20, n. 1, p. 43-62, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista de Iniciação à Docência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.