Disciplina de Didática em cursos de Pedagogia da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte: uma amostragem regional

Autores/as

  • Alexandro da Silva Nunes Universidade Federal da Paraíba
  • Daniel Rodrigues Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Raquel dos Santos Felix Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i2.11006

Palabras clave:

Didática, Formação de Professores, Licenciatura em Pedagogia, Educação

Resumen

Esta pesquisa objetivou investigar o ensino de Didática nas universidades dos estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte por meio dos Projetos Pedagógicos do Curso de Pedagogia das unidades pesquisadas. Os questionamentos que embasaram a construção deste artigo foram: o que as Licenciaturas em Pedagogia das universidades públicas da Paraíba, Ceará e do Rio Grande do Norte propõem aos estudantes, no currículo oficial, sobre a Didática? Como a disciplina de Didática é situada nessas licenciaturas em Pedagogia? E a abordagem que as universidades trazem acerca da disciplina de Didática condiz com o seu papel formador nas licenciaturas? Em termos metodológicos, é uma pesquisa qualitativa, sendo designada como exploratória, e a técnica de coleta de dados utilizada foi a análise documental. Buscou-se embasamento teórico nos estudos de Alarcão (2020), Franco (2014), Pimenta (2019), entre outros autores. Os resultados encontrados nos permitem dizer que as universidades devem dar mais atenção à referida disciplina, tendo em vista a sua relevância para a formação de professores. É necessário, portanto, ministrar a disciplina de Didática mostrando-a como ciência, pois um dos seus objetivos deve ser mudar a perspectiva de ensino visado somente em métodos e levá-lo ao viés de (trans)formação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alexandro da Silva Nunes, Universidade Federal da Paraíba

Licenciando em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba no Centro de Ciências Aplicadas e Educação (UFPB/CCAE) e aluno pesquisador do Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores (Laconex@o | UFPB). E-mail: nunesalexandro620@gmail.com.

Daniel Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Licenciando em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba no Centro de Ciências Aplicadas e Educação (UFPB/CCAE) e aluno pesquisador do Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores (Laconex@o | UFPB). E-mail: daniel05_rodrigues@hotmail.com.

Maria Raquel dos Santos Felix, Universidade Federal da Paraíba

Licencianda em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba no Centro de Ciências Aplicadas e Educação (UFPB/CCAE) e aluna pesquisadora do Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores (Laconex@o | UFPB). E-mail: felixraquel322@gmail.com.

Citas

ALARCÃO, Isabel. Didática: que sentido na atualidade? Revista Cocar, Edição Especial N.8. Jan./Abr./2020 p. 11-27. Disponível em: <https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3066>. Acesso em: 10 de dezembro de 2021.

ARAÚJO, Osmar; FORTUNATO, Ivan; CASTRO, Francisco. Ensino de Didática na formação docente: Como? Por quê? Qual? Quem?. Revista Cocar, Pará, Edição Especial N.8. (p. 67-85) Jan./Abr./ 2020. Disponível em: <https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/issue/view/Edi%C3%A7%C3%A3o%20Especial>. Acesso em: 10 de dezembro de 2021.

ARAÚJO, Osmar. Didática e a prática docente na escola básica em uma perspectiva crítica de educação. Germinal: Marxismo e educação Em Debate, v. 11, n. 1. Set. 2019, p. 277–287. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28870>. Acesso em: 09 de agosto de 2022.

BRANDÃO, Zaia. Abordagens alternativas para o ensino da Didática. In: CANDAU, Vera Maria. (org.). A Didática em questão. 28ed. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 55-75.

COMÊNIUS, João Amós. Didática Magna. São Paulo: CalousteGulbenkian, 1952.

CUNHA, Maria Isabel. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educ. Pesqui. São Paulo, Ahead of print, 2013. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000014>. Acesso em: 23 de julho de 2022.

FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido. Apresentação. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (Org.). DIDÁTICA: EMBATES CONTEMPORÂNEOS. 3ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014. p. 07-14.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Didática e pedagogia: da teoria de ensino à teoria da formação. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (Org.). DIDÁTICA: EMBATES CONTEMPORÂNEOS. 3ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014. p. 75-99.

LIBÂNEO, José Carlos. O campo teórico e profissional da Didática hoje: entre Ítaca e o canto das sereias. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (Org.). DIDÁTICA: EMBATES CONTEMPORÂNEOS. 3ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014. p. 43-73.

OLIVEIRA, Inês. Processos didáticos cotidianos e modelos político-ideológicos de base: uma discussão. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (Org.). DIDÁTICA: EMBATES CONTEMPORÂNEOS. 3ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014. p. 133-154.

PIMENTA, Selma Garrido. As ondas críticas da Didática em movimento: resistência ao tecnicismo/neotecnicismo neoliberal. In: SILVA, Marco; NASCIMENTO, Cláudio Orlando Costa do; ZEN, Giovana Cristina (Org.). Didática: abordagens teóricas contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2019. p. 19-64.

PIMENTA, Selma Garrido. Epistemologia da prática ressignificando a Didática. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (Org.). DIDÁTICA: EMBATES CONTEMPORÂNEOS. 3ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014. p. 15-41.

POLIDORO, Lurdes de Fátima; STIGAR, Robson. A transposição Didática: a passagem do saber científico para o saber escolar. Ciberteologia- Revista de Teologia e Cultura, ano VI, n.27, 2010. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Ensino_religioso/transposicao_didatica.pdf>. Acesso em: 01 de dezembro de 2021.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Ampliar o diálogo de saberes para a docência. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (Org.). DIDÁTICA: EMBATES CONTEMPORÂNEOS. 3ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014. p. 101-131.

Publicado

2022-12-26

Cómo citar

Nunes, A. da S., Rodrigues, D., & Felix, M. R. dos S. (2022). Disciplina de Didática em cursos de Pedagogia da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte: uma amostragem regional. Revista De Iniciação à Docência, 7(2), 167-187. https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i2.11006