O Pibid e a formação docente em Língua Espanhola: investigando uma prática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i2.11436

Palabras clave:

Formação inicial, Espanhol, Escola, Interculturalidade

Resumen

Neste artigo, apresentamos resultados da pesquisa intitulada O Pibid e a formação docente em Língua Espanhola: investigando uma prática. Como objetivo geral da pesquisa queríamos conhecer os processos da formação inicial docente dos participantes do Pibid Letras-Espanhol desencadeados por sua atuação no Programa. Entre os principais objetivos específicos estão: averiguar a influência de cada atividade do Pibid – observação e regência de aulas, atividades extraclasse e estudos/reuniões – na formação docente; e compreender os processos histórico-sociais que permeiam a atividade docente para além das questões observadas na superfície da sala de aula. Para atingir esses objetivos, procedemos à análise de conteúdo do diário de memória dos pibidianos e de questionários aplicados a profissionais da escola. Identificamos que a influência do Pibid se deu, sobretudo, no aperfeiçoamento da prática docente dos bolsistas com o desenvolvimento dos seguintes processos de aprendizagem na formação inicial: reflexão, confirmação ou refutação de hipóteses, exercício da aplicação da teoria à prática, exercício da percepção crítica da realidade e diálogo com outros pibidianos e o ambiente escolar.

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Biografía del autor/a

Joziane Ferraz de Assis, Universidade Federal de Viçosa

Professora de Língua Espanhola do curso de Letras e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa. Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia. Coordenadora de área do Pibid Espanhol da UFV. E-mail: joziane.assis@ufv.br

Ana Claudia Mello da Silva, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela UFV. E-mail: ana.c.mello@ufv.br

Beatriz Kyanne Pereira de Lima, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Letras Português-Espanhol na UFV. E-mail: beatriz.kyanne@ufv.br

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Publicado

2022-12-26

Cómo citar

Assis, J. F. de, Silva, A. C. M. da ., & Lima, B. K. P. de. (2022). O Pibid e a formação docente em Língua Espanhola: investigando uma prática. Revista De Iniciação à Docência, 7(2), 208-225. https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i2.11436