Prática docente e Educação CTSA: estágio supervisionado em ciências em uma Escola Municipal do interior do estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11561Palabras clave:
Temas socioambientais, Pedagogia Histórico-Crítica, Formação de professores, Ensino de CiênciasResumen
Um importante elemento de coerência na formação de professores é a compatibilidade entre aquilo que se aprende na universidade e o que pode ser observado durante os estágios supervisionados, o que nem sempre acontece devido à divergência de teorias adotadas nos cursos de graduação e nas práticas pedagógicas nas escolas. Neste artigo são exploradas as experiências no Estágio Supervisionado com temática da Educação CTSA (Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) e suas interseções com a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). O estágio foi realizado nos 7os e 8os anos do Ensino Fundamental, acompanhando um professor monitor que segue a pedagogia materialista. Durante as observações, foram feitas anotações baseadas em evidências para a análise. O estagiário também realizou uma regência. Foram realizadas uma análise dos resultados do estágio e uma análise da articulação da aula do professor com os eixos da ênfase CTSA. Apesar das diferenças entre a Educação CTSA e a PHC, o professor monitor consegue inserir conteúdos CTSA em suas aulas através de suas explicações e demais atividades. Sobre a regência, foi concluído que permaneceram algumas distorções conceituais, que poderiam ser superadas caso o estagiário fosse responsável por uma sequência de aulas, podendo dar continuidade com o ensino e a aprendizagem.
Descargas
Citas
AIKENHEAD, Glen S. What is STS science teaching? In: SOLOMON, Joan, AIKENHEAD, Gerard. STS education: international perspectives on reform. New York: Teachers College Press, p.47-59, 1994.
ANVISA. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Superbactérias: de onde vêm, como vivem e se reproduzem. 29 nov. 2018. Disponível em: <http://antigo.anvisa.gov.br/resultado-de-busca?p_p_id=101&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_101_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_assetEntryId=5097813&_101_type=content&_101_groupId=219201&_101_urlTitle=superbacterias-de-onde-vem-como-vivem-e-se-reproduz-1&inheritRedirect=true>. Acesso em: 15 jan. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CANRINUS, Esther T. et al. Coherent teacher education programmes: taking a student perspective. Journal of Curriculum Studies, [s. l.], v. 49, n. 3, 2015.
CESCHIM, Beatriz; GANIKO-DUTRA, Matheus; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade. Relação Pensamento-Linguagem e as Distorções Conceituais no Ensino de Biologia. Ciência & Educação (Bauru), v. 26, 2020.
CITY, Elizabeth A. et al. Aprendendo a ver, desaprendendo a julgar. In: CITY, Elizabeth A. et al. Rodadas pedagógicas: como o trabalho em redes pode melhorar o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Penso Editora, 2013. p. 105-122.
DARLING-HAMMOND, Linda et al. The design of teacher education programmes. In: DARLING-HAMMOND, Linda; BRANSFORD, John. (Org.). Preparing teachers for a changing world: What teachers should learn and be able to do. San Francisco: Jossey-Bass, 2005. p. 390-441.
DINIZ, Renato Eugênio da Silva et al. Formação continuada de professores de ciências e biologia: a sala de aula e os avanços científicos recentes. In: CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNESP, 8., 2015, Botucatu. 8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015 [...]. Botucatu: Renato Eugênio da Silva Diniz, 2015.
DUARTE, Newton. O debate contemporâneo das teorias pedagógicas. In: MARTINS, Ligia Marcia; DUARTE, Newton. (Org.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. 1ed. Sao Paulo: Editora UNESP, 2010, v. 1, p. 33-49.
ESTEBAN, Maria P. S. Pesquisa Qualitativa em Educação: fundamentos e tradições. Trad. Miguel Cabrera. Porto Alegre: AMGH, 2010. 268p.
FOUREZ, Gerard. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista. 1995.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 66. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020.
GADOTTI, Girráh et al. Efeito do consumo de tabaco sobre a aptidão física relacionada à saúde. Orientador: Jonathan Ache Dias. 2018. TCC - Curso de Química, Instituto Federal Catarinense, Araquari, 2018.
GALVÃO, Ana Carolina; LAVOURA, Tiago Nicola; MARTINS, Lígia Márcia. Fundamentos da Didática Histórico-Crítica. 1 ed. Campinas: Autores Associados, 2019.
GIL-PÉREZ, Daniel; MONTORO, Isabel Fernández; ALÍS, Jaime Carrascosa; CACHAPUZ, António; PRAIA, João. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125- 153, 2001
HABERMAS, Jürgen. Técnica e ciência enquanto “ideologia”. In: BENJAMIN, Walter, HORKHEIMER, Max, ADORNO, Theodor W., HABERMAS, Jürgen Textos escolhidos. 2.ed. São Paulo: Abril Cultural. 1983.
HELLER, Ágnes. Everyday Life. Abingdon: Routledge Library, 1984.
