Ensino de Óptica no Pibid: uma abordagem com uso de vídeos durante a pandemia da covid-19

Autores/as

  • Alerf de Paula Dornel Núcleo de Estruturação do Ensino de Física, Curso de Mestrado em Ensino de Física, Instituto Federal do Espírito Santo
  • Gustavo Arruda Verneck Curso de Licenciatura em Física - Instituto Federal do Espírito Santo
  • Tatiana Souza Graça Curso de Licenciatura em Física - Instituto Federal do Espírito Santo
  • Luiz Otavio Buffon Núcleo de Estruturação do Ensino de Física - Coordenadoria de Física - Mestrado em Ensino de Física - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica https://orcid.org/0000-0002-8283-2550
  • Cleiton Kenup Piumbini Núcleo de Estruturação do Ensino de Física - Coordenadoria de Mestrado em Ensino de Física - Coordenadoria de Física - Instituto Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0002-9579-4995
  • Adriano Ricardo da Silva Trabach Secretaria da Educação do Estado do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i2.11040

Palabras clave:

Aprendizagem Significativa, Vídeo, Pibid, Ensino de Óptica, Pandemia da covid-19

Resumen

Este relato tem como objetivo apresentar a construção, aplicação e os resultados de uma intervenção didática executada em uma escola pública do município de Cariacica-ES, com turmas de 3° ano do EM. Esta ação fez parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e foi realizada pelos estudantes do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Cariacica. Nesse estudo de óptica, o tema escolhido foi luz e cores. Todas as atividades foram aplicadas de forma online, por meio de vídeos e de um quiz para avaliar o que os alunos aprenderam. O formato online foi adotado como uma alternativa devido às dificuldades impostas pela pandemia da covid-19, que impossibilitaram o ensino presencial contínuo ao longo dos anos de 2020 e 2021. O uso de vídeos foi uma tentativa de superar as dificuldades de os alunos estudarem sozinhos durante o ensino não presencial. Além dos vídeos, os alunos tiveram suporte por parte dos bolsistas, durante o período de aplicação, para esclarecer dúvidas e obter orientações, objetivando uma aprendizagem mais significativa. Os resultados mostraram uma participação satisfatória por parte dos alunos, inclusive no sentido de que eles gostariam de ter outras atividades semelhantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alerf de Paula Dornel, Núcleo de Estruturação do Ensino de Física, Curso de Mestrado em Ensino de Física, Instituto Federal do Espírito Santo

Licenciado em Física e Mestrando em Ensino de Física ambos pelo Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Cariacica e Professor do Centro de Ensino Albert Einstein. Contato de e-mail: alerfpdornell@gmail.br

Gustavo Arruda Verneck, Curso de Licenciatura em Física - Instituto Federal do Espírito Santo

Licenciado em Física e Graduando em Bacharelado em Física ambos pelo Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Cariacica - PIBID. Contato de e-mail: gustavoverneck@gmail.com

Tatiana Souza Graça, Curso de Licenciatura em Física - Instituto Federal do Espírito Santo

Licencianda em Física pelo Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Cariacica - PIBID. Contato de e-mail: tatianafisica24@gmail.com

Luiz Otavio Buffon, Núcleo de Estruturação do Ensino de Física - Coordenadoria de Física - Mestrado em Ensino de Física - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

Doutor em Física das Partículas Elementares pela Universidade de São Paulo. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) – Campus Cariacica. Grupo de pesquisa NEEF (Núcleo de Estruturação do Ensino de Física). Contato de e-mail: buffon@ifes.edu.br

Cleiton Kenup Piumbini, Núcleo de Estruturação do Ensino de Física - Coordenadoria de Mestrado em Ensino de Física - Coordenadoria de Física - Instituto Federal do Espírito Santo

Doutor em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) – Campus Cariacica. Grupo de pesquisa NEEF (Núcleo de Estruturação do Ensino de Física). Contato de e-mail: cleiton.kenup@ifes.edu.br

Adriano Ricardo da Silva Trabach, Secretaria da Educação do Estado do Espírito Santo

Licenciado em Física e Mestre em Ensino de Física ambos pela Ufes - Universidade Federal do Espírito Santo. Professor da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo. Contato de e-mail: fisicotrabach@gmail.com

Citas

ALENCAR, G. A.; PESSOA, M. S.; SANTOS, A. K. F. S.; CARVALHO, S. R. R.; LIMA, H. A. B. WhatsApp como ferramenta de apoio ao ensino. In: WORKSHOPS DO IV CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, Maceió, 2015. Anais... Maceió, 2015, p. 787-795.

AUSUBEL, D. P. Algunos aspectos psicológicos de la estrutuctura del conocimiento. Buenos Aires: El Ateneo, 1973.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Educational psychology: A cognitive view. New York: holt, rinehart and Winston, 1978.

BEHAR, P. A.; TORREZAN, C. A. W. Parâmetros para a construção para materiais educacionais digitais do ponto de vista do design pedagógico. In BEHAR, Patricia Alejandra (Org.). Modelos pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BRASIL. Medida Provisória nº 934, de 01 de abril de 2020. Brasília, 2020. Disponível em http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 13 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.

DALLACOSTA, A.; TAROUCO, L. M. R.; DUTRA, R. L. S. A Utilização da Indexação de Vídeos com MPEG-7 e sua Aplicação na Educação. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 2, p. 1-10, 2004. Disponível em: <http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo3/af/35-autilizacao.pdf>. Acesso em: 01 fev. 2022.

FERREIRA, M. et al. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre óptica geométrica apoiada por vídeos, aplicativos e jogos para smartphones. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, 2020.

JESUS, A. J.; CHAVES, L. C.; SANTOS, R. R. Produção de vídeos educativos como forma de melhorar o ensino de Física. Revista Expressão Científica (REC), v. 4, n. 3, p. 77-83, 2019.

KAIESKI, N.; GRINGS, J. A.; FETTER, S. A. Um estudo sobre as possibilidades pedagógicas de utilização do WhatsApp. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, V. 13 Nº 2, dezembro, 2015.

MORÁN, J. M. O vídeo na sala de aula. Comunicação & Educação, [S. l.], n. 2, p. 27-35, 1995. DOI: 10.11606/issn.2316-9125.v0i2p27-35. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36131. Acesso em: 1 out. 2022.

MOREIRA, M. A. O que é afinal aprendizagem significativa? Instituto de Física- UFRGS, 2010.

MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2006. 186p.

SANTOS, P.; KLOSS, S. A criança e a mídia: a importância do uso do vídeo em escolas de Joaçaba. Unoesc & ciência, v.1, n.2, p. 103-110. 2010.

SHINSATO, C. H. G., ALVES, C. F., BARRETO, G., DE ARRUDA MOREIRA, G., CARDOSO, J. C., VICCARO, J. R., ... & MAIA, L. C. (2021). RPteca: acervo de vídeos para o ensino de Física. Revista Cactácea–Educação, Filosofia, 1(02).

SOUZA, J. L. de A.; ARAÚJO, D. C. de; PAULA, D. A. de. Mídia social WhatsApp: uma análise sobre as interações sociais. Revista Alterjor, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 131-165, 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/aj11-a05. Acesso em: 20 nov. 2021.

Publicado

2022-12-26

Cómo citar

Dornel, A. de P., Verneck, G. A., Graça, T. S., Buffon, L. O., Piumbini, C. K., & Trabach, A. R. da S. (2022). Ensino de Óptica no Pibid: uma abordagem com uso de vídeos durante a pandemia da covid-19. Revista De Iniciação à Docência, 7(2), 75-92. https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i2.11040