Prática docente e Educação CTSA: estágio supervisionado em ciências em uma Escola Municipal do interior do estado de São Paulo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11561

Palabras clave:

Temas socioambientais, Pedagogia Histórico-Crítica, Formação de professores, Ensino de Ciências

Resumen

Um importante elemento de coerência na formação de professores é a compatibilidade entre aquilo que se aprende na universidade e o que pode ser observado durante os estágios supervisionados, o que nem sempre acontece devido à divergência de teorias adotadas nos cursos de graduação e nas práticas pedagógicas nas escolas. Neste artigo são exploradas as experiências no Estágio Supervisionado com temática da Educação CTSA (Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) e suas interseções com a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). O estágio foi realizado nos 7os e 8os anos do Ensino Fundamental, acompanhando um professor monitor que segue a pedagogia materialista. Durante as observações, foram feitas anotações baseadas em evidências para a análise. O estagiário também realizou uma regência. Foram realizadas uma análise dos resultados do estágio e uma análise da articulação da aula do professor com os eixos da ênfase CTSA. Apesar das diferenças entre a Educação CTSA e a PHC, o professor monitor consegue inserir conteúdos CTSA em suas aulas através de suas explicações e demais atividades. Sobre a regência, foi concluído que permaneceram algumas distorções conceituais, que poderiam ser superadas caso o estagiário fosse responsável por uma sequência de aulas, podendo dar continuidade com o ensino e a aprendizagem.

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Biografía del autor/a

Enrico Lopes Breviglieri, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Licenciando em Ciências Biológicas (Unesp/FC), Bolsista Fapesp de Iniciação Científica pelo Laboratório de Ornitologia. Participante de pesquisa no Grupo de Pesquisa em Epistemologia da Biologia (GPEB). Membro do Projeto de Extensão em Anatomia (Unesp/FC).

Matheus Ganiko-Dutra, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Licenciatura em Ciências Biológicas (Unesp/FC), Mestre e Doutorando em Educação para a Ciência (Unesp/FC). Membro do Grupo de Pesquisa em Epistemologia da Biologia (GPEB). Professor bolsista do Depto. de Educação no Curso de Ciências Biológicas (Unesp/FC).

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Publicado

2023-04-05

Cómo citar

Breviglieri, E. L., & Ganiko-Dutra, . M. . (2023). Prática docente e Educação CTSA: estágio supervisionado em ciências em uma Escola Municipal do interior do estado de São Paulo. Revista De Iniciação à Docência, 8(1), e11561, 1-29. https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11561