KONDER, Leandro. O que é dialética. 10. ed. São Paulo, Brasiliense. (Coleção Primeiros Passos). 1984.
LENIN, Vladmir Ilitch. Obras Completas, 5.ª ed. em russo, t.41, 1977, pp. 298-318.
LÖVY, Michael. Eco-Socialism and Democratic Planning. Socialist Register, [s. l.], v. 43, 2007.
MARX, Karl. Grundrisse. Manuscritos econômicos de 1857-1858. Esboços da crítica da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2011
NUNES, Laura M.; JÓLLUSKIN, Gloria. O uso de drogas: breve análise histórica e social. Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, [s. l.], 2007.
OLIVEIRA, Chrystian Sena de. A economia das drogas ilegais: análise de políticas alternativas. Orientadora: Kalinca Léia Becker. 2021. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2021.
PASSOS, Eduardo Henrique; SOUZA, Tadeu Paula. Redução de danos e saúde pública: construções alternativas à política global de "guerra às drogas". Psicologia & Saúde, [s. l.], v. 23, n. 1, p. 154-162, 2011.
PINTO, Álvaro Vieira. O Conceito de Tecnologia. Volume 1. Contraponto: Rio de Janeiro, 2005. 531p.
POGGE, Alfred; YAGER, Robert E. Citizen groups’ perceived importance of the major goals for school science. Science Education, New York, v. 71, n. 2, p. 221-227, 1987.
REIS, Dálcio R., Gestão da inovação tecnológica, São Paulo: Manole Ltda, 2004, 204p
RIBEIRO, Job Antonio Garcia, CAVASSAN, Osmar. Os conceitos de ambiente, meio ambiente e natureza no contexto da temática ambiental: definindo significados. Góndola, Enseñanza y aprendizaje de las Ciencias, v. 8, n. 2, p. 62-76, 2013.
RICARDO, Elio Carlos. Educação CTSA: obstáculos e possibilidades para sua implementação no contexto escolar. Ciência & Ensino, v. 1, n. especial, 2007.
ROBERTS, Douglas A. What counts as science education? In: FENSHAM, P., J. (Ed.) Development and dilemmas in science education. Barcombe: The Falmer Press, p.27-55. 1991.
ROEHRS, Hellen; LENARDT, Maria Helena; MAFTUM, Mariluci Alves. Práticas culturais familiares e o uso de drogas psicoativas pelos adolescentes: reflexão teórica. Escola Anna Nery: revista de enfermagem, [s. l.], v. 12, n. 2, p. 353-357, 2008.
SANCHES, Karine Santos; RAMOS, Amanda de Oliveira; COSTA, Fernanda de Jesus. As tecnologias digitais e a necessidade da formação continuada de professores de Ciências e Biologia para tecnologia: um estudo realizado em uma escola de Belo Horizonte. Revista Tecnologias na Educação, [s. l.], v. 6, n. 11, 2016.
SILVA, Ânderson Jésus da. Aproximações da Educação Científica com orientação CTS e Pedagogia Histórico-Crítica no ensino de química. Orientador: Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva. 2018. Tese (Doutorado) - 344 p, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
SENNA, Karina Nomidome de; CESCHIM, Beatriz; GANIKO-DUTRA, Matheus. A organização do conteúdo biológico no processo de mediação didática. In: CALDEIRA, Ana Maria de Andrade. Didática e Epistemologia da Biologia. São Paulo: Espelho D’Alma, 2020. p. 251-279. (Educação para a Ciência, 20).
SANTOS, César Sátiro dos. Ensino de Ciências: abordagem histórico-crítica. 2. ed. Campinas: Armazêm do Ipê, 2012.
SANTOS, Raqueline Brito dos. Ensino de Ciências à luz da Pedagogia Histórico-Crítica no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental: potencialidades e desafios. Orientador: Antonio Donizetti Sgarbi. 2015. 224 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciências e Matemática, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira. Revista Ensaio, v. 2, n. 2, p. 110-132, 2002.
SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, [s. l.], v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 17 ed. Campinas: Autores Associados, 2007.
SOARES, Cassia Baldini. Adolescentes drogas e AIDS: avaliando a prevenção e levantando necessidades. Orientador: Pedro Roberto Jacobi. 1997. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.
SOUZA, E. M. de F.; FERREIRA, L. G. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da Pandemia COVID 19. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1-19. 2020.
TEIXEIRA, Paulo Marcelo M. A Educação Científica sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica e do movimento C.T.S no Ensino de Ciências. Ciência & Educação, [s. l.], v. 9, n. 2, p. 177-190, 2003.
VÁZQUEZ, Adolfo S. Filosofia da Praxis. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1977
VARGAS, Milton. Para uma filosofia da tecnologia. São Paulo: Alfa Omega, 1994.
WIGGINS, Grant; MCTIGHE, Jay. Planejamento para o Entendimento: Alinhando Currículo, Avaliação e Ensino através da Prática do Planejamento Reverso. Pense Editora, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista de Iniciação à Docência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.