Ensino de Óptica no Pibid: uma abordagem com uso de vídeos durante a pandemia da covid-19
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i2.11040Palabras clave:
Aprendizagem Significativa, Vídeo, Pibid, Ensino de Óptica, Pandemia da covid-19Resumen
Este relato tem como objetivo apresentar a construção, aplicação e os resultados de uma intervenção didática executada em uma escola pública do município de Cariacica-ES, com turmas de 3° ano do EM. Esta ação fez parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e foi realizada pelos estudantes do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Cariacica. Nesse estudo de óptica, o tema escolhido foi luz e cores. Todas as atividades foram aplicadas de forma online, por meio de vídeos e de um quiz para avaliar o que os alunos aprenderam. O formato online foi adotado como uma alternativa devido às dificuldades impostas pela pandemia da covid-19, que impossibilitaram o ensino presencial contínuo ao longo dos anos de 2020 e 2021. O uso de vídeos foi uma tentativa de superar as dificuldades de os alunos estudarem sozinhos durante o ensino não presencial. Além dos vídeos, os alunos tiveram suporte por parte dos bolsistas, durante o período de aplicação, para esclarecer dúvidas e obter orientações, objetivando uma aprendizagem mais significativa. Os resultados mostraram uma participação satisfatória por parte dos alunos, inclusive no sentido de que eles gostariam de ter outras atividades semelhantes.
Descargas
Citas
ALENCAR, G. A.; PESSOA, M. S.; SANTOS, A. K. F. S.; CARVALHO, S. R. R.; LIMA, H. A. B. WhatsApp como ferramenta de apoio ao ensino. In: WORKSHOPS DO IV CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, Maceió, 2015. Anais... Maceió, 2015, p. 787-795.
AUSUBEL, D. P. Algunos aspectos psicológicos de la estrutuctura del conocimiento. Buenos Aires: El Ateneo, 1973.
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Educational psychology: A cognitive view. New York: holt, rinehart and Winston, 1978.
BEHAR, P. A.; TORREZAN, C. A. W. Parâmetros para a construção para materiais educacionais digitais do ponto de vista do design pedagógico. In BEHAR, Patricia Alejandra (Org.). Modelos pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.
BRASIL. Medida Provisória nº 934, de 01 de abril de 2020. Brasília, 2020. Disponível em http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 13 jul. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.
DALLACOSTA, A.; TAROUCO, L. M. R.; DUTRA, R. L. S. A Utilização da Indexação de Vídeos com MPEG-7 e sua Aplicação na Educação. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 2, p. 1-10, 2004. Disponível em: <http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo3/af/35-autilizacao.pdf>. Acesso em: 01 fev. 2022.
FERREIRA, M. et al. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre óptica geométrica apoiada por vídeos, aplicativos e jogos para smartphones. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, 2020.
JESUS, A. J.; CHAVES, L. C.; SANTOS, R. R. Produção de vídeos educativos como forma de melhorar o ensino de Física. Revista Expressão Científica (REC), v. 4, n. 3, p. 77-83, 2019.
KAIESKI, N.; GRINGS, J. A.; FETTER, S. A. Um estudo sobre as possibilidades pedagógicas de utilização do WhatsApp. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, V. 13 Nº 2, dezembro, 2015.
MORÁN, J. M. O vídeo na sala de aula. Comunicação & Educação, [S. l.], n. 2, p. 27-35, 1995. DOI: 10.11606/issn.2316-9125.v0i2p27-35. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36131. Acesso em: 1 out. 2022.
MOREIRA, M. A. O que é afinal aprendizagem significativa? Instituto de Física- UFRGS, 2010.
MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2006. 186p.
SANTOS, P.; KLOSS, S. A criança e a mídia: a importância do uso do vídeo em escolas de Joaçaba. Unoesc & ciência, v.1, n.2, p. 103-110. 2010.
SHINSATO, C. H. G., ALVES, C. F., BARRETO, G., DE ARRUDA MOREIRA, G., CARDOSO, J. C., VICCARO, J. R., ... & MAIA, L. C. (2021). RPteca: acervo de vídeos para o ensino de Física. Revista Cactácea–Educação, Filosofia, 1(02).
SOUZA, J. L. de A.; ARAÚJO, D. C. de; PAULA, D. A. de. Mídia social WhatsApp: uma análise sobre as interações sociais. Revista Alterjor, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 131-165, 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/aj11-a05. Acesso em: 20 nov. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista de Iniciação à Docência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.