Desafios e possibilidades para a Educação em Ciências em tempos de crise civilizatória: repensando os atuais caminhos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11722

Palabras clave:

Ensino de ciências, Saberes/fazeres docentes, Formação de professores de Ciências, Emergência planetária

Resumen

Neste ensaio objetivamos discutir os principais desafios e possibilidades para o ensino de ciências relacionados à dimensão científico-tecnológica numa perspectiva crítica que contribua com a construção de uma sociedade justa, solidária e sustentável. Desse modo, evidenciamos desafios que se interpõem entre as práticas de ensino de ciências oriundas de métodos puramente habituais e uma verdadeira práxis pedagógica que possa contribuir para a transformação crítica da realidade. Nessa perspectiva, destacamos alguns caminhos incorporados em cinco novas demandas interdependentes que marcam de maneira singular o momento em que vivemos, quais sejam: a) problematização de ideologias e visões limitadas da própria ciência em sua relação com a realidade; b) superação do cientificismo e da perspectiva anticientífica; c) enfrentamento das dimensões capitalistas, patriarcais e colonialistas na própria construção e desenvolvimento da ciência e tecnologia; d) constituição de tessituras e relações dialógicas entre saberes/fazeres críticos que compartilham de premissas semelhantes voltadas à superação dos dilemas e contradições sociais que vivenciamos, e e) incorporação de uma dimensão ética no ensino de ciências. Sinalizamos, portanto, novos horizontes no contexto de uma Educação em Ciências que seja capaz de colaborar para o necessário enfrentamento da crise civilizatória que vivenciamos.

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Biografía del autor/a

Rodrigo da Luz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professor assistente, lotado no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, atuando na área de educação e prática de ensino de ciências.. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Vem desenvolvendo pesquisas relacionadas à Perspectiva Freireana, Educação em Ciências, Educação Ambiental e Educação CTS/CTSA.

Uilian dos Santos Santana, Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana. Atua principalmente nos seguintes temas: Linguagem e Ensino de Ciências; Bakhtin e o Ensino de Ciências; Alfabetização Científica; Ensino por Investigação; Interculturalidade; Educação Ambiental, Ensino de Ciências e Biologia.

Rutiléa Mendes de Morais, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vem desenvolvendo pesquisas relacionadas à Educação em Saúde, Educação em Ciências, Literatura de Cordel, Educação a Distância e o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo.

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Publicado

2023-06-26

Cómo citar

Luz, R. da, Santana, U. dos S., & Morais, R. M. de. (2023). Desafios e possibilidades para a Educação em Ciências em tempos de crise civilizatória: repensando os atuais caminhos. Revista De Iniciação à Docência, 8(1), e11722, 1-17. https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11722

Número

Sección

Dossiê: Cultura de paz